Logo Passei Direto
Buscar
À luz do Código de Processo Civil, julgue os seguintes itens, a respeito de competência interna, modificação de competência e conexão. I A prevenção para julgamento de ações conexas se dá pelo registro ou distribuição da petição inicial, ainda que perante juiz incompetente em razão da matéria. II Julgada uma das ações, deixa de existir motivo para a reunião dos processos em razão de conexão. III A reunião de processos conexos visa facilitar sua instrução e evitar julgamentos conflitantes e contraditórios. Assinale a opção correta.
A Apenas os itens I e II estão certos.
B Apenas os itens I e III estão certos.
C Apenas os itens II e III estão certos.
D Todos os itens estão certos.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada um dos itens: I. A prevenção para julgamento de ações conexas se dá pelo registro ou distribuição da petição inicial, ainda que perante juiz incompetente em razão da matéria. Falso. A prevenção ocorre quando a petição inicial é distribuída a um juiz competente, e não a um juiz incompetente. II. Julgada uma das ações, deixa de existir motivo para a reunião dos processos em razão de conexão. Falso. Mesmo que uma das ações seja julgada, a conexão pode persistir, especialmente se houver outros processos que ainda precisam ser julgados e que estão relacionados. III. A reunião de processos conexos visa facilitar sua instrução e evitar julgamentos conflitantes e contraditórios. Verdadeiro. Este item está correto, pois a reunião de processos conexos realmente tem como objetivo facilitar a instrução e evitar decisões conflitantes. Com base na análise, apenas o item III está correto. Portanto, a alternativa correta é: B Apenas os itens I e III estão certos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nos Termos do Código de Processo Civil, nesse caso, a ação deve ser proposta no foro do domicílio:
A da autora
B do réu
C do casal
D da genitora do réu

Com base no Código de Processo Civil, sobre competência, analisar os itens abaixo:
A Os itens I e II estão corretos.
I. A incompetência, absoluta ou relativa, será alegada como questão preliminar de contestação.
II. A decisão proferida por juízo incompetente perderá seu efeito, ainda que não tenha sido proferida outra decisão por juízo competente.
A Os itens I e II estão corretos.
B Somente o item I está correto.
C Somente o item II está correto.
D Os itens I e II estão incorretos.

Julgue os seguintes itens, no que se refere a regras de competência para a atividade jurisdicional cível.
De acordo com o CPC, estão certos apenas os itens:
I O foro do local do imóvel possui competência territorial absoluta para julgar ação de reintegração de posse.
II Os atos decisórios praticados pelo juízo absolutamente incompetente são nulos de pleno direito e, portanto, impreterivelmente ineficazes.
III A execução de título extrajudicial pode ser ajuizada no foro do local em que foi praticado o ato ou ocorreu o fato que deu origem ao título, independentemente de o executado não mais residir nessa localidade.
IV O juízo em que foi prolatada sentença de mérito terá competência funcional exclusiva para processar o cumprimento provisório ou definitivo da referida decisão.
A I e III.
B II e III.
C II e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Nessa situação hipotética, segundo as normas do Código de Processo Civil acerca da função jurisdicional e de sucessão hereditária, o inventário e a partilha do bem imóvel da falecida situado no Brasil competem:
A exclusivamente à autoridade judiciária brasileira, embora a autora da herança tenha domicílio fora do Brasil e nacionalidade estrangeira.
B exclusivamente à autoridade judiciária da França, local de óbito da autora da herança.
C exclusivamente à autoridade judiciária da Inglaterra, país de residência da autora da herança.
D concorrentemente à autoridade judiciária brasileira, à francesa e à inglesa.
E exclusivamente à autoridade judiciária da Espanha, país de origem da autora da herança e de residência dos seus filhos.

Segundo dispõe o Código de Processo Civil, quando o incapaz for réu, o foro competente será:
A Do domicílio do representante ou do assistente do incapaz.
B Do Ministério Público com competência, em tese, para defender os interesses do incapaz.
C Dos genitores do incapaz, ainda que destituídos do poder familiar.
D Do local onde se encontra o incapaz.

Sobre as normas de modificação de competência, é correto afirmar que:
A o foro contratual não obriga os herdeiros e sucessores das partes;
B as partes podem modificar a competência em razão do valor, da matéria e do território, elegendo o foro consensualmente;
C a abusividade da cláusula de eleição de foro poderá ser alegada pelo réu a qualquer tempo, uma vez que se trata de matéria de ordem pública;
D a reunião das ações ajuizadas em separado far-se-á no juízo prevento, mas não serão decididas simultaneamente, salvo em caso de questão prejudicial;
E a cláusula de eleição de foro, se considerada abusiva, pode, até a citação, ser reputada ineficaz de ofício pelo juiz, que determinará a remessa dos autos ao juízo do foro de domicílio do réu.

É correto afirmar sobre a intervenção de terceiros no processo civil.
A) A intervenção de amicus curiae poderá alterar a competência do processo, bem como, a critério do juízo, autorizar o interveniente a acrescentar novos argumentos à petição inicial, procedendo-se em seguida à citação do réu.
B) Feita a denunciação pelo autor, o denunciado poderá assumir a posição de litisconsorte do denunciante, recebendo o processo no estado em que se encontre, quando passará a integrar o polo ativo da demanda.
C) Na denunciação da lide, caso o denunciante seja vencedor na ação principal, o denunciado será condenado a suportar os honorários advocatícios em favor do procurador do denunciante.
D) O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.
E) A decisão do juízo que admitir o ingresso de amicus curiae é recorrível por meio de agravo de instrumento.

Acerca da litigância de má-fé, assinale a opção correta.
A) Não configura litigância de má-fé a interposição de recurso meramente protelatório.
B) Não configura litigância de má-fé proceder de modo temerário em qualquer incidente ou ato do processo.
C) Responde por perdas e danos aquele que litigar de má-fé como autor, réu ou interveniente.
D) O valor da multa arbitrada pelo juiz ao litigante de má-fé está limitado a dez salários mínimos.
E) Se dois ou mais litigantes de má-fé se coligarem para lesar a parte contrária, o juiz deverá condenar cada um na proporção de seu respectivo interesse na causa.

Nessa hipótese, considerando que estamos diante de tutela de direito que admite a autocomposição, de acordo com as regras procedimentais estabelecidas no CPC, é correto afirmar que:
A) o juiz deve manter a audiência e advertir as partes que a ausência injustificada ao compromisso designado acarretará a imposição de multa.
B) o réu possui o ônus de apresentar sua contestação até o momento em que pede o cancelamento da audiência de conciliação, sob pena de preclusão e incidência dos efeitos da revelia.
C) as partes continuam com o dever de comparecer à audiência, sob pena de extinção do processo ou caracterização de revelia.
D) houve equívoco na designação de audiência de conciliação porque o desinteresse manifestado pelo autor na petição inicial já seria, por si só, suficiente para que a audiência não fosse realizada.
E) o termo inicial do prazo que o réu possui para oferecer contestação inicia-se na data do protocolo do pedido de cancelamento da audiência de conciliação.

Mais conteúdos dessa disciplina