Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
4. É comum, nas grandes comemorações, como aniversários e passagens de um ano para outro (Réveillon) usar fogos de artifício, cuja reação química é a seguinte: Nessa reação, o

a) é oxidante.
b) sofre redução.
c) é redutor.
d) sofre oxidação.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder a essa pergunta, precisamos entender como funcionam as reações químicas nos fogos de artifício. Essas reações geralmente envolvem a combustão de substâncias que liberam energia na forma de luz e som. Analisando as alternativas: a) é oxidante - Um agente oxidante é aquele que causa a oxidação de outra substância, mas não é uma descrição completa da reação em si. b) sofre redução - A redução é o ganho de elétrons, mas não é o que acontece na maioria das reações de fogos de artifício. c) é redutor - Um agente redutor é aquele que causa a redução de outra substância, mas novamente, não descreve a reação de forma completa. d) sofre oxidação - A oxidação é a perda de elétrons, e em reações de combustão, como as que ocorrem em fogos de artifício, as substâncias geralmente sofrem oxidação. Dessa forma, a alternativa correta é: d) sofre oxidação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

9) Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta foi um físico italiano, conhecido especialmente pela invenção da bateria. Volta nasceu e foi educado em Como, Itália, onde ele se tornou professor de Física na Escola Real em 1774. Sua paixão foi sempre o estudo da eletricidade, Em 1800, como resultado de uma discórdia profissional sobre a resposta galvânica, advocado por Luigi Galvani (onde metais produziriam eletricidade apenas em contato com tecido animal), Volta desenvolveu a pilha voltaica (comprovando que para a produção de eletricidade, a presença de tecido animal não era necessária), um predecessor da bateria elétrica. Volta determinou que os melhores pares de metais dissimilares para a produção de eletricidade eram zinco e prata. Abaixo um esquema semelhante ao aparato inventado por Volta. Jonh Frederick Daniell, químico e meteorologista inglês nascido em Londres, inventor de um higrômetro (1820), de um pirômetro (1830), da célula elétrica de Daniell (1836) e outros instrumentos. Professor de química no King's College, em Londres (1831-1845), além da invenção de diversos aparatos, destacou-se sobretudo graças aos seus estudos no campo da eletroquímica. Neste campo desenvolveu a pilha galvânica de cobre e zinco que levou seu nome (1836) e que, superando as construídas anteriormente por Volta e Sturgeon, constituiu a primeira fonte confiável de corrente elétrica de que se dispôs para aprofundar-se no estudo dos fenômenos inerentes à eletricidade. A pilha de Daniell (1836), foi construída com dois eletrodos um de cobre e um de zinco, representados nos esquema abaixo pelos metais A e B respectivamente: Sobre a pilha esquematizada abaixo são feitas as seguintes afirmacoes: I) Seu funcionamento diminui a concentração de íons B¤®. II) O eletrodo B sofre oxidação. III) O eletrodo A é denominado cátodo. IV) O eletrodo A é onde ocorre a oxidação. V) O eletrodo B sofre corrosão. VI) Acima está representada uma reação não espontânea. Estão corretas:

a) I, II, III e IV;
b) II, III e IV.
c) II, III e V;
d) IV, V e VI;
e) II, III, V e VI.

Dessas afirmacoes, apenas a
A I é correta.
B II é correta.
C III é correta.
D I e a II são corretas.
E II e a III são corretas.

A apenas a I é correta.
B apenas a II é correta.
C apenas a III é correta.
D apenas a II e a III são corretas.
E a I, a II e a III são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina