Logo Passei Direto
Buscar
A respeito do alotransplante intervivo, é correto afirmar, EXCETO:
É permitida a doação quando se tratar de órgãos duplos.
Deve respeitar ao preceito ético da não maleficência do doador.
A doação pode ocorrer mesmo que implique em grave comprometimento das funções vitais do doador.
É permitida a doação de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo cuja retirada não prejudique o organismo do doador.
Implica na utilização de órgãos e tecidos específicos.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa que é incorreta (EXCETO) em relação ao alotransplante intervivo é: "A doação pode ocorrer mesmo que implique em grave comprometimento das funções vitais do doador." Essa afirmação vai contra o princípio ético da não maleficência, que preconiza que não se deve causar dano ao doador. Portanto, a doação não deve comprometer gravemente a saúde ou as funções vitais do doador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o conceito de ética marque a alternativa que NÃO representa uma alternativa correta.
Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, sendo definida através de leis específicas.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
Ética é o Julgamento da validade das morais.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
Ao conviver em sociedade o homem percebeu a necessidade de 'regras' que regulamentassem esse convívio.

A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
filantropismo ético.
egoísmo ético.
altruísmo ético.
coletivismo ético.
servidão ética.

Nietzsche analisa os valores da cultura europeia, os quais vê encarnados no cristianismo, socialismo e igualitarismo democrático, sustentando que são formas de uma moral a ser superada mediante a formulação de um ponto vista além do bem e do mal. Em relação a esta degradação valorativa é correto afirmar que:
ele baseia sua teoria no bem e no mal.
ele baseia sua teoria em Deus.
ele funde a vontade de viver ou vontade de potência, girando em torno da dimensão de forças e instintos como criadoras de valores situados dentro da moral tradicional.
ele baseia sua teoria no sistema capitalista e no lucro.
ele opõe a vontade de viver ou vontade de potência, girando em torno da dimensão de forças e instintos como criadoras de valores situados fora da moral tradicional.

A felicidade humana faz parte do trabalho de pesquisa de Pedro. Ele já observou que para o homem ser feliz é necessário que ele sinta prazer nas coisas à sua volta e isso tem a ver com as características da busca pelo bem e pela perfeição, pois ninguém gosta de ser criticado ou ficar triste. Aristóteles, assim como Pedro também estudou a felicidade, só que no campo da ética dentro da Filosofia Moral. De acordo com este pensador:
O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
O campo ético deveria impor a conduta humana o conceito de felicidade.
O campo ético deveria preparar para a felicidade.
O campo ético por ser um conjunto de normas e regras, deve ser utilizado somente quando for estritamente necessário.
O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de extinguir a conduta humana.

No período medieval, os pensadores cristãos conceberam a teonomia, que significa:
entender o outro como impróprio
buscar a força bruta para o enfrentamento
facilitar a congruência de pensamentos
facilitar o afastamento das pessoas
encontrar em Deus os princípios da vida moral

A noção de que o bem só é possível quando compartilhado ao nível social, que o ético se faz a partir do todo social e não a partir da ação individual, faz parte das discussões da:
Ética contemporânea
Ética moralista
Moral acidental
Legislação vigente
Ética individual

Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.

Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
meios de comunicação de massa
meios extraordinários
meios políticos
meios ordinários
meios publicitários

"Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o "todo é maior do que a soma de suas partes". Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física". A partir dos conceitos básicos de bioética qual princípio tal definição está relacionada:
Princípio da santidade da vida humana.
Princípio dos meios ordinários e extraordinários de tratamento.
Princípio da totalidade.
Princípio do duplo efeito.
Princípio da justiça.

O campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos, denomina-se:
Amoral.
Imoral.

M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apoia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
Princípio do duplo efeito
Princípio do fenômeno trivial
Princípio da tripla decisão
Princípio da decisão médica
Princípio da consciência de doença

O evento constituído por um tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra, incluindo médicos, ocorrido entre 1945 e 1946, na Alemanha, denomina-se:
Linguagem de Hitler
Avaliação de Casos
Determinação Jurídica
Julgamento de Nuremberg
Evento de Guerra

No histórico do controle de pesquisas envolvendo seres humanos, um dos pontos ressaltados pela Declaração de Helsinque é:
A proporcionalidade entre os riscos e benefícios das pesquisas com seres humanos.
A determinação de que toda pesquisa deve ser invasiva sem se preocupar com os resultados.
A não responsabilização do profissional de saúde pelos riscos envolvidos na pesquisa e suas consequências.
A participação involuntária de sujeitos humanos em pesquisas biomédicas.
A garantia de que os riscos devem ser sempre maiores que os benefícios nas pesquisas com seres humanos.

A respeito do procedimento de avaliação de riscos e benefícios nas pesquisas com seres humanos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta:
Está correto apenas o que se afirma em:
I ¿ Os riscos se tornam aceitáveis quando a pesquisa oferecer elevada possibilidade de entendimento, prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito.
II ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício esperado for de grande importância.
III ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício for igual ou maior que o de outra alternativa já conhecida.
I e II
I
I, II e III
I e III
II e III

Em pesquisas com seres humanos não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido, ou seja, do qual não temos ainda as possíveis dimensões de sua ocorrência. Por isso, se fazem necessários procedimentos de análise prévia e prevenção de riscos para que não haja prejuízos à vida humana. Essa avaliação de risco relaciona-se com o Princípio da:
Precaução
Acessibilidade
Justiça
Equidade
Totalidade

O princípio que associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo os princípios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana, denomina -se:
Princípio da tangenciabilidade emocional
Princípio de vulnerabilidade
Principio do duplo efeito
Princípio da intangibilidade corporal
Princípio da solidariedade

Uma importante questão ética envolvida na doação de órgão por cadáveres foi, por muito tempo, o critério de caracterização de morte. O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM 1480/97, alterou o critério de morte cardiorrespiratória para a morte encefálica, possibilitando grande avanço na viabilidade e efetividade das doações.
Assim, neste tipo de doação por cadáver, a questão, hoje, resume-se praticamente à forma de obtenção (de):
oriunda de tráfico de órgãos.
oriunda de assassinato para obtenção de órgãos.
Doação voluntária, consentimento presumido, manifestação compulsória ou abordagem de mercado.
apenas oriunda de acidentes de trânsito.
Doação involuntária, não consentimento presumido, não manifestação compulsória ou falta de abordagem de mercado.

Com relação à doação de órgãos de cadáver no Brasil, é correto afirmar que:
Fundamenta-se no chamado consentimento presumido.
Não é possível a doação de órgãos de cadáver no Brasil.
Só é possível quando o doador expressa por escrito sua vontade.
Todo e qualquer cadáver é doador de órgãos.
Quando não há vontade expressa a decisão é de responsabilidade da família.

Mais conteúdos dessa disciplina