Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao primeiro sinal distintivo do primeiro passaporte, o autor afirma:

(A) a creche necessita adotar uma concepção espontaneísta e extemporânea da experiência educativa, por meio de uma pedagogia otimista, politicamente neutra, asséptica, que não misture os aspectos social e educativo.
(B) a escola infantil deve abrir-se ao ambiente (antropológico, social, de valores) porque isto constitui o primeiro livro de leitura da infância, ilustrado com os “sinais-símbolos-códigos” do conhecimento e da fantasia do seu mundo quotidiano.
(C) a professora, separando as crianças em classes fechadas e isoladas, precisa trabalhar na sua sala de aula e produzir uma experiência educativa que encontre os seus fins em si mesma e no grupo de crianças que atende.
(D) as creches devem mostrar aversão em relação às propostas experimentais da escolarização infantil, sobretudo em relação a um desenvolvimento científico dos serviços da pré-escola e a uma educação intelectual antecipada.
(E) a gestão escolar tem que zelar pelo isolamento e pela separação da escola do ambiente social e cultural mais próximo, desenvolvendo mecanismos que regulem a presença da comunidade e de pais e mães no território interno da unidade de ensino.
User badge image
Perguntas sobre Projetos de Ensino

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que se espera do primeiro sinal distintivo do primeiro passaporte, que parece se referir à educação infantil e à relação da creche/escola com o ambiente e a experiência educativa. (A) A creche necessita adotar uma concepção espontaneísta e extemporânea da experiência educativa, por meio de uma pedagogia otimista, politicamente neutra, asséptica, que não misture os aspectos social e educativo. - Essa opção sugere um isolamento entre o social e o educativo, o que não é uma abordagem recomendada. (B) A escola infantil deve abrir-se ao ambiente (antropológico, social, de valores) porque isto constitui o primeiro livro de leitura da infância, ilustrado com os “sinais-símbolos-códigos” do conhecimento e da fantasia do seu mundo quotidiano. - Esta opção enfatiza a importância do ambiente e da interação social na educação infantil, o que é uma abordagem positiva e inclusiva. (C) A professora, separando as crianças em classes fechadas e isoladas, precisa trabalhar na sua sala de aula e produzir uma experiência educativa que encontre os seus fins em si mesma e no grupo de crianças que atende. - Essa opção sugere um isolamento que não é condizente com as práticas educativas modernas. (D) As creches devem mostrar aversão em relação às propostas experimentais da escolarização infantil, sobretudo em relação a um desenvolvimento científico dos serviços da pré-escola e a uma educação intelectual antecipada. - Essa opção é negativa em relação a inovações e desenvolvimento, o que não é desejável. (E) A gestão escolar tem que zelar pelo isolamento e pela separação da escola do ambiente social e cultural mais próximo, desenvolvendo mecanismos que regulem a presença da comunidade e de pais e mães no território interno da unidade de ensino. - Essa opção também sugere um isolamento, o que não é uma prática recomendada. Após analisar as alternativas, a que melhor se alinha com uma abordagem positiva e inclusiva na educação infantil é a opção: (B) a escola infantil deve abrir-se ao ambiente (antropológico, social, de valores) porque isto constitui o primeiro livro de leitura da infância, ilustrado com os “sinais-símbolos-códigos” do conhecimento e da fantasia do seu mundo quotidiano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina