Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a informação apresentada e o conteúdo estudado sobre dimensionamento de treliças em aço e em madeira, analise as asserções a seguir e a relação proposição entre elas: I. O método dos nós ou o método das seções pode ser utilizado para a obtenção das forças axiais internas atuantes nas barras de uma treliça plana isostática. Porque: II. A obtenção das forças axiais de tração ou compressão são necessárias para a realização do dimensionamento e verificação de cada elemento da treliça. A seguir, assinale a alternativa correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as asserções: I. O método dos nós ou o método das seções pode ser utilizado para a obtenção das forças axiais internas atuantes nas barras de uma treliça plana isostática. Verdadeiro, ambos os métodos são amplamente utilizados para calcular as forças internas em treliças. II. A obtenção das forças axiais de tração ou compressão são necessárias para a realização do dimensionamento e verificação de cada elemento da treliça. Verdadeiro, conhecer as forças axiais é essencial para o dimensionamento adequado dos elementos da treliça. Agora, vamos verificar a relação entre as proposições: As asserções I e II são verdadeiras, e a II realmente justifica a I, pois a necessidade de obter as forças axiais (II) é uma razão pela qual utilizamos os métodos mencionados (I). Portanto, a alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe as imagens a seguir: A figura (a) indica uma treliça plana, isostática, sob a atuação de uma carga horizontal aplicada ao nó “D” da treliça, no valor de 150 ????????. Os suportes são do 1º gênero para o nó “A”, com restrição à translação horizontal e do 2º gênero no nó “B”, com restrições às translações horizontal e vertical. A figura (b) apresenta as reações nos suportes e as forças internas para cada barra da treliça. Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre dimensionamento de treliças em aço e em madeira, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Se a treliça for em elementos em madeira, deve-se verificar se as barras BC e BD respeitam o limite quanto ao índice de esbeltez em 140. II. ( ) Se a treliça for em elementos em aço, deve-se verificar se as barras BC e BD respeitam o limite quanto ao índice de esbeltez em 200. III. ( ) Se a treliça for em elementos em aço, deve-se verificar se as barras AC e DC respeitam o limite quanto ao índice de esbeltez em 300. IV. ( ) Se a treliça for em elementos em madeira, deve-se verificar se as barras AC e DC respeitam o limite quanto ao índice de esbeltez em 200. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Se a treliça for em elementos em madeira, deve-se verificar se as barras BC e BD respeitam o limite quanto ao índice de esbeltez em 140.
Se a treliça for em elementos em aço, deve-se verificar se as barras BC e BD respeitam o limite quanto ao índice de esbeltez em 200.
Se a treliça for em elementos em aço, deve-se verificar se as barras AC e DC respeitam o limite quanto ao índice de esbeltez em 300.
Se a treliça for em elementos em madeira, deve-se verificar se as barras AC e DC respeitam o limite quanto ao índice de esbeltez em 200.
V, V, V, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, V.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


1. 3, 1, 2, 4.
2. Correta: 4, 2, 3,1.
3. 4, 1, 3, 2.
4. 1, 2, 4, 3.
5. 2, 4, 1, 3.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre flexocompressão em estruturas em madeira, pode-se afirmar que a excentricidade na verificação das peças medianamente esbeltas é utilizada porque:

deve-se considerar o efeito de uma excentricidade provocada por imperfeições geométricas.
há a consideração de uma excentricidade provocada pela atuação de cargas fora do plano principal de flexão.
a excentricidade empregada considera uma redução da resistência devido a possíveis impactos da atuação do fogo.
a excentricidade utilizada é para considerar o efeito do comportamento elástico das tensões até a ruptura.
a excentricidade usada é para considerar o efeito da retração na madeira, provocado pela exposição à umidade.

Os modelos de dimensionamento de estruturas são baseados na análise do comportamento dos elementos estruturais frente a um conjunto de cargas aplicadas. Para as análises, os pontos de apoio (suportes) são modelados de acordo com as restrições que o ponto deve fazer às forças atuantes. Os gêneros de um suporte são classificados de acordo com as restrições impostas. Considerando a informação apresentada e o conteúdo abordado na unidade sobre dimensionamento de treliças, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Um suporte caracterizado como de primeiro gênero irá oferecer resistência à translação vertical ou à horizontal.
II. ( ) Um suporte do segundo gênero irá oferecer resistência em relação à translação vertical e ao momento fletor.
III. ( ) Um suporte do terceiro gênero irá oferecer resistência às translações em relação à vertical e à horizontal.
IV. ( ) Uma estrutura com dois suportes, sendo um do primeiro gênero e um do segundo gênero terá até três reações calculadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


a. V, V, F, F
b. V, F, V, F
c. Correta: V, F, F, V
d. F, F, V, V
e. V, F, V, V

Para a verificação e dimensionamento de elementos estruturais em aço deve-se verificar a peça quanto à ocorrência do efeito de flambagem local, a partir do plano principal de flexão e fora do plano principal da seção, sendo essa verificação realizada a partir da inserção de um coeficiente aplicado à relação entre os momentos atuantes e resistentes. Considerando a informação apresentada e o conteúdo estudado sobre dimensionamento de flexocompressão em estruturas em aço, pode-se afirmar que o coeficiente a ser aplicado à relação entre o momento atuante e o momento resistente (????1) é calculado com base na carga crítica de Euler porque: indica o limite em que a flambagem local pode ser desconsiderada na análise dos elementos. indica o valor máximo da carga axial para o qual o elemento tem resistência. determina o momento em que o elemento estrutural vai do regime plástico para o elástico. é a carga axial máxima que deve ser considerada na flexocompressão. representa a parcela de momento fletor que será gerado e deve ser considerado na flexocompressão.

indica o limite em que a flambagem local pode ser desconsiderada na análise dos elementos.
indica o valor máximo da carga axial para o qual o elemento tem resistência.
determina o momento em que o elemento estrutural vai do regime plástico para o elástico.
é a carga axial máxima que deve ser considerada na flexocompressão.
representa a parcela de momento fletor que será gerado e deve ser considerado na flexocompressão.

Mais conteúdos dessa disciplina