Logo Passei Direto
Buscar
Émile Durkheim desenvolveu uma teoria bastante original sobre a relação entre suicídio e fatores sociais. Sobre essa teoria, assinale a alternativa INCORRETA:
a. A pesquisa de Durkheim sugeria que o suicídio, embora fosse um ato solitário, estava relacionado à vida em grupo.
b. As investigações de Durkheim resultaram na obra “O suicídio”, publicada em 1897.
c. Durkheim, como muitos outros cientistas sociais, procurava explicar como o comportamento individual pode ser compreendido em um contexto social.
d. Durkheim estava preocupado não com as personalidades das vítimas do suicídio, mas sim com as taxas de suicídio e como elas variavam de um país para outro.
e. Durkheim aceitava explicações sobre o suicídio que não fossem comprovadas, por exemplo, as crenças de que forças cósmicas ou tendências hereditárias provocavam tais mortes.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA em relação à teoria de Émile Durkheim sobre o suicídio: a. A pesquisa de Durkheim sugeria que o suicídio, embora fosse um ato solitário, estava relacionado à vida em grupo. - Correta. Durkheim argumentava que fatores sociais influenciam o suicídio. b. As investigações de Durkheim resultaram na obra “O suicídio”, publicada em 1897. - Correta. Essa é uma de suas obras mais conhecidas. c. Durkheim, como muitos outros cientistas sociais, procurava explicar como o comportamento individual pode ser compreendido em um contexto social. - Correta. Essa é uma das premissas da sociologia. d. Durkheim estava preocupado não com as personalidades das vítimas do suicídio, mas sim com as taxas de suicídio e como elas variavam de um país para outro. - Correta. Ele focou nas taxas e fatores sociais, não nas características individuais. e. Durkheim aceitava explicações sobre o suicídio que não fossem comprovadas, por exemplo, as crenças de que forças cósmicas ou tendências hereditárias provocavam tais mortes. - INCORRETA. Durkheim buscava explicações baseadas em dados e fatores sociais, não em crenças não comprovadas. Portanto, a alternativa INCORRETA é: e) Durkheim aceitava explicações sobre o suicídio que não fossem comprovadas, por exemplo, as crenças de que forças cósmicas ou tendências hereditárias provocavam tais mortes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marx não tinha a mesma compreensão dos cientistas sociais sobre o papel da ciência. Se para Max Weber, por exemplo, a ciência social deveria se afastar da esfera moral e política, para Durkheim e Marx, pelo menos nesse ponto os dois concordavam, cabia a ela produzir um conhecimento capaz de conduzir os homens a uma vida melhor e a uma sociedade mais justa. Embora tenha escrito sobre várias fases da história, Marx concentrou-se principalmente:
a. nas ideias de Émile Durkheim e nos fatos sociais.
b. nas grandes navegações.
c. nas mudanças ocorridas devido ao desenvolvimento do capitalismo.
d. na Revolução Francesa.
e. no positivismo de Augusto Comte.

Acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do significado.
Assinale a alternativa que corresponde ao texto acima:
a. Descrição de cultura para Bronislaw Malinowski.
b. Descrição de cultura para James Clifford.
c. Descrição de fenômenos culturais para Franz Boas.
d. Descrição de cultura para Clifford Geertz.
e. Descrição de fato social total para Marcel Mauss.

Observe atentamente o fragmento textual abaixo: Segundo Marconi e Pressoto (2010), “(...) a antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo, e nenhuma outra ciência pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana de maneira tão unificada.
Sob este ponto de vista, a Antropologia visa o estudo do homem como expressão global, isto é, como um ser biológico pensante e produtor de culturas.
a. Os estruturalistas buscavam as leis gerais do pensamento humano.
b. Os evolucionistas buscavam a crítica do pensamento antropológico no século XX.
c. Os interpretativistas percebiam a cultura em sua totalidade e generalidade.
d. Os pós-modernos retomaram a metodologia das clássicas etnografias.
e. Os funcionalistas percebiam a cultura como fragmentada e multifacetada.

Mais conteúdos dessa disciplina