Logo Passei Direto
Buscar
Acerca do parágrafo conclusivo, considere as afirmativas a seguir. I. A ideia inicial precisa ser retomada na conclusão: a tese do autor. A retomada dessa ideia é importante, para que não se tenha dúvida quanto ao ponto de vista que foi desenvolvido. Repete-se o que foi dito na introdução, mas com outra tonalidade, com a ideia de fechamento. II. Não se deve acrescentar novas ideias na conclusão. Utilize o que já foi dito na introdução e no desenvolvimento e finalize com as temáticas já discutidas. III. Mostre soluções viáveis para os aspectos que foram tratados no texto. Pensar em uma proposta, em uma alternativa é um fato importante. Está correto o que se afirma em:

a. I e II.
b. II e III.
c. I e III.
d. II, apenas.
e. I, II e III.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o parágrafo conclusivo: I. A ideia inicial precisa ser retomada na conclusão: a tese do autor. A retomada dessa ideia é importante, para que não se tenha dúvida quanto ao ponto de vista que foi desenvolvido. Repete-se o que foi dito na introdução, mas com outra tonalidade, com a ideia de fechamento. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a conclusão deve retomar a tese de forma a reforçar o ponto de vista apresentado. II. Não se deve acrescentar novas ideias na conclusão. Utilize o que já foi dito na introdução e no desenvolvimento e finalize com as temáticas já discutidas. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a conclusão deve sintetizar e não introduzir novos conceitos. III. Mostre soluções viáveis para os aspectos que foram tratados no texto. Pensar em uma proposta, em uma alternativa é um fato importante. Essa afirmativa é um pouco mais controversa. Embora seja interessante apresentar soluções, não é uma exigência para todas as conclusões. A conclusão pode simplesmente resumir e reafirmar o que foi discutido sem necessariamente apresentar novas propostas. Com base na análise, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III pode ser considerada opcional, mas não obrigatória. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo.
A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita, pois lendo o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que, ao longo do tempo, farão parte de sua bagagem linguística; e também porque entrará em contato com vários pontos de vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em relação aos assuntos. Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.
I. O principal argumento do texto é: “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita”.
II. A tese do texto é a seguinte: “lendo, o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem linguística”.
III. A parte do texto que apresenta a conclusão é: “Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.”
I. O principal argumento do texto é: “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita”.
II. A tese do texto é a seguinte: “lendo, o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem linguística”.
III. A parte do texto que apresenta a conclusão é: “Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.”
a) O principal argumento do texto é: “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita”.
b) A tese do texto é a seguinte: “lendo, o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem linguística”.
c) A parte do texto que apresenta a conclusão é: “Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.”

Leia o texto. No primeiro parágrafo, os parênteses indicam a supressão de um trecho: Qual é a primeira coisa que você faz quando entra na Internet? Checa seu e-mail, dá uma olhadinha no Twitter, confere as atualizações dos seus contatos no Orkut ou no Facebook? Há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na Internet. Só o Facebook já tem mais de 500 milhões de usuários, que, juntos, passam 700 bilhões de minutos por mês conectados ao site — que chegou a superar o Google em número de acessos diários. (...) e está transformando nossas relações: tornou muito mais fácil manter contato com os amigos e conhecer gente nova. Mas será que as amizades online não fazem com que as pessoas acabem se isolando e tenham menos amigos offline, “de verdade”? Essa tese, geralmente citada nos debates sobre o assunto, foi criada em 1995, pelo sociólogo americano Robert Putnam. E provavelmente está errada. Uma pesquisa feita pela Universidade de Toronto constatou que a Internet faz você ter mais amigos — dentro e fora da rede. Durante a década passada, período de surgimento e ascensão dos sites de rede social, o número médio de amizades das pessoas cresceu. E os chamados heavy users, que passam mais tempo na Internet, foram os que ganharam mais amigos no mundo real — 38% mais. Já quem não usava a Internet ampliou suas amizades em apenas 4,6%. Como a Internet está mudando a amizade. Superinteressante, n. 288, 2011 (com adaptações). Assinale a opção que contém uma frase que completa coerentemente o período em que o trecho omitido estava inserido: Escolha uma opção: a. A internet é a ferramenta mais poderosa já inventada no que diz respeito à amizade. b. A internet raramente cria amizades do zero — na maior parte dos casos, ela funciona como potencializadora de relações que já haviam se insinuado na vida real. c. A internet faz com que você “consiga desacelerar o processo, mas não salva as relações”, acredita o antropólogo Robin Dunbar. d. A internet garante que as diferenças de caráter ou as dificuldades interpessoais sejam “obscurecidas” pelo anonimato e pela cumplicidade recíproca.

Mais conteúdos dessa disciplina