Logo Passei Direto
Buscar
Para a real compreensão da dimensão dessas obras, devemos nos ater não tão somente à engenharia (des)envolvida na construção – aos cálculos e às soluções projetadas –, mas, sobretudo, atentarmos às ações para a satisfação de todas as ações necessárias para a sua consecução. Nesse sentido, devemos ter em mente, dentre outros, a magnitude dos seguintes desafios. Assinale a alternativa que NÃO corresponde.
a. O registro das atividades efetuadas pela maquinaria, sem a obrigatoriedade da execução da manutenção levada a termo para assegurar a confiabilidade e a disponibilidade requeridas.
b. A seleção, o deslocamento e a permanência no canteiro do grande número de trabalhadores requeridos.
c. O treinamento, a formação e a coordenação das mais diversas especialidades, conforme as demandas de cada caso.
d. O aprovisionamento de materiais de uso direto e indireto na obra, inclusive ferramental e equipamentos de proteção.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar a alternativa que NÃO corresponde aos desafios mencionados no contexto da construção de obras, vamos analisar cada uma delas: a) O registro das atividades efetuadas pela maquinaria, sem a obrigatoriedade da execução da manutenção levada a termo para assegurar a confiabilidade e a disponibilidade requeridas. - Esta alternativa fala sobre a importância da manutenção, que é um desafio relevante na construção. b) A seleção, o deslocamento e a permanência no canteiro do grande número de trabalhadores requeridos. - Esta alternativa é um desafio real, pois a gestão de mão de obra é crucial em obras. c) O treinamento, a formação e a coordenação das mais diversas especialidades, conforme as demandas de cada caso. - Esta alternativa também é um desafio importante, pois a qualificação da equipe é fundamental para o sucesso da obra. d) O aprovisionamento de materiais de uso direto e indireto na obra, inclusive ferramental e equipamentos de proteção. - Esta alternativa é um desafio comum e necessário em qualquer obra. Analisando as alternativas, a que NÃO corresponde a um desafio relevante para a construção é a) porque menciona a falta de obrigatoriedade na execução da manutenção, o que não é um desafio em si, mas sim uma falha que pode ocorrer. Portanto, a alternativa correta é a) O registro das atividades efetuadas pela maquinaria, sem a obrigatoriedade da execução da manutenção levada a termo para assegurar a confiabilidade e a disponibilidade requeridas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso, referente ao Coeficiente ou Índice de Frequência (IF).
( ) representa o número de acidentes sem afastamentos a cada 1 × 106 homens-hora trabalhadas durante um dado período.
Verdadeiro
Falso

Assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso, relacionado aos acidentes em grandes obras.
( ) O que torna uma obra mais perigosa é a complexidade das atividades, o tamanho das peças a serem construídas, transportadas e içadas, além das características do meio ambiente de trabalho local onde as obras são feitas.
( ) No caso de construção de hidrelétricas, enquadrado no grau de risco médio de acidentes e doenças profissionais no trabalho e estão enquadradas na NR-18 que estão expostas a agentes físicos (ruídos, radiações não ionizantes), químicos (poeira mineral, metálica etc.) e biológicos (exposição a agentes biológicos, riscos de lesão ou contaminação).
( ) Os riscos existentes em uma obra são resultado de algumas variáveis como método construtivo, equipamentos utilizados, condições climáticas, acesso, quantidade, volume e tamanho dos materiais utilizados, trabalhos sobrepostos, número de trabalhadores etc.
( ) O auditor fiscal do trabalho em São Paulo, Antônio Pereira do Nascimento, diz que uma das grandes preocupações é o atendimento do cronograma da obra quando está atrasada. “Um volume maior de horas extras, prêmios para atendimento da demanda, trabalhadores sem o preparo adequado sendo iniciados no canteiro de obra e com isso os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais acabam surgindo.”
a. V, V, V, V
b. V, F, F, V
c. F, V, F, V
d. V, F, V, F
e. V, V, F, F

Assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso, relacionado as citações sobre a gestão de segurança das grandes obras.
( ) Alberto Pereira - “É preciso ter uma boa gestão de consequências (multas e retenções) junto às contratadas em caso de descumprimentos de ações de segurança, acidentes e incidentes.”
( ) Juliana de Araújo Torre - “É preciso conscientizar para depois cobrar, não dá para exigir do trabalhador se ele não estiver conscientizado.”
( ) Rubens de Azevedo Carvalho Neto - “... a partir da identificação de um comportamento inseguro, os trabalhadores são estimulados também a fazer notificações desses desvios, por intermédio de cartões.”
( ) Luísa Tânia Rodrigues - “O que se vê com frequência é a falta de planejamento ou previsão do modo seguro de executar o serviço ou etapa da obra.”
a. F, V, V, V
b. F, F, F, V
c. F, V, V, F
d. V, V, F, V
e. V, F, V, V

