Logo Passei Direto
Buscar
Antônio está atuando com uma turma de educação infantil na cidade de São Miguel do Iguaçu (PR) e preparou um plano de aula considerando o uso da massa de modelar como forma de observar a coordenação motora, a relação com as cores e as formas, dentre outros objetivos. Contudo, no dia da aula a unidade escolar e as crianças não dispunham de tal material. O que deve ser feito por Antônio para organizar-se frente a essa situação?
Antônio deve criticar a má gestão da escola devido à sua falta de insumos.
Antônio deve suspender a aula, dada a sua frustração.
Por ter realizado um plano de aula, Antônio deve abandoná-lo e fazer outra atividade sem as mesmas finalidade.
Por ter realizado um plano de aula e ter ciência dos objetivos, Antônio pode adaptar sua ação pedagógica para o ensino das cores e das formas a partir de outros suportes, incentivando as crianças em sua coordenação motora por meio do desenho com lápis de colorir, por exemplo.
Por ter realizado um plano de aula e ter ciência dos objetivos, Antônio pode adaptar sua ação pedagógica oferecendo uma aula sem qualquer semelhança com os objetivos do plano de aula.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A melhor abordagem para Antônio, diante da falta de massa de modelar, é adaptar sua ação pedagógica. Ele pode continuar a trabalhar os objetivos de ensino das cores e das formas utilizando outros materiais, como lápis de colorir, papel e até mesmo atividades de movimento que estimulem a coordenação motora. Assim, ele mantém o foco nos objetivos da aula, mesmo sem o material planejado. Portanto, a opção correta seria: "Por ter realizado um plano de aula e ter ciência dos objetivos, Antônio pode adaptar sua ação pedagógica para o ensino das cores e das formas a partir de outros suportes, incentivando as crianças em sua coordenação motora por meio do desenho com lápis de colorir, por exemplo."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho abaixo: “[...] São planejamentos de curso, de disciplina, de conteúdos, de atividades, de aulas, de provas, planejamento de reuniões para planejar, planejamento e mais planejamentos, enfim, só se planeja e pouco ou nada se executa a não ser planejar.” MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como Planejar?. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p.37. Essa é uma impressão bastante comum entre os docentes na educação básica. Diante do trecho, assinale a alternativa que demonstra uma motivação para a situação colocada.
O trecho explora o mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos, sendo a responsabilidade desse fracasso exclusivamente das secretarias de educação.
O trecho coloca uma verdade, afinal, os professores são submetidos a uma série de planejamentos e não cabe a eles criar sentido nessa papelada.
O trecho trata do mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos, sendo a responsabilidade desse fracasso unicamente dos professores que não fazem os planos darem certo.
O trecho é um incômodo vazio, afinal, um professor sozinho é capaz de superar essas questões de modo rápido e simples.
O trecho discute o mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos. Essa sensação deve ser driblada com a vigilância constante sobre as metas e acordos firmados, de modo que elas sejam executadas no cotidiano escolar e ao longo do ano letivo, de forma leve e significativa para os sujeitos da escola.

Mais conteúdos dessa disciplina