Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Leia o fragmento de texto a seguir: “[Euclides o construtor da geometria plana] anuncia cinco noções comuns, como verdades óbvias: [...] 1- Coisas iguais a uma mesma coisa são também iguais. 2 - Se iguais são adicionados a iguais, os totais obtidos são iguais 3 - Se iguais são subtraídos de iguais, os totais obtidos são iguais 4 - Coisas que coincidem uma com a outra são iguais 5 - O todo é maior do que qualquer uma de sua”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: SANTOS, A. R. S.; VIGLIONI, H. H. de B.; Geometria Euclidiana Plana. UFS, p. 15. Disponível em: . Acesso em: 28. abr. 2021. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a geometria euclidiana, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas: I. ( ) O mais firme e confiável ramo do conhecimento. II. ( ) Uma geometria circular e complexa. III.( ) A nova geometria que ensinava através de letras ao invés de números. IV.( ) Um tratado matemático que não inspirava confiança aos estudiosos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A V – F – V – F
B V – V – V – F
C V – F – F – F
D F – F – F – V
E F – F – V – F
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas em relação ao fragmento de texto sobre Euclides e a geometria euclidiana: I. ( ) O mais firme e confiável ramo do conhecimento. É verdadeira (V). A geometria euclidiana é considerada um dos ramos mais sólidos da matemática, com fundamentos bem estabelecidos. II. ( ) Uma geometria circular e complexa. É falsa (F). A geometria euclidiana é caracterizada por suas propriedades planas e não é descrita como circular ou complexa nesse sentido. III. ( ) A nova geometria que ensinava através de letras ao invés de números. É falsa (F). A geometria euclidiana utiliza principalmente números e figuras geométricas, não é conhecida por ensinar através de letras. IV. ( ) Um tratado matemático que não inspirava confiança aos estudiosos. É falsa (F). O tratado de Euclides, "Os Elementos", é amplamente respeitado e considerado uma obra fundamental na matemática. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: C) V – F – F – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] Poincaré completa que esta linguagem permite a compreensão das analogias íntimas das coisas que, de outra forma, ficariam incompreensíveis para nós. Mas há dois tipos de matemáticos: aqueles que seguem a lógica (os analistas) e aqueles que seguem a intuição (os geômetras), e ambos tiveram um papel fundamental na história da ciência”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, R. R. P.; MATIAS, A. C. O valor de O Valor da Ciência, de Poincaré, cem anos depois de sua publicação. Sinergia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 27-35, jan/jun. 2005. Disponível em: . Acesso em: 28. abr. 2021. Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, a respeito de Poincaré e seus estudos sobre a intuição racional do número, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas: I. ( ) Poincaré concordava com a tese que o número poderia ser reduzido à lógica de classes e das relações. II. ( ) Poincaré entendia os números como produto de uma intuição racional. III.( ) Para Poincaré, a lógica pura era suficiente para fazer aritmética. IV. ( ) Ao considerar o número inteiro baseado na intuição sintética a priori, Poincaré admite que a intuição é isenta de contradição e que é “construída”. V. ( ) Para Poincaré, a única intuição que é passível de certeza é a intuição do número puro (princípio da indução). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A F - V - F - V - V

Leia o fragmento de texto a seguir:



“Não há ensino-e-aprendizagem fora da ‘procura, da boniteza e da alegria’, dizia-nos Paulo Freire. A estética não está separada da ética. E elas se farão presentes quando houver prazer e sentido no conhecimento que construímos. Por isso, precisamos também saber o que, por que, para que estamos aprendendo”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: GADOTTI, M.; A Escola e o Professor: Paulo Freire e a paixão por ensinar. São Paulo: Editora Publisher Brasil, 200, p. 13. Disponível em: . Acesso em: 28. abr. 2021. 

Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático, sobre os direitos das classes populares a que Freire se refere, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:



I.  ( ) O direito de saber melhor o que já se sabe e o direito de participação da elaboração do saber que ainda não existe.

II. ( ) O direito das crianças de acesso unicamente aos saberes acadêmicos concretos e existentes.

III.( ) O direito de saber os conteúdos formais desconsiderando o senso comum.

IV.( ) O direito de saber o mínimo dos conteúdos em detrimento de atividades práticas.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

AV – F – V – F

BV – V – V – F

CV – F – F – F

DF – F – F – V

EF – F – V – F

 

Mais conteúdos dessa disciplina