Logo Passei Direto
Buscar
(Prova Exército - 2014 – CMSM) Leia a letra da música “Asa Branca”, conhecida como baião, de autoria da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Essa canção, composta em 3 de março de 1947, é considerada uma das mais importantes da cultura brasileira. ASA BRANCA Quando oiei a terra ardendo Qual a fogueira de São João Eu preguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Que braseiro, que fornaia Nem um pé de prantação Por farta d’água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Inté mesmo a asa branca Bateu asas do sertão Intonce eu disse, adeus Rosinha Guarda contigo meu coração Hoje longe muitas légua Numa triste solidão Espero a chuva cair de novo Pra mim vortar pro meu sertão Quando o verde dos teus óio Se espaiar na prantação Eu te asseguro não chore não, viu Que eu vortarei, viu Meu coração. As palavras sublinhadas, nos versos abaixo, expressam, respectivamente, ideia de: “Quando oiei a terra ardendo” (verso 1) “Qual fogueira de São João” (verso 2) “Inté mesmo a asa branca” (verso 9)

tempo – questionamento – inclusão.
tempo – comparação – inclusão.
tempo – questionamento – lugar.
lugar – questionamento – tempo.
lugar – comparação – lugar.
User badge image
Matematicamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A análise das palavras sublinhadas nos versos da música "Asa Branca" pode ser feita da seguinte forma: 1. “Quando oiei a terra ardendo” (verso 1) - Expressa a ideia de tempo. 2. “Qual fogueira de São João” (verso 2) - Expressa a ideia de comparação. 3. “Inté mesmo a asa branca” (verso 9) - Expressa a ideia de inclusão. Portanto, a alternativa correta é: tempo – comparação – inclusão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa em que não há sufixo aumentativo.


dentuça.
ricaço.
fogaréu.
Caldeirão.
X bocada.

Leia o texto abaixo. Quarentena de afeto O Brasil tem passado por uma recessão, reflexo do quadro social e sanitário. Ainda assim, segundo Nelo Marraccini, do IPB, mesmo com as dificuldades impostas pela crise que veio junto da pandemia, muitas famílias não deixam de cuidar de seu pet. O abandono aumentou, mas as buscas por adoção subiram 400% de acordo com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa). Entre os que assumiram as “alegrias e agruras” de um animalzinho no período da pandemia, está o casal Marina e Renan Malta do Rio de Janeiro. “Em março do ano passado, quatro meses depois de casados, nós nos vimos trabalhando em home office, sem poder sair de casa. Então resolvemos realizar um sonho e adotar a Lily, um filhote vira-lata de 32 dias. Todo mundo nos dizia que cuidar de um animal dá muito trabalho, mas que compensa, o que é verdade. A gente só não contava que ela apresentasse problemas comportamentais”, conta Marina. “Além de roer quase todos os móveis com seus dentinhos afiados, Lily passou a se sentir a dona da casa entre três e quatro meses, mostrando-se reativa e agressiva. Nesse momento, eu precisei pesquisar tudo sobre o mercado pet e descobri vários serviços e produtos. Contratamos, então, o primeiro adestrador e a colocamos na creche para ajustar a rotina e a socialização. Também conheci os mordedores naturais, que estimulam o instinto do cão e são importantes na preservação do meio ambiente. Assim, ela extravasa toda energia e não rói mais os móveis.” (Revista Proteste) Em “Também conheci os mordedores naturais...”, a palavra destacada teve o seguinte processo de formação:

composição por aglutinação.
composição por justaposição.
derivação regressiva.
derivação prefixal.
derivação sufixal.

Mais conteúdos dessa disciplina