A maior rede de estudos do Brasil

Desenvolvimento cognitivo

Qual a diferença entre Piaget e Vygotsky?


7 resposta(s)

User badge image

Augusto

Há mais de um mês

A resposta vai variar de acordo com a pessoa que você faz esse questionamento. Entenda mais aqui nesse artigo: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v23n70/v23n70a06.pdf

A resposta vai variar de acordo com a pessoa que você faz esse questionamento. Entenda mais aqui nesse artigo: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v23n70/v23n70a06.pdf

User badge image

Adrianne

Há mais de um mês

Ambos são construtivistas, porém Piaget, tem na sua teoria, dá ênfase na cognição e Vygostky, na sua teoria, da ênfase, na linguagem.

Piaget: O ser humano é programado geneticamente/biologicamante para aprender. Construtivismo Cognitivo.

Vygostky: Ênfase na linguagem. A interação do individuo com o mundo, o social, a interação com o outro... Construtivismo Social.

User badge image

LUCIANO

Há mais de um mês

DIFERENÇAS:

PIAGET

VIGOTSKY

1) QUANTO AO PAPEL DOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO

Acredita na maturação biológica, por aceitar que os fatores internos são mais influentes que os externos, acreditando que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios.

Acredita que o ambiente social em que a criança nasceu é de grande importância para o desenvolvimento, acreditando assim, que o lado externo é mais influente.

2) QUANTO À CONSTRUÇÃO REAL

A criança adquire o conhecimento de acordo com o estágio de desenvolvimento em que se encontra. Sua visão egocêntrica sobre o mundo, vai aos poucos se ajustando a realidade dos adultos, tornando-se assim socializada, objetiva. Esta construção do conhecimento se dá do individual para o social.

A criança já nasce num mundo social e, através deste social com os adultos, vai construindo uma visão de mundo através das relações com os adultos ou crianças mais experientes. Desta forma, procede-se do social para o individual.

3) QUANTO AO PAPEL DA APRENDIZAGEM

acredita que a aprendizagem depende do desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele, diminuindo assim, o papel da interação social.

Desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam entre si, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

4) QUANTO AO PAPEL DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO E Á RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E PENSAMENTO

O pensamento antecedi a linguagem, assim a  formação do pensamento depende basicamente da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem. A linguagem só ocorre depois que a criança atingi um determinado nível de habilidades mentais, dependendo assim dos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança imaginar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos. Piaget, estabelece uma separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência dela. Este é o caso das operações cognitivas que não podem ser trabalhadas por meio de treinamento específico feito com a linguagem. Ex.: não se pode ensinar, apenas usando palavras, a classificar, a seriar, a pensar com responsabilidade.

O pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. A linguagem sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes