Logo Passei Direto
Buscar
No Brasil, desde a década de 1980, há registros da presença de intérpretes de língua de sinais brasileira. Inicialmente, esse serviço era prestado por frequentadores de templos religiosos ou por parentes de pessoas surdas. Hoje, essa profissão é reconhecida legalmente. Assinale a alternativa que corresponde ao papel do profissional intérprete/tradutor. a. Realizar unicamente a interpretação da língua falada para a língua sinalizada, fazendo-se desnecessária uma interpretação da sinalizada para a falada, pois que os ouvintes conseguem entender bem os surdos quando estes se utilizam de mímicas. b. Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando preceitos éticos, como a confiabilidade, a imparcialidade, a discrição, a distância profissional e, principalmente, a fidelidade do discurso, bem como nunca se eximir de prestar qualquer tipo de serviço às pessoas surdas, porque essas são as principais responsáveis pelo domínio da língua de sinais que o intérprete/tradutor tem. c. Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando preceitos éticos, como a confiabilidade, a discrição, mas nunca a imparcialidade, uma vez que tal profissional deve estar sempre a favor da pessoa surda, em uma tentativa de remediar todos os danos e prejuízos causados pela comunidade ouvinte. d. Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, melhorando sua interpretação, e até floreando-a, sempre que a fala da língua fonte estiver, por algum motivo, prejudicada. e. Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando preceitos éticos, como a confiabilidade, a imparcialidade, a discrição, a distância profissional e, principalmente, a fidelidade do discurso.
User badge image
Moret Intimates

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta sobre o papel do intérprete/tradutor de língua de sinais: a) Realizar unicamente a interpretação da língua falada para a língua sinalizada, fazendo-se desnecessária uma interpretação da sinalizada para a falada, pois que os ouvintes conseguem entender bem os surdos quando estes se utilizam de mímicas. - Esta opção é incorreta, pois o intérprete deve realizar a interpretação em ambas as direções. b) Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando preceitos éticos, como a confiabilidade, a imparcialidade, a discrição, a distância profissional e, principalmente, a fidelidade do discurso, bem como nunca se eximir de prestar qualquer tipo de serviço às pessoas surdas, porque essas são as principais responsáveis pelo domínio da língua de sinais que o intérprete/tradutor tem. - Esta opção é bastante completa e correta, pois abrange a interpretação em ambas as direções e menciona preceitos éticos importantes. c) Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando preceitos éticos, como a confiabilidade, a discrição, mas nunca a imparcialidade, uma vez que tal profissional deve estar sempre a favor da pessoa surda, em uma tentativa de remediar todos os danos e prejuízos causados pela comunidade ouvinte. - Esta opção é incorreta, pois a imparcialidade é um princípio fundamental para o trabalho do intérprete. d) Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, melhorando sua interpretação, e até floreando-a, sempre que a fala da língua fonte estiver, por algum motivo, prejudicada. - Esta opção é incorreta, pois o intérprete deve ser fiel ao discurso original e não "florear" ou alterar a mensagem. e) Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando preceitos éticos, como a confiabilidade, a imparcialidade, a discrição, a distância profissional e, principalmente, a fidelidade do discurso. - Esta opção também é correta e abrange os preceitos éticos necessários. Após a análise, as alternativas b) e e) estão corretas, mas a b) é mais completa ao mencionar a responsabilidade do intérprete em relação ao domínio da língua de sinais. Portanto, a resposta correta é: b) Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando preceitos éticos, como a confiabilidade, a imparcialidade, a discrição, a distância profissional e, principalmente, a fidelidade do discurso, bem como nunca se eximir de prestar qualquer tipo de serviço às pessoas surdas, porque essas são as principais responsáveis pelo domínio da língua de sinais que o intérprete/tradutor tem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O termo Educação em Tempo Integral ou Escola de Tempo Integral diz respeito àquelas escolas e secretarias de educação que ampliaram a jornada escolar dos estudantes, trazendo ou não, nova disciplinas para o currículo escolar.
Em relação ao currículo das escolas em tempo integral marque a alternativa correta:
a ) O currículo é o mesmo oferecido em quatro horas, mas com tempo maior em cada disciplina.
b ) O currículo é diferente do comum, todas as disciplinas são tecnológicas.
c ) Todos os alunos atendidos cursam as diferentes disciplinas e oficinas no contra turno escolar.
d ) Não há um currículo específico para as escolas de tempo integral.
e ) Todos os alunos atendidos cursam as mesmas disciplinas e oficinas no contra turno escolar.

