Skinner (1968/1972, p. 5) define que "o ensino consiste no arranjo das contingências de reforço", de maneira que é oporturno considerar que a aprendizagem acontece por associação de algumas respostas a um reforço. Neste contexto, em sala de aula, o professor pode utilizar de estímulos e reforços para que comportamentos sejam condicionados e por outro lado para que a aprendizagem de seus alunos seja desenvolvida. Sobre isso, podemos julgar com “V” para verdadeiro e “F” para falso que: ( ) Na visão teórica de Skinner, para que o indivíduo seja motivado a emitir certo comportamento, é necessário que esse comportamento vá sendo reforçado por várias vezes, até que a pessoa seja condicionada a ele. ( ) As recompensas e os reforços são essenciais no processo de ensino e aprendizagem. ( ) Utilizar de reforços em sala de aula em contribuição para promoção da aprendizagem dos alunos, está relacionado com a motivação. ( ) Devemos considerar que de acordo com PILETTI; ROSSATO (2011, p. 154), “[...] aprender apenas para conseguir um prêmio pode resultar numa aprendizagem que não irá permanecer, sendo ineficaz, pois não responde à necessidade de realização pessoal. [...]” Selecione a alternativa que corresponde a sequência correta. a. F, F, F, F. b. V, V, V, V. c. F, V, F, V. d. F, F, V, F. e. V, F, F, F.
O norte-americano B. F. Skinner (1904-1990) foi um estudioso que buscou compreender um pouco mais, de modo que contribuísse para o desenvolvimento das teorias comportamentalistas. Sendo assim, seus estudos focaram em compreender o que ocorre após a resposta, ou seja, da consequência, que pode tanto ser ou não reforçadora. Neste contexto, destacou que há três variáveis. Selecione a alternativa correta que corresponde as tais três variáveis destacada por Skinner (1904-1990). a. Resposta, reforço positivo e reforço negativo. b. Estímulo, reforço negativo e contingência de reforço. c. Contingência de reforço, resposta e estímulo. d. Estímulo, reforço negativo e reforço positivo. e. Estímulo, reforço positivo e contingência de reforço.
O estudioso Skinner (1904-1990), destaca que o Comportamento Reflexo ou Respondente é inato, de maneira cujo já nascemos sabendo manifestá-lo, de maneira no qual não necessitamos ter passado por um processo de aprendizagem. Neste sentido, podemos considerar que: I - O comportamento reflexo é algo natural no ser humano. II – O fechar dos nossos olhos quando alguém bate palmas próximo a eles é um exemplo de comportamento reflexo. III – O comportamento reflexo que também chamamos de respondente produz alterações no ambiente e é afetado por essas alterações. IV- No comportamento reflexo, o estímulo é compreendido como todo e qualquer causa que possa dar uma resposta na pessoa. Selecione a alternativa correta. a. Apenas I e III estão corretas. b. Apenas a III está correta. c. Apenas II e III estão corretas. d. Apenas II está correta. e. Apenas I, II e IV estão corretas.
Edwin Guthrie (1886-1959) entende a intesidade observada em meio à associação estímulo-reposta como hábito, que deveria ser alvo no primeiro pareamento e não reforçado pela prática, cujo o importante era a contiguidade. Assim Guthrie, se voltou para quebrar paradigmas e trouxe alguns métodos. Quais são eles? Assinale a alternativa correta. a. O do limiar e da incompatibilidade apenas. b. Da fadiga, limiar e compatibilidade. c. O da fadiga, limiar e o da incompatibilidade. d. Da fadiga e limiar apenas. e. Da incompatibilidade e da fadiga apenas.
Em seus estudos sobre o que acontece após a resposta e consequência, Skinner (1904-1990) estabeleceu três variáveis de entrada, que são: Estímulo, reforço positivo e contingência de reforço. Sobre elas podemos afirmar que com base em Skinner, (1968/1972): I - O estímulo pode ser entendido como o evento que afeta os sentidos do ser humano. II - O reforço positivo é o que leva ao aumento da frequência da resposta. II - As contingências de reforço tratam-se do instante e da quantidade de reforço ao arranjo de situações reforçadoras. Assinale a alternativa correta: a. Apenas I e II estão corretas. b. Todas afirmações estão corretas. c. Apenas II e III estão corretas. d. Apenas I e III estão corretas. e. Apenas I está correta.
