Logo Passei Direto
Buscar
A prescrição biomédica é abordada na Resolução n. 241 de 2014. De acordo com esse documento, o biomédico pode prescrever as seguintes substâncias, exceto: a. Peelings enzimáticos. b. Dermocosméticos. c. Fármacos de uso sistêmico. d. Cosmecêuticos. e. Óleos essenciais.
User badge image
Quezia Lima

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

De acordo com a Resolução n. 241 de 2014, a prescrição biomédica permite que os biomédicos prescrevam diversas substâncias, mas existem algumas restrições. Analisando as opções: a) Peelings enzimáticos - Geralmente, os biomédicos podem prescrever. b) Dermocosméticos - Também são permitidos na prática do biomédico. c) Fármacos de uso sistêmico - Esta é a opção que normalmente não é permitida para prescrição por biomédicos, pois envolve medicamentos que atuam em todo o organismo. d) Cosmecêuticos - Normalmente, os biomédicos podem prescrever. e) Óleos essenciais - Também são permitidos. Portanto, a alternativa que representa a substância que o biomédico não pode prescrever é: c) Fármacos de uso sistêmico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Biomedicina tornou-se uma profissão regulamentada em 1979, a partir da promulgação da Lei n. 6.684. Na época, a atuação do biomédico era restrita a poucas áreas.
Assinale a alternativa incorreta a respeito das atribuições do biomédico, de acordo com a lei supracitada.
a. Atuar em equipes de saúde, em nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnóstico.
b. Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.
c. Planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas.
d. Realizar serviços de radiografia e interpretar os respectivos laudos.
e. Atuar em serviços de hemoterapia e de radiodiagnóstico.

Os Conselhos Federal e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CFBM e CRBM, respectivamente) são os órgãos responsáveis pela regulamentação e pela fiscalização da profissão biomédica no Brasil.
Leia as afirmativas a seguir, a respeito das atividades desempenhadas por esses órgãos.
I- Exercer função normativa, baixar atos necessários à interpretação e à execução do disposto nas leis e à fiscalização do exercício profissional.
II- Julgar e decidir, em grau de recurso, os processos de infração ao Código de Ética, enviados pelas câmaras especializadas.
III- Fixar o valor das anuidades, taxas, emolumentos e multas aplicadas aos profissionais.
IV- Expedir a carteira de identidade profissional e o cartão de identificação aos profissionais registrados, fazendo constar a(s) área(s) de habilitação, de acordo com o currículo efetivamente realizado.
a . I e II.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I e III.
e. II e IV.

A Resolução n. 330 de 2020, regulamenta o novo código de ética do profissional biomédico. Ele substitui o código de ética anterior, referente à Resolução n. 198 de 2011, e foi instituído devido às novas habilitações incorporadas ao rol de atuação do biomédico nos últimos anos.
A respeito do código de ética do profissional biomédico, avalie as afirmativas a seguir:
I- Se o biomédico estiver em dia com o pagamento da anuidade ao CFBM, não é necessário solicitar a transferência quando for atuar profissionalmente em outra jurisdição.
II- O biomédico não deve interferir na atuação de outros biomédicos, mesmo quando observar alguma irregularidade, pois esta é uma atribuição exclusiva do CRBM.
III- É vedado ao biomédico utilizar-se do serviço ou cargo público para executar trabalhos de empresa privada de sua propriedade ou de outrem.
IV- O biomédico não deve participar de qualquer tipo de experiência com fins bélicos, eugênicos ou em que se constate desrespeito a algum direito inalienável da vida.
a. I e II.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I e III.
e. II e IV.

A respeito da Resolução n. 330 de 2020, que regulamenta o novo código de ética do profissional biomédico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- É vedado ao biomédico oferecer seus serviços profissionais mediante qualquer mídia para promover-se profissionalmente. II- O biomédico não está autorizado a publicar imagens e resultado final de procedimentos, sob hipótese alguma.
a . As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e. As asserções I e II são falsas.

São inúmeras as propagandas, principalmente nas mídias sociais, e, particularmente, na área da estética, que promovem procedimentos sem que o nome do biomédico, seu registro profissional e demais dados sejam publicados.
De acordo com a Resolução n. 330 de 2020, essa conduta
a. É adequada, pois os serviços de estética não estão incluídos no rol de serviços de saúde.
b. Não é adequada, pois, na propaganda, deve constar o nome do biomédico, da pessoa jurídica e seus respectivos números de inscrições no conselho; suas habilitações; os títulos do profissional e seus endereços e horários de trabalho.
c. É adequada pois, a partir da promulgação da Resolução n. 330 de 2020, a divulgação dos serviços do profissional biomédico passou a ser permitida.
d. Não é adequada, pois, na propaganda, deve constar o nome do biomédico e seu número de inscrição no conselho profissional apenas.
e. É adequada somente se o cliente/paciente concordar com a divulgação de suas imagens.

A respeito da atuação do biomédico no diagnóstico clínico, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Os biomédicos com habilitação em patologia (análises clínicas) e em biologia molecular são aptos e autorizados a atuar na área de biologia molecular, a saber: coleta, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos, até mesmo a investigação de paternidade por DNA.
( ) O biomédico que exerça a responsabilidade técnica é o principal responsável pelo funcionamento do estabelecimento e terá, obrigatoriamente, sob sua supervisão, a coordenação de todos os serviços técnicos do estabelecimento que a eles ficam subordinados hierarquicamente.
( ) É atribuído ao profissional biomédico a realização de exames que utilizem como técnica a reação em cadeia da polimerase (PCR), podendo para tanto assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos.
a. V – V – V.
b. F – F – F.
c. V – F – F.
d. V – F – V.
e. F – V – F.

A Resolução n. 239 de 2014 dispõe sobre a atribuição do profissional biomédico habilitado em histotecnologia clínica, e, de acordo com ela, define-se que esse profissional, se devidamente registrado no Conselho Regional de Biomedicina, poderá assumir as seguintes atribuições, exceto:
a . O processamento de fragmento de tecido humano produto de biópsia para análise macroscópica, imuno-histoquímica, citoquímica e molecular, firmando os respectivos laudos.
b. A realização de técnicas auxiliares de necropsia e análises forenses, sob supervisão de profissional médico devidamente habilitado.

O diagnóstico e a pesquisa no âmbito da microbiologia são realizados em laboratórios que apresentam diferentes níveis de biossegurança. Portanto, garantir que o laboratório apresente nível de biossegurança adequado também faz parte das atividades do biomédico microbiologista. Imagine que um biomédico atue na manipulação de microrganismos com potencial de transmissão por via respiratória, e que podem causar infecções sérias e potencialmente fatais. Assinale a alternativa que indica corretamente o nível de biossegurança mínimo que o laboratório deve ter.
a . Nível de biossegurança 1.
b. Nível de biossegurança 2.
c. Nível de biossegurança 3.
d. Nível de biossegurança 4.
e. Nível de biossegurança 5.

A hematologia é a área das ciências da saúde que estuda os elementos figurados, ou seja, as células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), no que diz respeito à sua morfologia, à sua produção e às doenças relacionadas ao aumento ou à diminuição da contagem dessas células na circulação. A Resolução n. 78 de 2002 regulamenta a atuação do biomédico na área. Esse profissional pode exercer suas atividades em laboratórios de pesquisa e de diagnóstico, em hospitais e em bancos de sangue, de medula óssea e de cordão umbilical.
A respeito da atuação do biomédico nos bancos de cordão umbilical, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Para atuar em bancos de cordão umbilical, o biomédico deve, obrigatoriamente, prestar concurso público;
II- No Brasil, não existem bancos particulares de cordão umbilical, devido ao alto custo da manutenção desse material biológico.
a. As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e. As asserções I e II são falsas.

O biomédico habilitado em reprodução humana desempenha atividades relacionadas à reprodução assistida (inseminação artificial, fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoides). Assinale a alternativa que indica corretamente uma atribuição do profissional habilitado nessa área.
a. Prescrever medicamentos para a indução da ovulação.
b. Manipular e classificar os pré-embriões e os embriões gerados por reprodução assistida.
c. Realizar a aspiração oocitária.
d. Realizar a transferência do pré-embrião para útero.
e. Prescrever medicamentos que visam à manutenção da gestação.

Mais conteúdos dessa disciplina