Logo Passei Direto
Buscar
Uma criança ganhou seis picolés de três sabores diferentes: baunilha, morango e chocolate, representados, respectivamente, pelas letras B, M e C. De segunda a sábado, a criança consome um único picolé por dia, formando uma sequência de consumo dos sabores. Observe estas sequências, que correspondem a diferentes modos de consumo: (B, B, M, C, M, C) ou (B, M, M, C, B, C) ou (C, M, M, B, B, C). O número total de modos distintos de consumir os picolés equivale a:
a) 6
b) 90
c) 180
d) 720
User badge image
Matematicamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para resolver essa questão, precisamos calcular o número total de modos distintos de consumir os picolés, considerando que temos 6 picolés de 3 sabores diferentes (B, M e C). Podemos usar a fórmula de permutação de multiconjunto, que é dada por: \[ \frac{n!}{n_1! \cdot n_2! \cdot n_3!} \] onde: - \(n\) é o total de picolés (6), - \(n_1\), \(n_2\) e \(n_3\) são as quantidades de cada sabor. Vamos considerar que a criança pode consumir os picolés em qualquer combinação, mas precisamos saber quantos de cada sabor ela tem. Para simplificar, vamos assumir que a criança tem 2 picolés de baunilha (B), 2 de morango (M) e 2 de chocolate (C). Assim, temos: - \(n = 6\) (total de picolés) - \(n_1 = 2\) (baunilha) - \(n_2 = 2\) (morango) - \(n_3 = 2\) (chocolate) Substituindo na fórmula: \[ \frac{6!}{2! \cdot 2! \cdot 2!} = \frac{720}{2 \cdot 2 \cdot 2} = \frac{720}{8} = 90 \] Portanto, o número total de modos distintos de consumir os picolés é 90. A alternativa correta é: b) 90.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O movimento Free Hugs começou em 2001 com um único indivíduo, em Sidney, Austrália, conhecido pelo pseudônimo de Juan Mann. Ao se ver em situação desconfortável, com vários problemas pessoais e familiares, Mann decidiu sair sozinho, caminhando pelas ruas e oferecendo abraços às pessoas em lugares públicos como um gesto hipoteticamente neutro e sem interesses. Ele usava um cartaz de papelão nas mãos com a mensagem “Free Hugs” para oferecer abraços a desconhecidos. Nos dias de hoje, várias vezes ao ano e em diferentes cidades no mundo, agentes voluntários saem, sozinhos ou em grupos organizados, pelas ruas, repetindo a ação inicial de Mann para propor a troca de abraços com desconhecidos.
Em um determinado dia, uma apresentadora de um programa de TV, após exibir reportagem sobre o movimento “Free Hugs”, propôs aos espectadores da plateia que saudassem a todos os demais (uns aos outros) com um abraço. Considere que: - todos aceitaram o abraço; - os abraços ocorreram apenas entre pessoas da plateia; - cada abraço envolveu apenas duas pessoas; - duas pessoas se abraçaram apenas uma vez; - quando terminaram as saudações, o total de abraços foi de 496. Quantas pessoas formavam a plateia do programa naquele dia? Justifique sua resposta apresentando os cálculos realizados na resolução desta questão.

Um banco está testando um novo produto e disponibilizou a alguns dos seus clientes acesso via internet para esse produto, por meio de senhas compostas por cinco vogais distintas e dois números pares distintos, de 2 a 8, nessa ordem, ou seja, primeiro as vogais e depois os números. O número de clientes que podem acessar esse novo produto, via internet, é:
a) 22.
b) 3.520.
c) 1.440.
d) 180.
e) 920.

No Brasil, os veículos de pequeno, médio e grande porte que se movimentam sobre quatro ou mais pneus são identificados com placas alfanuméricas que possuem sete dígitos, dos quais três são letras do alfabeto português e quatro são algarismos de 0 a 9, inclusive estes.
Quantos desses veículos podem ser emplacados utilizando somente letras vogais e algarismos pares?
A) 78125.
B) 80626.
C) 78625.
D) 80125.

Em uma sala estão presentes n pessoas, com n > 3. Pelo menos uma pessoa da sala não trocou aperto de mão com todos os presentes na sala, e os demais presentes trocaram apertos de mão entre si, e um único aperto por dupla de pessoas. Nessas condições, o número máximo de apertos trocados pelas n pessoas é igual a
a) 2n - 3n + 2
b) 2n - n + 2
c) 2n + 2n - 2
d) 2n - 3n + 2
e) 2n - n - 2

Mais conteúdos dessa disciplina