Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e quanto à ocorrência ou não de crase, assinale a alternativa correta.

(A) Estarei na biblioteca daqui a uma hora.
(B) O prêmio será concedido à professoras do Ensino Médio daquela escola estadual.
(C) Mostre à ela o quanto isso é importante para você.
(D) O meliante levou um tiro a queima-roupa.
(E) Deu o convite de casamento à poucas pessoas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação à ocorrência da crase: (A) Estarei na biblioteca daqui a uma hora. - Correto, não há crase, pois "daqui a" não exige. (B) O prêmio será concedido à professoras do Ensino Médio daquela escola estadual. - Incorreto, pois deveria ser "às professoras", já que "professoras" está no plural. (C) Mostre à ela o quanto isso é importante para você. - Incorreto, o correto seria "a ela", pois não se usa crase antes de pronomes pessoais. (D) O meliante levou um tiro a queima-roupa. - Incorreto, o correto é "a queima-roupa", pois se refere a uma expressão que exige crase. (E) Deu o convite de casamento à poucas pessoas. - Incorreto, o correto seria "a poucas pessoas", pois "poucas" não exige crase. Portanto, a alternativa correta é a) Estarei na biblioteca daqui a uma hora, pois não apresenta erro de crase.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e com a gramática normativa, assinale a alternativa correta.

(A) O trecho: “[...] Não tínhamos nada contra eles: o velho, de bigodes brancos, era sério e cordial e às vezes até nos cumprimentava com deferência. [...]” pode ser reescrito da seguinte maneira sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “[...] Não tínhamos nada contra eles: o velho, de bigodes brancos, era sério e cordial e às vezes até nos cumprimentava com desdém. [...]”.
(B) O trecho: “[...] Havia umas que eram boazinhas, mas em conjunto as irmãs Teixeiras eram nossas inimigas, acho que principalmente as mais velhas e mais magras. [...]” deve ser reescrito da seguinte maneira para que não ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “[...] Haviam umas que eram boazinhas, mas em conjunto as irmãs Teixeiras eram nossas inimigas, acho que principalmente as mais velhas e mais magras. [...]”.
(C) O trecho: “[...] Jogávamos descalços, a rua era calçada de pedras irregulares (só muitos anos depois vieram os paralelepípedos, e eu me lembro que os achei feios, [...]” não pode ser reescrito da seguinte maneira, pois ocorre erro gramatical e prejuízo semântico: “[...] Jogávamos descalços, a rua era calçada de pedras irregulares (só muitos anos depois vieram os paralelepípedos, e eu me lembro de que os achei feios, [...]”.
(D) O trecho: “[...] mas, como eu ia dizendo, a gente dava tanta topada que todos tínhamos os pés escalavrados: [...]” deve ser reescrito da seguinte maneira para que não ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “[...] mas, como eu ia dizendo

Mais conteúdos dessa disciplina