Ausubel (1918-2008) é quem compreendeu a teoria da aprendizagem significativa, defendendo a ideia de que o fator relevante que influencia o aprendizado é o conceito que o aluno já conhece. Neste sentido, podemos afirmar que: I - Na perspectiva ausubeliana, o conhecimento já existente, que é a estrutura cognitiva do aprendiz, é o ponto crucial para a aprendizagem significativa. II – A essência da aprendizagem significativa está no que ocorre com o relacionamento não-arbitrário e substantivo de conhecimentos relevantes da estrutura do sujeito, ou seja, a pessoa já possui algum conceito significativo em relação a nova informação para interagir. III - Se caracteriza pela interação que ocorre entre conhecimentos prévios e novos de maneira acessível e livre. Assinale a alternativa correta. a. Todas afirmações estão corretas. b. Apenas a III está correta. c. Apenas a I está correta. d. Apenas a II está correta. e. Apenas I e II estão corretas.
Com a premissa de que “conhecimento está organizado em campos conceituais cujo domínio, por parte do sujeito, ocorre ao longo de um largo período de tempo, através de experiência, maturidade e aprendizagem” (VERGNAUD, 1982, p. 40), o autor define o CONCEITO sendo como um tripleto de conjuntos, simbolizado por C = (S, I, R), cujo: Assinale a alternativa correta. I – S é um conjunto de situações que dão sentido ao conceito. II - I é um conjunto de invariantes (objetos, propriedades e relações) sobre os quais repousa a operacionalidade do conceito, ou o conjunto de invariantes operatórios associados ao conceito, ou, ainda, o conjunto de invariantes que podem ser reconhecidos e usados pelos sujeitos para analisar e dominar as situações do primeiro conjunto. III - R é um conjunto de representações simbólicas (linguagem natural, gráficos e diagramas, sentenças formais, etc.) que podem ser usadas para indicar e representar esses invariantes e, consequentemente, representar as situações e os procedimentos para lidar com elas. a. Apenas II e III. b. Todas as afirmacoes são corretas. c. Apenas I e II. d. Apenas I e III. e. Apenas III.
Segundo Dewey (1964, p. 16) “A Educação é conseguida com as próprias experiências vividas inteligentemente. Simultaneamente vivemos, experimentamos e aprendemos.” Neste sentido, analise as asserções abaixo: I – A teoria iniciada por Dewey e seguida por Bruner entende a aprendizagem como solução de problemas. II – De acordo com a teoria de Bruner, o ensino escolar deve ser voltado para desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas cotidianos, lembrando que nesse processo de resolução, experiências são vivenciadas e aprendizagens desencadeadas. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. a. As asserções I e II são preposições falsas. b. A asserção I é uma preposição verdadeira e a II é uma preposição falsa. c. As asserções I e II são preposições verdadeiras e II não é uma justificativa correta da I. d. As asserções I e II são preposições verdadeiras e II é uma justificativa correta da I. e. As asserções I é uma preposição falsa e a II é uma preposição verdadeira.
Para teoria da cognição compreendida por Ausubel (1918-2008), aprendizagem é entendida como significativa quando um novo conhecimento leva o aprendente a obter significados por meio de ancoragem em aspectos importantes encontrados na estrutura cognitiva preexistente do indivíduo, podendo ser um conceito, ideia ou proposições. Neste sentido, analise as asserções abaixo: I – Não-arbitrariedade e substantividade são as características da aprendizagem significativa. PORTANTO. II - A essência da aprendizagem significativa está no que ocorre com o relacionamento arbitrário e substantivo de conhecimentos não relevantes da estrutura do sujeito, ou seja, a pessoa já possui algum conceito significativo em relação a nova informação para interagir. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. a. A asserção I é uma preposição falsa e a II é uma preposição verdadeira b. A asserção I é uma preposição verdadeira e II é uma preposição falsa c. As asserções I e II são preposições falsas d. As asserções I e II são preposições verdadeiras e a II não justifica a I e. As asserções I e II são verdadeiras, sendo a II uma justificativa da I