Logo Passei Direto
Buscar
Tratando-se do código de ética do profissional de secretariado em seu Capítulo VI – Das Relações com a Empresa e Art. 10 temos que, "Compete ao Profissional, no pleno exercício de suas atividades", exceto a opção:
a. atuar como figura-chave no fluxo de informações desenvolvendo e mantendo de forma dinâmica e contínua os sistemas de comunicação.
b. agir como elemento facilitador das relações interpessoais na sua área de atuação.
c. identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas.
d. utilizar-se da proximidade com o superior imediato para obter favores pessoais ou estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que é esperado do profissional de secretariado conforme o Código de Ética: a) atuar como figura-chave no fluxo de informações desenvolvendo e mantendo de forma dinâmica e contínua os sistemas de comunicação. - Esta opção está alinhada com as responsabilidades do profissional de secretariado. b) agir como elemento facilitador das relações interpessoais na sua área de atuação. - Também está de acordo com o papel do profissional de secretariado. c) identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas. - Esta opção é coerente com as expectativas do profissional. d) utilizar-se da proximidade com o superior imediato para obter favores pessoais ou estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais. - Esta opção é claramente antiética e não condiz com as responsabilidades do profissional de secretariado. Portanto, a opção que não compete ao profissional, conforme o Código de Ética, é: d) utilizar-se da proximidade com o superior imediato para obter favores pessoais ou estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A profissão de secretariado surgiu nas civilizações antigas, na figura dos escribas, que foram os primeiros a serem conhecidos como assessores, profissionais que dominavam a escrita, com alto nível de intelectualidade e conhecimento cultural e, por isso, ocupavam lugares de prestígio na sociedade, eram respeitados por todos, além de colaborarem na perpetuação do conhecimento por meio da prática da escrita.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

Qual a lei que Dispõe sobre a atividade de Secretário e dá outras providências?
a. Lei 11.556, de 12 de setembro de 1988
b. Lei 6.556, de 5 de setembro de 1978
c. Lei 8.656, de 5 de setembro de 1978
d. Lei 7.556, de 12 de setembro de 1988

Podemos afirmar que o secretário envolve-se com a projeção de ações, delineamento dos objetivos, definição de prioridades e prazos e a metodologia a ser adotada na ação, ou seja, preocupa-se com o que fazer, para que fazer, quando fazer, além do como fazer.
Verdadeiro
Falso

Podemos afirmar que a atuação do secretário hoje é muito é bem mais operacional do que estratégica, fazendo-se, portanto, respeitada e valorizada pelo mercado.
Verdadeiro
Falso

Azevedo e Costa igualmente indicam a alteração do perfil secretarial, sinalizando a necessidade de competência em, exceto a opção:
a. assessoria que diz respeito à capacidade de trabalhar ao lado dos centros de poder e decisão.
b. empreendedorismo que representa a capacidade reflexiva e criativa para identificar e solucionar problemas e promover práticas inovadoras.
c. gestão, compreendendo o exercício das funções de planejamento, organização, liderança e controle.
d. assessoria que diz respeito ao exercício das funções de planejamento, organização, liderança e controle.

Diante do exposto, o termo competência é utilizado para representar um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que agregam valor à organização e ao indivíduo. Deste modo, a competência compreende o domínio de diferentes saberes.
Não faz parte desses saberes a opção:
a. Saber fazer
b. Saber dizer
c. Saber
d. Saber ser