Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
[…] Considera a linguagem como um sistema não autônomo, o qual surge da necessidade de comunicação entre os membros de uma comunidade, e que está sujeito às limitações impostas pela capacidade humana de adquirir e processar conhecimento. O fragmento caracteriza:
A visão funcionalista;
User badge image
Pedagogiando

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

O fragmento que você apresentou caracteriza a visão funcionalista da linguagem. Essa abordagem entende a linguagem como um sistema que não existe isoladamente, mas sim em função das necessidades de comunicação e interação social entre os indivíduos de uma comunidade. Além disso, reconhece que a linguagem é influenciada pelas capacidades cognitivas humanas, ou seja, como as pessoas adquirem e processam informações. Portanto, a resposta correta é que o fragmento reflete a perspectiva funcionalista da linguagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As relações entre informação explícita e conhecimentos pressupostos como partilhados podem ser estabelecidas, por meio de quais estratégias?
Estratégias de “sinalização textual”.

Se dá quando um grupo utiliza palavras do português dando-lhes novos sentidos, criando um léxico especial, uma ‘língua’ entendida somente pelos iniciados, é chamada de:
gíria

Os textos literários e os textos não literários são todos produzidos com as mesmas palavras pertencentes do vocabulário dos idiomas. Sendo assim, de que maneira é possível diferenciar um texto literário de um texto não literário?
O texto literário preocupa-se mais com a forma como as informações são passadas do que com a próprias informações; o texto não literário tem como objetivo passar informações.

Fala-se muito sobre a importância da leitura e sobre como desenvolver essa habilidade. Se você precisasse explicar qual é a relevância da leitura na escola, qual alternativa estaria correta?
A leitura é importante porque as pessoas precisam ser capazes de transitar entre os diferentes tipos de texto com que se deparam no dia a dia, como bula de remédios, leis, etc.

Os fundamentos teórico-metodológicos da língua materna estão baseados nos estudos linguísticos da enunciação, que consideram a língua na dimensão interacional e discursiva. Reflita sobre como esses fundamentos impactam as práticas de oralidade e análise linguística e assinale a afirmação correta:
As aulas de Língua Portuguesa não podem excluir as convenções sociais e os registros formais da comunicação oral; daí a importância do trabalho com gêneros orais.

Cada período/escola literária apresenta especificidades que indicam um tempo histórico, econômico e social para o contexto de produção. Em Portugal, não foi diferente: conforme a sociedade foi se desenvolvendo, a literatura produzida foi se modificando. Levando em conta isso, responda: em qual período da literatura portuguesa eram adotados pseudônimos pastorais, por exemplo, para que o fingimento poético fosse maior e para imaginar-se uma vida em um mundo habitado por deuses e por ninfas, em um tempo fictício e utópico?
Arcadismo.

Sabe-se que a língua portuguesa e literatura é um patrimônio inseparável da cultura brasileira, pois embora tenhamos autonomia, nossa língua e cultura eram as mesmas, por isso a necessidade de entender melhor a literatura portuguesa, que foi absorvida por escritores brasileiros em diferentes momentos da nossa história. Portanto, o diálogo entre a literatura brasileira e portuguesa também deve ser levado em conta um a vez que um a literatura enriquece a outra. Como é chamada a tradição que está na literatura oral de cordel, nas canções da MPB, nos autos natalinos, e em obras de grandes poetas brasileiros, com os simbolistas Alfonsus de Guimaraens a Cecília Meirelles?
A tradição lírica portuguesa.

O Trovadorismo, como gênero dos primórdios da literatura portuguesa, data do período de 1198 a aproximadamente 1418. O poeta é denominado trovador, do qual derivam trovadorismo e trovadoresco. Este deveria ser capaz de compor, achar sua canção, cantiga ou cantar, e o poema implicava o canto e o acompanhamento musical. Dois tipos principais representam a poesia desse período assinale a alternativa que os apresenta:
A poesia lírico-amorosa e a satírica.

Mais conteúdos dessa disciplina