Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
Alimento básico do nortista. Os índios comem com farinha há milênios. Nos anos 1980, surfistas do sul descobriram seu valor energético e nutritivo. Fala-se do açaí, fruto do açaizeiro, uma palmeira que se espalha pela Amazônia, mais nas margens dos rios. Sua fruta, dizem os estudiosos, parece que foi criada em laboratório sob encomenda da “geração saúde”. (Mylton Severiano. [s.d.] Adaptado.) O açaí é um alimento de alto valor calórico. Os dados da tabela permitem afirmar que essa propriedade deve-se à presença de:

A) Proteínas, que são convertidas em energia.
B) Açúcares, que favorecem a absorção de calor.
C) Vitaminas, que aceleram a degradação das fibras brutas.
D) Lipídeos, que geram energia por oxidação dos ácidos graxos.
E) Minerais, que deixam resíduos quando submetidos à combustão.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para determinar qual alternativa explica o alto valor calórico do açaí, precisamos entender a composição nutricional desse alimento. Analisando as opções: A) Proteínas, que são convertidas em energia. - Embora as proteínas possam ser usadas como fonte de energia, elas não são a principal responsável pelo alto valor calórico do açaí. B) Açúcares, que favorecem a absorção de calor. - Açúcares são uma fonte de energia, mas a frase "favorecem a absorção de calor" não é uma explicação adequada para o valor calórico. C) Vitaminas, que aceleram a degradação das fibras brutas. - Vitaminas não são fontes de calorias e não explicam o valor calórico. D) Lipídeos, que geram energia por oxidação dos ácidos graxos. - Os lipídeos são uma fonte concentrada de energia, e o açaí é conhecido por ter um teor significativo de gorduras saudáveis, que contribuem para seu alto valor calórico. E) Minerais, que deixam resíduos quando submetidos à combustão. - Minerais não fornecem energia e não explicam o valor calórico. Portanto, a alternativa que melhor explica a propriedade calórica do açaí é: D) Lipídeos, que geram energia por oxidação dos ácidos graxos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a situação em que foram realizados dois experimentos, designados de experimentos A e B, com dois tipos celulares, denominados células 1 e 2. No experimento A, as células 1 e 2 foram colocadas em uma solução aquosa contendo cloreto de sódio (NaCl) e glicose (C6H12O6), com baixa concentração de oxigênio. No experimento B foi fornecida às células 1 e 2 a mesma solução, porém com alta concentração de oxigênio, semelhante à atmosférica. Ao final do experimento, mediu-se a concentração de glicose na solução extracelular em cada uma das quatro situações. Este experimento está representado no quadro abaixo. Foi observado no experimento A que a concentração de glicose na solução que banhava as células 1 era maior que a da solução contendo as células 2 e esta era menor que a concentração inicial. No experimento B, foi observado que a concentração de glicose na solução das células 1 era igual à das células 2 e esta era idêntica à observada no experimento A, para as células 2, ao final do experimento. Pela interpretação do experimento descrito, pode-se observar que o metabolismo das células estudadas está relacionado às condições empregadas no experimento, visto que as

a) células 1 realizam metabolismo aeróbio.
b) células 1 são incapazes de consumir glicose.
c) células 2 consomem mais oxigênio que as células 1.
d) células 2 têm maior demanda de energia que as células 1.
e) células 1 e 2 obtiveram energia a partir de substratos diferentes.

No primeiro passo da glicólise, a enzima glicoquinase usa ATP para transferir um fosfato para a glicose e produzir glicose-6-fosfato. Esta continua a ser oxidada a piruvato na glicólise e é um precursor do acetil-CoA (que depois entrará no ciclo de Krebs). Suponha que uma célula apenas possui glucose como fonte de energia e que de repente a atividade da glicoquinase é inibida nesta célula. Quais serão as consequências?

a. A célula continuará a produzir energia através do transporte de elétrons na mitocôndria.
b. A célula continuará a produzir ATP através do ciclo de Krebs.
c. A célula ficará impossibilitada de produzir ATP.
d. A célula ver-se-á forçada a utilizar a fermentação para produzir ATP.
e. A célula passará a utilizar mais oxigênio.

Na degradação de um ácido graxo saturado de 10 carbonos ocorre:

A) Formaçáo de 5 moléculas de acetil-coA e para isso são necessárías 4 voltas no ciclo de Lynen.
B) Formação de 5 moléculas de acetil-coA e para isso iáã nãàessarias 5 voltas no cicto de Lynen.'€
C) Formação de 4 moléculas de acetil-càA e para isso sáá nãàessarias 4 voltas no cicto de Krebs.
D) Formaçâo de 5 moléculas de acetil-coA e para isso sáá nãàessarias 5 voltas no ciclo da ureia
E) Formação de 4 moléculas de acetil-CoA e para isso são necessarias 4 voltas no Ciclo da ureia.

Mais conteúdos dessa disciplina