Logo Passei Direto
Buscar
Considere um surto de shigelose, em uma comunidade com uma população de 1.000 pessoas, em que 18 pessoas em 18 famílias diferentes ficaram doentes. Posteriormente, após um intervalo equivalente a um período de incubação, 17 pessoas dos mesmos domicílios dos casos 'primários' desenvolveram shigelose. Se os 18 domicílios são compostos por um total de 86 pessoas, calcule a taxa de ataque global e secundário, respectivamente:
A. 1,8%; 19,8%.
B. 1,7%; 19,8%.
C. 1,7%; 25,0%.
D. 1,7%; 40,7%.
E. 1,8%; 25,0%.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para calcular a taxa de ataque global e a taxa de ataque secundário, vamos seguir os passos: 1. Taxa de ataque global: - Casos primários: 18 pessoas - População total: 1.000 pessoas - Taxa de ataque global = (Casos primários / População total) x 100 - Taxa de ataque global = (18 / 1000) x 100 = 1,8% 2. Taxa de ataque secundário: - Casos secundários: 17 pessoas - Total de pessoas nos domicílios afetados: 86 pessoas - Taxa de ataque secundário = (Casos secundários / Total de pessoas nos domicílios afetados) x 100 - Taxa de ataque secundário = (17 / 86) x 100 ≈ 19,77% (aproximadamente 19,8%) Agora, juntando os resultados: - Taxa de ataque global: 1,8% - Taxa de ataque secundário: 19,8% Portanto, a alternativa correta é: A. 1,8%; 19,8%.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Esse nível de prevenção em saúde consiste na detecção de indivíduos em risco de sobretratamento (over medicalisation) para os proteger de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis. O enunciado se refere à prevenção
(A) primordial.
(B) primária.
(C) secundária.
(D) terciária.
(E) quaternária.

A enfermeira responsável pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do município de Petrolina-PE, ao analisar a distribuição de casos de hanseníase, observou um aumento inesperado e brusco na incidência de casos novos em relação a períodos anteriores. Considerando esse caso, qual é a forma de ocorrência dessa doença?
(A) Pandemia.
(B) Surto.
(C) Endemia.
(D) Epidemia.
(E) Ocorrência esporádica.

Qual é o tipo de coeficiente de morbidade que representa o número de casos presentes (novos + antigos) em uma determinada comunidade em um período de tempo especificado?
A) Coeficiente de incidência.
B) Coeficiente de prevalência.
C) Coeficiente de letalidade.
D) Coeficiente de mortalidade.
E) Coeficiente de mortalidade por doenças transmissíveis.

O subregistro de óbitos ocorridos no período neonatal precoce pode distorcer as estimativas dos indicadores de saúde listados a seguir, exceto:
A. o coeficiente de mortalidade infantil.
B. a razão de natimortalidade.
C. o indicador de Swaroop e Uemura.
D. o coeficiente de mortalidade perinatal.
E. a esperança de vida ao nascer.

Analise a tabela abaixo com informações coletadas pelo sistema de vigilância epidemiológica de salmonelose (número de casos conforme bairro e semana do início da doença). Utilize como critério de limite de normalidade a frequência superior à média em mais de duas vezes. Leia e analise as afirmativas abaixo. I - As semanas cujas informações relativas ao evento possam representar situações que devam se investigadas foram: 2, 3, 4, 5, 6 e 7. II - Considerando que os cinco bairros compreendem um município, a primeira semana em que houve um possível excesso de casos em qualquer um dos bairros foi: Semana 2. III - Os bairros Lírio e Margarida ultrapassaram o limite epidêmico nas semanas 4, 5 e 8. IV - Os bairros em que se verifica um excesso de casos notificados foram: Margarida, Violeta, Cravo e Palmas. V - Apenas o bairro Lírio ultrapassou o limite epidêmico nas semanas 4, 5 e 8. O número de afirmacoes verdadeiras é igual a:
A. 1.
B. 2.
C. 3.
D. 4.
E. 5.

Observe as pirâmides etárias abaixo: A diferença entre as pirâmides etárias A e B é que:
A. A primeira tem como características: progressiva diminuição da base e alargamento do topo, predominando elevada natalidade e mortalidade; enquanto a segunda progressiva diminuição da base e progressiva diminuição da base.
B. A primeira apresenta uma diminuição da natalidade e mortalidade e aumento da esperança de vida e um envelhecimento da população em função da elevação do tempo de vida dos habitantes; enquanto a segunda é exclusiva de países com diminuição da natalidade, elevada esperança média de vida, menor porcentagem de jovens do que idosos.
C. A primeira faz referência a países pouco urbanizados e subdesenvolvidos, e a segunda é proveniente de países industrializados.
D. a primeira destaca o envelhecimento rápido da população, e a segunda, uma, maior estabilidade demográfica.
E. A primeira apresenta os índices de natalidade menores e um envelhecimento da população em função da elevação do tempo de vida dos habitantes, enquanto a segunda indica a existência de altos índices de natalidade e mortalidade.

Utilize as seguintes opções para responder os itens abaixo: A. ___ 5 casos de hanseníase por mês numa Comunidade que ao longo dos anos vem registrando 50 casos da doença anualmente. B. ___ 10 casos de câncer diagnosticados há mais de dois anos entre os moradores de um pequeno município (dados anteriores não disponíveis). C. ___ 63 casos de febre tifóide em uma semana, seguida a uma única refeição servida em um quartel (não há relato de casos anteriormente). D. ___ Registro de casos de A (H1N1) pdm 09 nos seis continentes do mundo. E. ___ 500 casos de infecção pelo vírus Oroupouche em vários bairros da “cidade A” ao longo de vários meses (não existia registro de casos anteriormente). Assinale a afirmativa correta:
A. A.4; B.3; C.2; D.5; E.1.
B. A.3; B.4; C.1; D.5; E.2.
C. A.4; B.3; C.2; D.2; E.5.
D. A.1; B.3; C.2; D.5; E.4.
E. A.3; B.1; C.4; D.5; E.2.

Mais conteúdos dessa disciplina