Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
07. A teoria da Relatividade Especial prediz que existem situações nas quais dois eventos que acontecem em instantes diferentes, para um observador em um dado referencial inercial, podem acontecer no mesmo instante, para outro observador que está em outro referencial inercial. Ou seja, a noção de simultaneidade é relativa e não absoluta. A relatividade da simultaneidade é consequência do fato de que:
a) a teoria da Relatividade Especial só é válida para velocidades pequenas em comparação com a velocidade da luz.
b) a velocidade de propagação da luz no vácuo depende do sistema de referência inercial em relação ao qual ela é medida.
c) a teoria da Relatividade Especial não é válida para sistemas de referência inerciais.
d) a velocidade de propagação da luz no vácuo não depende do sistema de referência inercial em relação ao qual ela é medida.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A relatividade da simultaneidade é um dos conceitos fundamentais da Teoria da Relatividade Especial de Einstein. Esse conceito surge da constatação de que a velocidade da luz no vácuo é constante e não depende do movimento do observador. Vamos analisar as alternativas: a) A teoria da Relatividade Especial só é válida para velocidades pequenas em comparação com a velocidade da luz. - Incorreto, pois a teoria é válida para velocidades próximas à da luz. b) A velocidade de propagação da luz no vácuo depende do sistema de referência inercial em relação ao qual ela é medida. - Incorreto, pois a velocidade da luz é constante em todos os referenciais inerciais. c) A teoria da Relatividade Especial não é válida para sistemas de referência inerciais. - Incorreto, pois a teoria é precisamente formulada para sistemas de referência inerciais. d) A velocidade de propagação da luz no vácuo não depende do sistema de referência inercial em relação ao qual ela é medida. - Correto, essa é uma das premissas fundamentais da Relatividade Especial e é a razão pela qual a simultaneidade é relativa. Portanto, a alternativa correta é: d) a velocidade de propagação da luz no vácuo não depende do sistema de referência inercial em relação ao qual ela é medida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina