Logo Passei Direto
Buscar
A utilização de brainstorming – reuniões informais para discussão detalhada visando à solução de problemas difíceis no desenvolvimento de projetos – diz respeito ao modo de conversão do conhecimento: a. Internalização b. Externalização c. Combinação d. Socialização
User badge image
Daiani Lindo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções em relação ao conceito de conversão do conhecimento. 1. Internalização: Refere-se ao processo de transformar conhecimento explícito em conhecimento tácito, onde o indivíduo aprende e absorve informações. 2. Externalização: É o processo de transformar conhecimento tácito em conhecimento explícito, onde as ideias e experiências são articuladas e documentadas. 3. Combinação: Envolve a combinação de diferentes tipos de conhecimento explícito para criar novo conhecimento. 4. Socialização: Refere-se ao compartilhamento de conhecimento tácito entre indivíduos, geralmente por meio de interações sociais, como discussões e brainstorming. Dado que o brainstorming é uma reunião informal onde as pessoas discutem e compartilham ideias para resolver problemas, isso se encaixa no conceito de socialização, onde o conhecimento é compartilhado e construído coletivamente. Portanto, a alternativa correta é: d. Socialização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A definição de uma arquitetura de informações, dentro do cenário estratégico de negócios, deve dar suporte às características desse novo paradigma organizacional, baseado em uma organização flexível, orientada a resultados e estruturada por processos.
Nesse sentido:
a. O uso da arquitetura de informação é muito mais adequado para identificar o tipo de informação disponível e onde encontrá-la. O mapeamento de informações é um guia para o ambiente informacional presente.
b. Para compor esta arquitetura de informação, é necessário modelar o negócio em questão sob as óticas dos processos, dos fluxos de informação e dos indicadores de desempenho ou fatores críticos de sucesso.
c. Estabelecido qual o negócio da empresa, sua missão, e objetivos a serem atingidos, é possível determinar quais as funções e os processos necessários para o perfeito funcionamento das diversas áreas da empresa.
d. Nenhuma das alternativas.

O compartilhamento de conhecimento tácito e a criação de conceitos no modelo do processo de criação do conhecimento organizacional correspondem, respectivamente, à: a. Socialização e externalização. b. Externalização e socialização. c. Internalização e externalização. d. Socialização e combinação.

Com relação ao modelo de cinco fases do processo de criação do conhecimento organizacional, é incorreto afirmar:
a. É um modelo que considera integralmente os modos de conversão do conhecimento, as condições promotoras da criação do conhecimento e a dimensão tempo.
b. É um modelo que enfatiza como ocorre o processo integral de criação do conhecimento.
c. Trata-se de um modelo que pode gerar o desenvolvimento de um produto, um mecanismo operacional, um novo sistema administrativo ou uma estrutura organizacional inovadora.
d. Trata-se de um modelo essencialmente teórico, não capaz de alcançar o mercado diante da sua aplicação.

Os conhecimentos tácito e explícito são considerados os tipos de conhecimento utilizados nas organizações, de acordo com a visão de diversos autores da abordagem da Gestão do Conhecimento. Assim, o conhecimento explícito é reconhecido como:
a. Conhecimento passível de ser codificado.
b. Conhecimento passível de ser armazenado.
c. Conhecimento da experiência.
d. Conhecimento coletivo.

A implantação de um STIC na empresa é suficiente e exclui a necessidade de aquisição de outro, uma vez que os sistemas atuam de forma segmentada na gestão do conhecimento. Com relação a esta afirmação:
a. Está correta. A GC possui STICs próprios como ferramentas de apoio.
b. Está incorreta. A empresa pode lançar mão da utilização de ferramentas de apoio à gestão e à GC, desde que funcionem de forma integrada e holística.
c. Está incorreta. Os sistemas inteligentes e de workflow são as ferramentas voltadas para apoio à GC.
d. Nenhuma das alternativas está correta.

Quais são as diferenças do T&D (treinamento e desenvolvimento) tradicional em relação à EC (educação corporativa): a. Não há diferenças. b. As ações de capacitação sistematizadas, enquanto que o T&D pode ocorrer apenas pontualmente. c. A T&D ocorre somente no nível individual. d. A EC está dentro da T&D.

“Interagir com o processo decisório (e resultados decorrentes) em todas as suas vertentes; alongar o horizonte de mensuração para além dos efeitos de curto prazo percebidos nas demonstrações contábeis; equilibrar a importância das diversas áreas negociais e funcionais como fontes e medidores de criação de valor” são características:
a. Dos modelos de avaliação do capital intelectual.
b. Dos métodos contábeis de avaliação de empresas.
c. Do modelo de avaliação do conhecimento.
d. Do modelo de avaliação da eficiência da produtividade.

“Independentemente do ramo de atividade e tipo de produto, tempo de vida da empresa, competitividade do setor, posição ocupada pela empresa no mercado, estilo de gestão, dentre outros, pode-se inferir que, enquanto para algumas empresas os investimentos em Capital Intelectual podem se caracterizar como fator de diferenciação, para outras podem significar apenas a sua sobrevivência/ permanência no mercado” (ANTUNES, 2006). Baseado nesta visão, assinale a alternativa incorreta.
a. As organizações que possuem informações sobre valores dos seus intangíveis certamente possuem maiores chances de obtenção de vantagem competitiva, por meio do investimento direcionado para os ativos de maior valor.
b. O capital intelectual pode ser representado pela lacuna existente entre o valor contábil e o valor de mercado.
c. A partir do início dos anos 1990, há muitos esforços por parte da academia, institutos de pesquisa, organizações e até mesmo países em desenvolver métodos e modelos para mensurar o valor do capital intelectual existente nas organizações.
d. Independentemente do método empregado para materializar o CI, não é fácil reconhecer o caráter de dinamicidade envolvido: valores ocultos que estabelecem o arcabouço para a performance visível das organizações.

Mais conteúdos dessa disciplina