Logo Passei Direto
Buscar
Em 1994, a FAO e o INCRA diferenciaram os dois principais modelos de produção agropecuária do Brasil: patronal e familiar. Assinale a alternativa em que aparecem as características que melhor representam o modelo familiar.
a. Separação entre gestão e trabalho / lucro é o fator determinante de todas as ações / ênfase na diversificação produtiva.
b. Ênfase em práticas agrícolas padronizáveis / tendência à especialização produtiva / a propriedade é o local de residência.
c. Agricultura de capital intensivo / trabalho assalariado predominante / prevalência de práticas agrícolas padronizáveis.
d. Trabalho e gestão intimamente relacionados / ênfase na diversificação produtiva / trabalho assalariado complementar.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar as características que melhor representam o modelo familiar de produção agropecuária, vamos analisar cada alternativa: a) Separação entre gestão e trabalho / lucro é o fator determinante de todas as ações / ênfase na diversificação produtiva. - Essa descrição se alinha mais ao modelo patronal, onde a gestão e o trabalho são separados. b) Ênfase em práticas agrícolas padronizáveis / tendência à especialização produtiva / a propriedade é o local de residência. - Essa alternativa também se refere mais ao modelo patronal, que busca eficiência e especialização. c) Agricultura de capital intensivo / trabalho assalariado predominante / prevalência de práticas agrícolas padronizáveis. - Essa descrição é típica do modelo patronal, que utiliza capital intensivo e mão de obra assalariada. d) Trabalho e gestão intimamente relacionados / ênfase na diversificação produtiva / trabalho assalariado complementar. - Essa alternativa reflete bem o modelo familiar, onde o trabalho e a gestão estão interligados, há uma ênfase na diversificação e o trabalho assalariado é menos predominante. Portanto, a alternativa que melhor representa o modelo familiar é: d) Trabalho e gestão intimamente relacionados / ênfase na diversificação produtiva / trabalho assalariado complementar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A agricultura familiar ganha cada vez mais importância no mundo. O ano de 2014 foi considerado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), fruto da iniciativa de movimentos sociais do campo com apoio de vários governos, inclusive do Brasil.
Considerando a agricultura familiar no Brasil, é correto afirmar que:
a. A agricultura familiar é uma forma de produção onde são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado;
b. Com a modernização da agricultura, os agricultores familiares não têm problemas com o cultivo do solo, com a produção de alimentos e com sua comercialização, competindo igualmente no mercado com os grandes produtores de grãos.
c. A maior parte das terras cultivadas no Brasil é ocupada pelas lavouras da agricultura familiar, devida sua importância na produção dos alimentos básicos;
d. A agricultura de base familiar tem se destacado principalmente pela exportação da maior parte dos produtos agropecuários das lavouras brasileiras;

“ONU declara 2014 como o 'Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ideia é promover uma ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam”.
A agricultura familiar no Brasil concentra-se:
a. Na região Norte, junto aos domínios naturais da Amazônia.
b. Na região Sul, com poucas terras agricultáveis à disposição.
c. Na região Nordeste, notadamente na Zona da Mata.
d. Na região Centro-Oeste, contendo a frente de expansão do agronegócio.

Mais conteúdos dessa disciplina