O Código de Ética do Profissional do Sistema CONFEA (Anexo à Resolução n. 1.002, de 26/11/2002), estabelece no item III, alínea ‘e’ do Art. 10, como conduta vedada, isto é, proibida no tocante aos trabalhadores.
Assinale a alternativa correta referente ao exercício profissional da Engenharia.
a. “não descuidar com as medidas de saúde e segurança aos seus cuidados”, assim como “não impor ritmo de trabalho excessivo ou exercer pressão psicológica ou assédio moral sobre os colaboradores” (alínea ‘g’ deste mesmo artigo e item).
b. “descuidar com as medidas de saúde e segurança aos seus cuidados”, assim como “impor ritmo de trabalho excessivo ou exercer pressão psicológica ou assédio moral sobre os colaboradores” (alínea ‘g’ deste mesmo artigo e item).
c. “descuidar com as medidas de saúde e segurança aos seus cuidados”, assim como “não impor ritmo de trabalho excessivo ou exercer pressão psicológica ou assédio moral sobre os colaboradores” (alínea ‘h’ deste mesmo artigo e item).
d. “descuidar com as medidas de saúde e segurança aos seus cuidados”, assim como “não impor ritmo de trabalho excessivo e não exercer pressão psicológica ou assédio moral sobre os colaboradores” (alínea ‘b’ deste mesmo artigo e item).

Assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso, relacionado aos acidentes em grandes obras. ( ) O Empire State Building (381 m, anos 1930), o mais alto edifício do mundo por um largo período de tempo, registra em sua construção números entre 5 e 10 mortes de operários. ( ) O Canal do Panamá (80 km de extensão, iniciado em 1880 e construído em duas etapas: franceses à frente até 1889, nesse período há o registro de, pelo menos, 20 mil mortes; e de 1900 a 1914, a obra foi realizada pelos americanos, quando são computadas outras 6 mil mortes oficiais) é a obra mundial recordista em óbitos de trabalhadores (mais de 25 mil ao longo de seus 35 anos). ( ) a construção da Torre Eiffel (324 m de altura e peso de cerca de 10.000 ton., 1889-1900), na França, não registrou nenhum acidente fatal em todas as suas etapas, desde a confecção, transporte e montagem de suas 18.000 peças de aço, maior parte das quais fundidas e unidas por cerca de 2,5 milhões de rebites, o que nos leva a crer que, apesar de toda a grandiosidade de uma obra, é possível a sua conclusão sem perda de vidas humanas. ( ) A Ponte Rio-Niterói, ícone da Engenharia Civil de nosso país (13 km de extensão, anos 1950), registra, oficialmente, que menos de 20 operários faleceram em sua construção. Contudo, ecoa a lenda de que para cada um de seus pilares, repousa sob o concreto um ou mais trabalhadores.
a. F, F, V, V
b. F, V, V, V
c. V, V, V, V
d. V, V, F, F
e. V, V, V, F

Convém destacar que “Expor a vida ou a saúde de outrem – a sua integridade – a perigo direto e iminente”, nos termos do art. 132 do Código Penal Brasileiro (CPB), é crime de perigo ou de mera exposição, que não necessita da consumação da lesão para que o tipo penal seja satisfeito.
Ou seja, para que tenha havido o crime, assinale a alternativa correta.
a. nenhuma das alternativas corretas.
b. não será possível instaurar o processo criminal com o advento do acidente de trabalho em si, pois é necessário o nexo causal para existir as condições para o evento danoso.
c. será possível instaurar o processo criminal sem o advento do acidente de trabalho em si, sendo bastante para tal medida a existência das condições para o evento danoso.
d. será possível instaurar o processo criminal sem o advento do acidente de trabalho em si, desde que tenha o nexo causal das condições para o evento danoso.

Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso, quanto uma das atribuições da CIPA quanto acidentes do trabalho.
( ) analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s).
a. F, V, V, V
b. F, F, F, V
c. F, V, V, F
d. V, F, V, V
e. V, V, F, V

Mais conteúdos dessa disciplina