Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
2. (UERN) Eram 3h30 de 26 de agosto de 1914, em Rozelieures, na região de Lorena, fronteira com a Alemanha, quando Joseph Caillat, soldado do 54o batalhão de artilharia do exército da França, escreveu: “Nós marchamos para a frente, os alemães recuaram. Atravessamos o terreno em que combatemos ontem, crivado de obuses, um triste cenário a observar. Há mortos a cada passo e mal podemos passar por eles sem passar sobre eles, alguns deitados, outros de joelhos, outros sentados e outros que estavam comendo. Os feridos são muitos e, quando vemos que estão quase mortos, nós acabamos o sofrimento a tiros de revólveres”. Quando Caillat escreveu aquela que seria uma de suas primeiras cartas do front a seus familiares, a Europa estava em guerra havia exatos 32 dias – e acreditava-se que não por muito mais tempo. O texto citado descreve o triste cenário da Primeira Grande Guerra. Dentre as consequências da Primeira Guerra Mundial, iniciada há 100 anos, além das irreparáveis perdas humanas e materiais, assinale a alternativa correta.

a) A ascensão da Europa como continente hegemônico mundial e oficial propagador da política imperialista.
b) A profunda modificação do equilíbrio europeu, com o desaparecimento de impérios como o austríaco e o otomano.
c) A concretização da unificação da Itália e da Alemanha, únicas nações europeias que até então não possuíam soberania nacional.
d) O estabelecimento da bipolaridade entre EUA e URSS, que marcaria todo o século XX através do que se denominou “Guerra Fria”.
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma em relação às consequências da Primeira Guerra Mundial: a) A ascensão da Europa como continente hegemônico mundial e oficial propagador da política imperialista. - Após a guerra, a Europa sofreu grandes perdas e a hegemonia foi contestada, especialmente pelos EUA. b) A profunda modificação do equilíbrio europeu, com o desaparecimento de impérios como o austríaco e o otomano. - Esta alternativa é correta, pois a guerra resultou na desintegração de vários impérios, incluindo o Império Austro-Húngaro e o Império Otomano. c) A concretização da unificação da Itália e da Alemanha, únicas nações europeias que até então não possuíam soberania nacional. - A unificação da Itália e da Alemanha ocorreu antes da Primeira Guerra Mundial, portanto, essa alternativa está incorreta. d) O estabelecimento da bipolaridade entre EUA e URSS, que marcaria todo o século XX através do que se denominou “Guerra Fria”. - A Guerra Fria surgiu após a Segunda Guerra Mundial, não da Primeira. Diante da análise, a alternativa correta é: b) A profunda modificação do equilíbrio europeu, com o desaparecimento de impérios como o austríaco e o otomano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Pacto Germano-Soviético, assinado por Hitler e Stálin em 1939, evitou o conflito entre a Alemanha e a União Soviética até 1941. Neste ano, porém, os alemães invadiram a União Soviética, quebrando esse pacto. Leia as afirmacoes a seguir sobre esse assunto e assinale a alternativa correta.

a) Hitler assinou o Pacto Germano-Soviético a fim de se proteger de uma possível invasão soviética. A ideia era protelar esse conflito até o momento em que as forças do exército nazista pudessem rivalizar com a força e a organização do exército soviético.
b) O pensamento nazista tinha inúmeras semelhanças com o stalinismo. Isso possibilitou a aliança entre os dois países, que só foi quebrada depois da tentativa soviética de anexação de territórios na península Balcânica.
c) A disputa por territórios na península Balcânica e o forte anticomunismo que marcava o pensamento nazista foram motivos de tensão entre os dois países. Com isso, os nazistas decidiram tomar a iniciativa bélica e invadir o território soviético em 1941.
d) O pensamento soviético defendia o extermínio de todas as raças consideradas inferiores, inclusive as arianas. Isso provocava grande desconfiança entre os nazistas, o que os levou a tomar a iniciativa e invadir a União Soviética em 1941.
e) As forças de Hitler invadiram a União Soviética para recuperar o controle da Romênia e outras regiões do sudeste europeu, que foram invadidas e dominadas pelos soviéticos.

Mais conteúdos dessa disciplina