Logo Passei Direto
Buscar
Com o cenário de circulação de várias arboviroses no mesmo ambiente é preciso conhecer a definição de caso para que a notificação de suspeitos seja mais eficiente. Desta forma, em relação a notificação de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, está correto afirmar que:

a. As epizootias são um alerta de risco para ocorrência de febre amarela, no entanto, não existem definições de caso estabelecidas para epizootias, e por esta razão sua ocorrência não é de notificação compulsória.
b. Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, o que significa que todo caso suspeito deve ser notificado, não sendo necessária a confirmação do caso para sua notificação. Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória e devem ser notificadas a partir da suspeita.
c. Dengue e zika possuem fichas de notificação, enquanto chikungunya é notificada em ficha simplificada, com dados de investigação inespecíficos.
d. A ocorrência de casos suspeitos de febre amarela é de notificação compulsória imediata no Brasil, mas só depois de pelo menos um caso com confirmação laboratorial.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à notificação de dengue, zika, chikungunya e febre amarela: a) As epizootias são um alerta de risco para ocorrência de febre amarela, no entanto, não existem definições de caso estabelecidas para epizootias, e por esta razão sua ocorrência não é de notificação compulsória. - Esta afirmação é incorreta, pois as epizootias de febre amarela são, sim, um alerta e devem ser notificadas. b) Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, o que significa que todo caso suspeito deve ser notificado, não sendo necessária a confirmação do caso para sua notificação. Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória e devem ser notificadas a partir da suspeita. - Esta afirmação está correta. Todas essas doenças devem ser notificadas assim que houver suspeita. c) Dengue e zika possuem fichas de notificação, enquanto chikungunya é notificada em ficha simplificada, com dados de investigação inespecíficos. - Embora chikungunya tenha uma ficha simplificada, a afirmação não é totalmente precisa em relação às fichas de notificação. d) A ocorrência de casos suspeitos de febre amarela é de notificação compulsória imediata no Brasil, mas só depois de pelo menos um caso com confirmação laboratorial. - Esta afirmação é incorreta, pois a notificação de casos suspeitos de febre amarela é imediata, independentemente da confirmação laboratorial. Portanto, a alternativa correta é: b) Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, o que significa que todo caso suspeito deve ser notificado, não sendo necessária a confirmação do caso para sua notificação. Dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória e devem ser notificadas a partir da suspeita.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dengue, chikungunya e zika são arboviroses consideradas de grande relevância epidemiológica e demandam ações intersetoriais/interinstitucionais. Com o objetivo de reduzir a transmissão e a incidência dessas arboviroses e seu impacto na saúde, ações de vigilância em saúde necessitam ser instituídas, em especial em áreas mais afetadas. Tendo em vista o cenário não satisfatório das arboviroses mais prevalentes na atualidade, consideram-se ações de vigilância em saúde:

a. Todos os casos de dengue, chikungunya e zika devem ser obrigatoriamente notificados às vigilâncias epidemiológicas municipais em até 15 dias a partir do conhecimento de sua ocorrência, por meio de ficha de investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
b. Em casos suspeitos de arboviroses, em atendimento na atenção primária deve ser avaliada a presença de algum fenômeno hemorrágico, hipotensão, dor abdominal ou vômitos a fim de identificar a forma grave dessas doenças. Mas não havendo sinais de gravidade, pode liberar o paciente.
c. Manter portas e janelas abertas, para manter a circulação e renovação do ar dentro dos ambientes são medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde do Brasil para que os indivíduos se protejam da dengue, assim como as outras doenças de transmissão vetorial.
d. Assessorar na investigação e encerramento dos casos graves, com manifestações neurológicas e notas informativas ou de alerta para as unidades de saúde de ocorrência dos óbitos, são consideradas atividades da esfera estadual no enfrentamento de epidemias de arboviroses.

Mais conteúdos dessa disciplina