Logo Passei Direto
Buscar
A queda de pressão ou perda de carga é um parâmetro importante para a análise do escoamento de fluidos em tubulações e está diretamente relacionada aos requisitos de potência exigidos pelo ventilador ou bomba para manter o escoamento do fluido com vazão constante. Com base na relação entre potência da máquina hidráulica e queda de pressão ou perda de carga, faça uma análise dimensional das equações apresentadas e associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Esta equação é utilizada para cálculo da potência de bomba, em "W", através do produto entre a vazão volumétrica do fluido e a queda de pressão no trecho do escoamento. II- Esta equação é utilizada para cálculo da potência de bomba, em "W", através do produto entre a vazão mássica do fluido e a perda de carga no trecho de escoamento, explicitando a altura adicional a que o fluido precisa ser elevado por uma bomba para superar as perdas por atrito do tubo. III- Esta equação é utilizada para cálculo da potência de bomba, em "W", através do produto entre a vazão volumétrica do fluido e a queda de pressão no trecho de escoamento, explicitando a altura adicional a que o fluido precisa ser elevado por uma bomba para superar as perdas por atrito do tubo.
A I - II - III.
B III - I - II.
C I - III - II.
D II - III - I.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada item e suas descrições: I - Esta equação é utilizada para cálculo da potência de bomba, em "W", através do produto entre a vazão volumétrica do fluido e a queda de pressão no trecho do escoamento. II - Esta equação é utilizada para cálculo da potência de bomba, em "W", através do produto entre a vazão mássica do fluido e a perda de carga no trecho de escoamento, explicitando a altura adicional a que o fluido precisa ser elevado por uma bomba para superar as perdas por atrito do tubo. III - Esta equação é utilizada para cálculo da potência de bomba, em "W", através do produto entre a vazão volumétrica do fluido e a queda de pressão no trecho de escoamento, explicitando a altura adicional a que o fluido precisa ser elevado por uma bomba para superar as perdas por atrito do tubo. Agora, vamos correlacionar as descrições: - A descrição I fala sobre a potência da bomba em função da vazão volumétrica e queda de pressão, mas não menciona a altura adicional. - A descrição II menciona a vazão mássica e a perda de carga, explicitando a altura adicional. - A descrição III fala sobre a potência da bomba em função da vazão volumétrica e queda de pressão, mas também menciona a altura adicional. Portanto, a sequência correta é: C - I - III - II. Assim, a alternativa correta é: C. I - III - II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma tubulação de aço para condução de água é constituída por um trecho totalmente horizontal, sem acessórios, de comprimento igual a 2800 m e diâmetro interno de 250 mm. A vazão do escoamento é de 150 m³/h. O fator de atrito de Darcy da tubulação pode ser considerado fD = 0,016. Adote g=9,81 m/s².
Calcule a perda de carga total aproximada, em 'metros', pela tubulação e assinale a alternativa CORRETA:
a) 85,28 m.
b) 0,41 m.
c) 0,0658 m.
d) 6,57 m.

A equação da continuidade pode ser definida a partir de um balanço de massa realizado em um sistema de escoamento incompressível em regime permanente. No mesmo sistema, pode ser realizado um balanço de energia para o escoamento do fluido. Com base neste conceito, assinale a alternativa CORRETA:
a) Pelo princípio de conservação de energia, a energia potencial no sistema de escoamento deve ser constante.
b) Pelo princípio de conservação de energia, a energia cinética no sistema de escoamento deve ser constante.
c) As únicas formas de energia associadas a um fluido em movimento são a energia cinética e a energia de pressão.
d) A energia cinética é definida como a energia mecânica associada ao movimento do fluido.

O diagrama de Moody é um dos diagramas mais utilizados na Engenharia. Ele apresenta o fator de atrito de Darcy para o escoamento em um tubo como uma função do número de Reynolds e de rugosidade relativa em um amplo intervalo.
Com base neste conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Para um tubo com diâmetro constante, a rugosidade relativa é um parâmetro constante e não se altera ao longo do tempo devido ao uso da tubulação.
II- A rugosidade das tubulações disponíveis comercialmente não é uniforme e aumenta devido ao depósito de materiais sólidos dissolvidos na superfície interna dos tubos.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições falsas e a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Na dinâmica dos fluidos, um dos principais tópicos de estudo envolve o escoamento interno de fluidos, que contempla diversas aplicações práticas.
Com base no escoamento interno de fluidos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No escoamento interno, o fluido não sofre perda de carga devido ao atrito com a tubulação.
( ) O escoamento interno caracteriza-se pelo transporte de um fluido por uma tubulação completamente preenchida.
( ) A diferença de pressão entre dois pontos da tubulação é a força motriz para o escoamento interno de um fluido.
a) F - V - F.
b) V - F - F.
c) F - V - V.
d) F - F - V.

A equação de Bernoulli pode ser definida em termos de carga de escoamento, que são as formas de energia mecânica associadas ao movimento do fluido.
Com base neste conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Quando os efeitos de atrito e a compressibilidade do fluido são desprezíveis no escoamento, a soma das cargas de pressão, velocidade e elevação ao longo do escoamento não é constante.
II- Em regime permanente de escoamento, as propriedades do fluido variam ao longo do tempo.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
b) As asserções I e II são proposições falsas e a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
c) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d) A asserção II é uma proposição falsa e a asserção I é uma proposição verdadeira.

O diagrama de Moody é um dos diagramas mais utilizados na Engenharia. Ele apresenta o fator de atrito de Darcy para o escoamento em um tubo como uma função do número de Reynolds e de rugosidade relativa em um amplo intervalo.
Com base neste conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Embora o diagrama de Moody seja desenvolvido e aplicado para tubos circulares, ele também pode ser usado para tubos não circulares.
II- A substituição do diâmetro do tubo pelo diâmetro hidráulico permite que o diagrama de Moody seja aplicado para tubos com área de seção não circular.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
b) As asserções I e II são proposições falsas e a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

As perdas menores ou perdas de carga localizadas são perdas de energia causadas por conexões, válvulas, curvas, cotovelos, tês, entradas e saídas, reduções, extensões entre outros tipos de acessórios de tubulação. Com base neste conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A Para trechos de tubulação de curta distância e com várias curvas, as perdas de carga localizadas podem ser desprezadas.
B Para trechos longos e retos de tubulação sem acessórios, as perdas de carga localizadas são predominantes e muito elevadas.
C Os acessórios de tubulação promovem um escoamento de fluido suave e em regime laminar.
D A presença de equipamentos na linha de tubulação, tais como trocadores de calor, deve ser considerada no cálculo das perdas de carga localizadas.

A equação da continuidade pode ser definida a partir de um balanço de massa realizado em um sistema de escoamento incompressível em regime permanente. No mesmo sistema, pode ser realizado um balanço de energia para o escoamento do fluido. Com base neste conceito, assinale a alternativa CORRETA:
a) As únicas formas de energia associadas a um fluido em movimento são a energia cinética e a energia de potencial.
b) Pelo princípio de conservação de energia, a energia de pressão do fluido não pode ser convertida em outra forma de energia.
c) A energia cinética é definida como a energia mecânica devido à posição do fluido em relação a um ponto horizontal de referência.
d) Pelo princípio de conservação de energia, a energia total que entra no sistema deve ser igual à energia total que sai do sistema.

Mais conteúdos dessa disciplina