Logo Passei Direto
Buscar
Deste modo, analise as afirmativas abaixo:

I. Os países imperialistas exerciam pressão política e econômica sobre a América Latina, por isso todas as potências ousavam desafiar os Estados Unidos, que desde a Doutrina Monroe de 1823, mostrava hostilidade a qualquer tipo de colonização em seu país.

II. É preciso compreender o imperialismo enquanto condição histórica que anda lado a lado com o capitalismo, que diz respeito ao período específico, mas que possui múltiplas expressões ao redor do globo até os dias atuais.

III. Muitas sociedades se definiram como impérios, como o Império Romano, Império Britânico, Império Português, Império Espanhol, dentre tantos outros.

IV. Apesar da humanidade sempre ter convivido com Impérios, Eric Hobsbawm (2008) afirma que entre 1875 e 1914 nunca tantos governantes se declararam imperadores. Esse foi o caso da Alemanha, Áustria, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha e outros países fora da Europa, tais como China, Japão, Pérsia, dentre outros.

Assinale a alternativa correta:

a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.
User badge image
ProjetandoIdeias

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os países imperialistas exerciam pressão política e econômica sobre a América Latina, por isso todas as potências ousavam desafiar os Estados Unidos, que desde a Doutrina Monroe de 1823, mostrava hostilidade a qualquer tipo de colonização em seu país. Essa afirmativa é um pouco confusa, pois a Doutrina Monroe na verdade estabeleceu que os Estados Unidos se oporiam a intervenções europeias na América Latina, mas não necessariamente que as potências ousavam desafiar os EUA. Portanto, essa afirmativa é questionável. II. É preciso compreender o imperialismo enquanto condição histórica que anda lado a lado com o capitalismo, que diz respeito ao período específico, mas que possui múltiplas expressões ao redor do globo até os dias atuais. Essa afirmativa está correta, pois o imperialismo realmente está ligado ao desenvolvimento do capitalismo e suas diversas manifestações. III. Muitas sociedades se definiram como impérios, como o Império Romano, Império Britânico, Império Português, Império Espanhol, dentre tantos outros. Essa afirmativa está correta, pois menciona exemplos históricos de impérios. IV. Apesar da humanidade sempre ter convivido com Impérios, Eric Hobsbawm (2008) afirma que entre 1875 e 1914 nunca tantos governantes se declararam imperadores. Esse foi o caso da Alemanha, Áustria, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha e outros países fora da Europa, tais como China, Japão, Pérsia, dentre outros. Essa afirmativa também está correta, pois Hobsbawm realmente discute esse fenômeno. Com base na análise: - A afirmativa I é questionável. - As afirmativas II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) Apenas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante este contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) O Imperialismo surge também como um instrumento essencial para fazer face às contradições do capitalismo e para prolongar a sua sobrevivência, estendendo-as ao âmbito internacional com a exploração de outros povos e permitindo com isso fazer concessões à classe operária das metrópoles capitalistas. ( ) Para os marxistas, a superação do Imperialismo, só seria possível mediante a superação do próprio socialismo. ( ) Outra tese acerca do imperialismo advém da corrente social-democrata. Essa abordagem nega a relação entre capitalismo e imperialismo, bem como a crença de que qualquer tendência imperialista que o capitalismo possa ter e possa ser eliminada através de reformas democráticas e econômico-sociais. ( ) Para Schumpeter o imperialismo é resultado de fatores pré-capitalistas. Não haveria, portanto, um interesse econômico direto na expansão imperialista, mas sim um fator político de manutenção de poder e prestígios. Assinale a alternativa correta:
( ) O Imperialismo surge também como um instrumento essencial para fazer face às contradições do capitalismo e para prolongar a sua sobrevivência, estendendo-as ao âmbito internacional com a exploração de outros povos e permitindo com isso fazer concessões à classe operária das metrópoles capitalistas.
( ) Para os marxistas, a superação do Imperialismo, só seria possível mediante a superação do próprio socialismo.
( ) Outra tese acerca do imperialismo advém da corrente social-democrata. Essa abordagem nega a relação entre capitalismo e imperialismo, bem como a crença de que qualquer tendência imperialista que o capitalismo possa ter e possa ser eliminada através de reformas democráticas e econômico-sociais.
( ) Para Schumpeter o imperialismo é resultado de fatores pré-capitalistas. Não haveria, portanto, um interesse econômico direto na expansão imperialista, mas sim um fator político de manutenção de poder e prestígios.
a. F, V, F, V.
b. V, F, V, F.
c. F, V, V, F.
d. V, F, F, V.
e. V, F, V, V.

A Guerra Fria tem a visão de uma corrida militar para um futuro confronto. A corrida armamentista no Ocidente teve pouco impacto, chegando a ter armas nucleares nunca usadas, mas era de se esperar que os dois lados militarizados usassem essa capacidade para atrair aliados e clientes para conquistas de territórios e também lucrativas.


Diante este contexto, analise as afirmativas abaixo:

I. A Guerra fria que de fato tentou corresponder a sua retórica de luta pela supremacia ou aniquilação não era aquela em que decisões fundamentais eram tomadas pelos governos, mas a nebulosa disputa entre seus vários serviços secretos reconhecidos ou não reconhecidos, que o ocidente produziu esses tão característicos subprodutos da tensão internacional, a ficção de espionagem e assassinato clandestino.

II. O medo de ataques nucleares foi uma realidade durante o período da guerra fria, pois a qualquer momento as superpotências poderiam entrar em conflito.

III. Como os EUA desconfiava da URSS e vice-versa havia a utilização de espiões e sistemas de serviços secretos, sendo a KGB o serviço secreto da URSS e a CIA dos EUA.

IV. O que deixou marcado o avanço militar da URSS aconteceu em outubro de 1952, onde testaram um dispositivo termonuclear, ou, como ficou conhecido, bomba H, que era mais potente que as bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki.


Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d.
Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina