Os livros didáticos e paradidáticos devem ser trocados periodicamente. No caso das instituições públicas os livros são substituídos por novos a cada: quatro anos. cinco anos. um ano. dois anos. três anos.
Com relação à escolha dos livros didáticos, considere as seguintes afirmativas, marcando V para verdadeira e F para falsa. ( ) A equipe pedagógica das instituições contempladas pelo PNLD tem autonomia de escolha do material didático que deseja trabalhar. ( ) É necessário e importante conhecer o Programa Nacional do Livro Didático, no sentido de conhecer, apontar e decidir os critérios para que as obras estejam de acordo com a proposta pedagógica que se trabalha é fundamental. ( ) Não é necessário 'possibilitar o desenvolvimento de dez competências gerais da BNCC'. ( ) Aspectos, como a localidade onde a instituição está inserida, devem ser considerados na hora de escolher o livro didático que será usado em sala de aula. F, F, V, F. V, V, V, V. V, V, F, V. F, V, V, F. F, F, F, F.
(FGV - 2016 - SME – SP) O livro didático é peça importante no processo de aprendizagem e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser cuidadosamente realizadas. Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro didático, analise as afirmativas a seguir. I Não deve propiciar situações textuais de preconceitos discriminatórios. II Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias apresentadas. III Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes. II e III, apenas. II, apenas. I e III, apenas. I, II e III. I e II, apenas.