Atualmente, de acordo com a LDB, no capítulo III, que trata da Educação Profissional, está posto: parágrafo único. 'O aluno matriculado ou egresso do ensino Fundamental, Médio e Superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à educação profissional'. Os cursos profissionalizantes dividem-se em três níveis distintos: básico, técnico e tecnológico.
Analise as asserções a seguir:
I. Os básicos são oferecidos em escolas e não exigem Ensino Médio completo dos alunos.
II. Os técnicos precisam de autorização para funcionar, dada pelas respectivas secretarias de educação, e são ofertados no Ensino Médio.
III. Os tecnológicos são oferecidos em instituições de Ensino Superior e equivalem ao nível de graduação ou especialização.
a ) Somente a I e II.
b ) Somente a II.
c ) Somente a I, II e III.
d ) Somente a III.
e ) Somente a I.

A educação no Brasil avançou. Hoje as pessoas têm mais oportunidades de cursar uma faculdade e obter um curso superior ou até mesmo uma graduação, isso se dá devido aos programas de educação continuada existentes e aos que oferecem bolsas de estudos os que querem estudar e não têm condições de pagar.
A partir destas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A EAD veio para dar oportunidade para quem quer fazer um curso e não tem disponibilidade e tempo para assistir aulas presenciais.
II - Nesse modelo, a interatividade entre os participantes possibilita uma forma de democratizar o ensino.
a ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justif icativa da primeira.
b ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
e ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justif icativa correta da primeira.

A Lei nº. 13.415 de 2007 determina a carga horária mínima anual, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
Qual é a carga horária determinada?
a ) Será de oito horas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
b ) Será de oitocentas horas para o Ensino Fundamental e novecentas para o Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
c ) Será de oitocentas horas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
d ) Será de duzentas horas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de oitocentos dias de efetivo trabalho escolar.
e ) Será de novecentas horas para o Ensino Fundamental e para o oitocentas e Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.

O artigo 210 da Constituição fixa os conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, há uma preocupação em assegurar os conteúdos básicos para formação comum, além de respeitar os valores culturais e artísticos nacionais e regionais. No que se refere aos conteúdos pertinentes ao Ensino Religioso, assinale a alternativa correta:
a ) O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino Fundamental.
b ) O ensino religioso, de matrícula facultativa, será ministrado em língua indígena, para assegurar a valorização dos preceitos religiosos de cada tribo.
c ) O ensino Fundamental regular será ministrado em língua indígena, assegurada às comunidades indígenas também a utilização da língua portuguesa.
d ) A obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas de ensino Fundamental.
e ) A obrigatoriedade do ensino suas línguas maternas das comunidades indígenas.

A diversidade está voltada para a variedade, a pluralidade e a diferença. Se formos analisar o contexto em que vivemos, perceberemos que são poucas as coisas não variáveis.
Com base nestas afirmacoes, analise as asserções a seguir:
I. Na maioria das vezes, trabalhamos com padrões idealizados que desvalorizam o diferente.
II. Há a urgência de estudo sobre a diversidade na educação.
III. A escola não precisa trabalhar com os diferentes visto que seu papel é transmitir o conhecimento historicamente construído pela humanidade.
a ) Somente a I e II
b ) Somente a III
c ) Somente a I
d ) Somente a II
e ) Somente a I e III

Adaptar o currículo escolar sem ocorrer no processo de exclusão é um exercício complexo, que antes de tudo precisa de vontade.
Um currículo multiculturalista atenderia a necessidade das misturas de culturas em uma mesma localidade.
I. A interculturalidade orienta processos que têm por base o reconhecimento do direito à diversidade e a luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.
II. A interculturalidade promove relações dialógicas e igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes, trabalhando os conflitos inerentes a essa realidade.
III. A interculturalidade reconhece e assume os conflitos, procurando as estratégias mais adequadas para enfrentá-los.
a ) I, II e III
b ) Somente a I e III
c ) Somente a I
d ) Somente a I e II
e ) Somente a II

Mais conteúdos dessa disciplina