Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Durante uma aula prática na UBS você recebe uma paciente que procura o serviço referindo a necessidade de iniciar algum método contraceptivo. Diante do exposto na protocolo de atenção básica: saúde das mulheres do MS (2016), você deve estar atento há alguns cuidados na avaliação, exceto:
a) Registrar os antecedentes pessoais ginecológicos, sexuais, obstétricos e patológicos (com atenção especial às IST e às doenças cardiovasculares e metabólicas).
b) No acolhimento questionar qual o método de escolha da paciente, preencher o registro e dispensar aquele método escolhido pela cliente, sem necessidade de uma avaliação detalhada.
c) Indagar sobre o conhecimento e uso prévio de métodos anticoncepcionais.
d) Selecionar o método mais adequado a partir dos critérios de elegibilidade dos métodos anticoncepcionais que permitem escolher com segurança aquele(s) mais adequado(s) para cada pessoa.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos cuidados na avaliação de uma paciente que busca iniciar um método contraceptivo, conforme o protocolo de atenção básica: a) Registrar os antecedentes pessoais ginecológicos, sexuais, obstétricos e patológicos (com atenção especial às IST e às doenças cardiovasculares e metabólicas). - Esta é uma prática importante e necessária na avaliação. b) No acolhimento questionar qual o método de escolha da paciente, preencher o registro e dispensar aquele método escolhido pela cliente, sem necessidade de uma avaliação detalhada. - Esta alternativa sugere que não é necessário realizar uma avaliação detalhada, o que vai contra as boas práticas de saúde, pois a escolha do método deve ser acompanhada de uma avaliação adequada. c) Indagar sobre o conhecimento e uso prévio de métodos anticoncepcionais. - Essa é uma parte importante da avaliação, pois ajuda a entender a experiência da paciente. d) Selecionar o método mais adequado a partir dos critérios de elegibilidade dos métodos anticoncepcionais que permitem escolher com segurança aquele(s) mais adequado(s) para cada pessoa. - Isso é fundamental para garantir a segurança e a eficácia do método escolhido. Diante da análise, a alternativa que apresenta um cuidado que não deve ser seguido é: b) No acolhimento questionar qual o método de escolha da paciente, preencher o registro e dispensar aquele método escolhido pela cliente, sem necessidade de uma avaliação detalhada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4- (OT 3 – Saúde sexual e reprodutiva das mulheres) A Lei 14.443, de 2022 altera a Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, para determinar prazo para oferecimento de métodos e técnicas contraceptivas e disciplinar condições para esterilização no âmbito do planejamento familiar. Sobre a nova legislação é correto afirmar:
a- Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 21 (vinte e um) anos de idade ou, pelo menos, com 2 (dois) filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 30 (trinta) dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, inclusive aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce;
b- Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 24 (vinte e quatro) anos de idade ou, pelo menos, com 2 (dois) filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, inclusive aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce;
c- Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 21 (vinte e um) anos de idade ou, pelo menos, com 1 (um) filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, inclusive aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce;
d- em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 21 (vinte e um) anos de idade ou, pelo menos, com 2 (dois) filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, inclusive aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce;

Mais conteúdos dessa disciplina