Logo Passei Direto
Buscar
A linguagem é uma grande força de socialização, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua. SAPIR, E. A linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980. O texto destaca o entendimento segundo o qual a linguagem, como elemento do processo de socialização, constitui-se a partir de uma
herança de natureza biológica.
estruturação da racionalidade científica.
relação de interdependência com a cultura.
necessidade de ligação com o transcendente.
imposição de caráter econômico.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A linguagem, conforme destacado no texto, se relaciona com a "relação de interdependência com a cultura". Isso porque a linguagem não é apenas um meio de comunicação, mas também um reflexo e um elemento fundamental da cultura, moldando e sendo moldada pelas interações sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE) Um olhar histórico sobre a alfabetização escolar no Brasil revela uma trajetória de sucessivas mudanças conceituais e, consequentemente, metodológicas. Atualmente, parece que, de novo, estamos enfrentando um desses momentos de mudança – é o que prenuncia o questionamento a que vêm sendo submetidos os quadros conceituais e as práticas deles, decorrentes que prevaleceram na área da alfabetização nas últimas três décadas. Pesquisas têm identificado problemas nos processos e nos resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, além de insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, motivando propostas de reexame das teorias e práticas atuais de alfabetização. Um momento como este é, sem dúvida, desafiador, porque estimula a revisão dos caminhos já trilhados e a busca de novos caminhos, mas é também ameaçador, porque pode conduzir a uma rejeição simplista dos caminhos trilhados. (Fonte: Adaptado de: SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2004.) Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I.A criança constrói o seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita em situações de letramento, isto é, na interação com o material escrito real e não, artificialmente construído. PORQUE II.As práticas sociais envolvem a criança no contexto do processo de aquisição do sistema alfabético e ortográfico da escrita, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de uso competente da língua escrita. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina