Logo Passei Direto
Buscar
(UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - RS) Pronomes muitas vezes retomam palavras enunciadas no texto, constituindo uma opção para que se evitem repetições enfadonhas ao longo dele. Considere, em relação ao uso do pronome isso, neste anúncio publicitário, as afirmacoes abaixo: MOTOQUEIRO, O CAPACETE É SUA SEGURANÇA: PONHA ISSO NA CABEÇA. I. O pronome isso retoma “capacete”, advertindo, assim, o leitor a que use esse protetor de cabeça. II. O pronome isso retoma toda a ideia “o capacete é sua segurança”, insistindo, dessa forma, em que o leitor abrace essa causa. III. O anúncio é incoerente, pois o emprego de isso leva o destinatário da mensagem a uma leitura ambígua (duplo sentido). IV. A força apelativa do anúncio encontra-se, exatamente, no fato de o uso de isso desencadear uma leitura ambígua (duplo sentido). Dessas afirmativas, são verdadeiras apenas:

II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
User badge image
Matematicamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. O pronome isso retoma “capacete”, advertindo, assim, o leitor a que use esse protetor de cabeça. Essa afirmativa é verdadeira, pois o pronome "isso" realmente se refere ao capacete, sugerindo que o leitor deve usá-lo. II. O pronome isso retoma toda a ideia “o capacete é sua segurança”, insistindo, dessa forma, em que o leitor abrace essa causa. Essa afirmativa também é verdadeira, pois "isso" pode ser interpretado como uma referência à ideia de que o capacete é importante para a segurança. III. O anúncio é incoerente, pois o emprego de isso leva o destinatário da mensagem a uma leitura ambígua (duplo sentido). Essa afirmativa é falsa, pois o uso de "isso" não necessariamente gera ambiguidade; ele é claro em seu contexto. IV. A força apelativa do anúncio encontra-se, exatamente, no fato de o uso de isso desencadear uma leitura ambígua (duplo sentido). Essa afirmativa é falsa, pois, como mencionado, o uso de "isso" não gera ambiguidade, mas sim uma referência clara. Portanto, as afirmativas verdadeiras são I e II. A alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa em que não há sufixo aumentativo.


dentuça.
ricaço.
fogaréu.
Caldeirão.
X bocada.

Leia o texto abaixo. Quarentena de afeto O Brasil tem passado por uma recessão, reflexo do quadro social e sanitário. Ainda assim, segundo Nelo Marraccini, do IPB, mesmo com as dificuldades impostas pela crise que veio junto da pandemia, muitas famílias não deixam de cuidar de seu pet. O abandono aumentou, mas as buscas por adoção subiram 400% de acordo com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa). Entre os que assumiram as “alegrias e agruras” de um animalzinho no período da pandemia, está o casal Marina e Renan Malta do Rio de Janeiro. “Em março do ano passado, quatro meses depois de casados, nós nos vimos trabalhando em home office, sem poder sair de casa. Então resolvemos realizar um sonho e adotar a Lily, um filhote vira-lata de 32 dias. Todo mundo nos dizia que cuidar de um animal dá muito trabalho, mas que compensa, o que é verdade. A gente só não contava que ela apresentasse problemas comportamentais”, conta Marina. “Além de roer quase todos os móveis com seus dentinhos afiados, Lily passou a se sentir a dona da casa entre três e quatro meses, mostrando-se reativa e agressiva. Nesse momento, eu precisei pesquisar tudo sobre o mercado pet e descobri vários serviços e produtos. Contratamos, então, o primeiro adestrador e a colocamos na creche para ajustar a rotina e a socialização. Também conheci os mordedores naturais, que estimulam o instinto do cão e são importantes na preservação do meio ambiente. Assim, ela extravasa toda energia e não rói mais os móveis.” (Revista Proteste) Em “Também conheci os mordedores naturais...”, a palavra destacada teve o seguinte processo de formação:

composição por aglutinação.
composição por justaposição.
derivação regressiva.
derivação prefixal.
derivação sufixal.

Mais conteúdos dessa disciplina