Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre o papel disciplinador da escola na visão de Foucault, assinale a alternativa correta:

A A escola reserva tempo e espaço para os debates relevantes ao cotidiano. O currículo atua permanentemente em conformidade às demandas da sociedade e da coordenação escolar.
B O trabalho escolar é organizado com a finalidade de disciplinar corpos e mentes. A homogeneidade dos gestos dos alunos, a disposição das mesas e o silêncio diante de quem ensina não são por acaso.
C O trabalho escolar acontece em um movimento curricular dialético. Em um primeiro momento, é estabelecido o
D O currículo e as práticas escolares são dinâmicos e integram uma formação tanto formal quanto política e acadêmica, embora sejam instrumentos separados de avaliação.
E A escola é refém da realidade social mais ampla, pois pauta seu trabalho de acordo com as demandas estabelecidas pelo contexto sociocultural dos estudantes.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre o papel disciplinador da escola na visão de Foucault, é importante considerar como ele analisa as instituições e a forma como elas exercem controle e disciplina sobre os indivíduos. Vamos analisar as alternativas: A) A escola reserva tempo e espaço para os debates relevantes ao cotidiano. O currículo atua permanentemente em conformidade às demandas da sociedade e da coordenação escolar. - Essa alternativa não reflete a visão de Foucault, que critica a escola por não ser um espaço de debate livre, mas sim de controle. B) O trabalho escolar é organizado com a finalidade de disciplinar corpos e mentes. A homogeneidade dos gestos dos alunos, a disposição das mesas e o silêncio diante de quem ensina não são por acaso. - Esta alternativa está alinhada com a visão de Foucault, que enfatiza a disciplina e a organização do espaço escolar como formas de controle. C) O trabalho escolar acontece em um movimento curricular dialético. Em um primeiro momento, é estabelecido o - A alternativa está incompleta e não pode ser avaliada. D) O currículo e as práticas escolares são dinâmicos e integram uma formação tanto formal quanto política e acadêmica, embora sejam instrumentos separados de avaliação. - Embora mencione a dinâmica, não aborda diretamente o aspecto disciplinador que Foucault enfatiza. E) A escola é refém da realidade social mais ampla, pois pauta seu trabalho de acordo com as demandas estabelecidas pelo contexto sociocultural dos estudantes. - Essa alternativa sugere uma visão mais passiva da escola, que não se alinha com a crítica de Foucault sobre o controle e a disciplina. Diante dessa análise, a alternativa correta que reflete o papel disciplinador da escola na visão de Foucault é: B) O trabalho escolar é organizado com a finalidade de disciplinar corpos e mentes. A homogeneidade dos gestos dos alunos, a disposição das mesas e o silêncio diante de quem ensina não são por acaso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina