Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Com base nas afirmacoes ali contidas, pode-se afirmar corretamente que: Neste fragmento de texto, o autor estabelece uma interessante correlação entre um fenômeno físico e um fenômeno biológico.
a. os fenômenos da física, como o espectro luminoso, não têm influência sobre as formas dos organismos, uma vez que estas são determinadas pela seleção natural. Se fosse o contrário, nosso olho seria bem maior.
b. o tamanho e a conformação do olho humano são consequências diretas da ação do sol sobre o desenvolvimento de cada indivíduo, desde a sua concepção até a forma adulta, o que justifica afirmar que nosso olho foi esculpido pelo Sol.
c. o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação da seleção natural. A seleção é um processo que tem, entre seus agentes, os fenômenos físicos, tais como a radiação solar.
d. o tamanho e a conformação do olho humano são resultados da seleção natural. Contudo, desenvolveram-se no sentido contrário ao esperado em relação à ação dos raios solares e do espectro luminoso.
e. o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação de fenômenos físicos, como a radiação solar. Estes se sobrepõem aos fenômenos biológicos, como a seleção natural.
User badge image
Questões Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a correlação entre fenômenos físicos e biológicos, especialmente no que diz respeito ao olho humano e à seleção natural. a) Esta afirmação sugere que os fenômenos físicos não influenciam as formas dos organismos, o que não é correto, pois a seleção natural pode ser influenciada por fatores físicos. b) Esta opção afirma que o tamanho e a conformação do olho humano são diretamente influenciados pelo sol desde a concepção, o que é uma simplificação excessiva e não considera a seleção natural. c) Esta alternativa afirma que o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da seleção natural, e que fenômenos físicos, como a radiação solar, são agentes desse processo. Isso faz sentido, pois a seleção natural pode ser influenciada por fatores ambientais. d) Esta opção sugere que o desenvolvimento do olho humano ocorreu de forma contrária ao esperado em relação à ação dos raios solares, o que não é uma afirmação comum na biologia evolutiva. e) Esta afirmação sugere que fenômenos físicos se sobrepõem aos biológicos, o que não é uma visão aceita, pois ambos interagem de maneira complexa. A alternativa que melhor reflete a correlação entre fenômenos físicos e biológicos, considerando a influência da seleção natural e a radiação solar, é: c) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação da seleção natural. A seleção é um processo que tem, entre seus agentes, os fenômenos físicos, tais como a radiação solar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre essa frase, afirmou-se que:
É correto o que se afirma em
I. Contrapõe-se ao criacionismo religioso.
II. Contrapõe-se ao essencialismo de Platão, segundo o qual todas as espécies têm uma essência fixa e eterna.
III. Sugere uma possibilidade que, se comprovada, poderia refutar a hipótese evolutiva darwiniana.
IV. Propõe que as espécies atuais evoluíram a partir da modificação de espécies ancestrais, não aparentadas entre si.
V. Nega a existência de espécies extintas, que não deixaram descendentes.
a) IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

Isto significa que
a espécie H. sapiens surgiu independentemente na África, na Ásia e na Europa.
a) os H. sapiens, que teriam migrado da Europa e Ásia para a África, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
b) os H. sapiens, que teriam migrado da África para a Europa, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
c) o H. sapiens e o H. neanderthalensis não têm um ancestral em comum.
d) a origem do H. sapiens foi na Europa, e não na África, como se pensava.
e) a espécie H. sapiens surgiu independentemente na África, na Ásia e na Europa.

espécie, Sus scrofa. A referência ao número de cromossomos justifica-se pelo fato de que são considerados javalis puros apenas os indivíduos com 36 cromossomos. Os porcos domésticos possuem 38 cromossomos e podem cruzar com javalis.
Desse modo, é correto afirmar que:
a) os animais com 37 cromossomos serão filhos de um leitão ou de uma leitoa, mas não de um casal de javalis.
b) um híbrido de porco e javali, conhecido como javaporco, terá 74 cromossomos, tendo herdado o material genético de ambas as subespécies.
c) do cruzamento de uma leitoa com um javali devem resultar híbridos fêmeas com 38 cromossomos e híbridos machos com 36 cromossomos.
d) os animais não puros terão o mesmo número de cromossomos do porco doméstico, mas não o número cromossômico do javali.
e) os animais puros, aos quais o restaurante se refere, são filhos de casais em que pelo menos um dos animais paternos tem 36 cromossomos.

A Verdadeira Solidão. [...] A grande novidade é que há pouco tempo foi descoberto um ser vivo que vive absolutamente sozinho em seu ecossistema. Nenhum outro ser vivo é capaz de sobreviver onde ele vive. É o primeiro ecossistema conhecido constituído por uma única espécie.
O autor se refere à bactéria Desulforudis audaxviator, descoberta em amostras de água obtida 2,8 km abaixo do solo, na África do Sul. Considerando-se as informações do texto e os conceitos de ecologia, pode-se afirmar corretamente que
a) não se trata de um ecossistema, uma vez que não se caracteriza pela transferência de matéria e energia entre os elementos abióticos e os elementos bióticos do meio.
b) o elemento biótico do meio está bem caracterizado em seus três componentes: produtores, consumidores e decompositores.
c) os organismos ali encontrados ocupam um único ecossistema, mas não um único hábitat ou um único nicho ecológico.
d) trata-se de um típico exemplo de sucessão ecológica primária, com o estabelecimento de uma comunidade clímax.
e) os elementos bióticos ali encontrados compõem uma população ecológica, mas não se pode dizer que compõem uma comunidade.

Mais conteúdos dessa disciplina