Logo Passei Direto
Buscar
Os direitos humanos somente são respeitados na efetividade da prática social quando conquistados, apesar de serem claramente afirmados em legislação nacional. Um dos principais objetivos da lei consiste em reforçar a concepção do direito à liberdade de expressão e pensamento.
Sobre a efetiva liberdade de pensamento assegurada na Constituição Federal, principalmente quando cita que todos os cidadãos possuem a liberdade de pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- O pensamento como um juízo de valor e reflexão interna da pessoa que está pensando.
II- As pessoas que apresentam saúde mental possuem capacidade de pensamento.
III- A liberdade de expressão compreende uma das concepções dos direitos humanos.
IV- Somente as pessoas com um bom nível de discernimento são dotadas do pensamento.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O pensamento como um juízo de valor e reflexão interna da pessoa que está pensando. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o pensamento é, de fato, um processo interno de reflexão e avaliação. II- As pessoas que apresentam saúde mental possuem capacidade de pensamento. Falso, essa afirmativa é limitante, pois todas as pessoas, independentemente de sua saúde mental, têm a capacidade de pensar, embora a forma como isso se manifeste possa variar. III- A liberdade de expressão compreende uma das concepções dos direitos humanos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a liberdade de expressão é um dos direitos humanos fundamentais. IV- Somente as pessoas com um bom nível de discernimento são dotadas do pensamento. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois todas as pessoas têm a capacidade de pensar, independentemente do nível de discernimento. Com base nas análises, as sentenças corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: A As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária e a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso são objetivos da:
A Seguridade Social.
B Inclusão Social.
C Assistência Social.
D Previdência Social.

Partindo das diretrizes preconizadas na Constituição de 1988, podemos apontar alguns aspectos sobre o princípio da dignidade da pessoa humana, inerente a todo ser humano. Está em constante processo de relacionamento no convívio em sociedade, devendo ser pautada na dignidade, respeitando as diversidades de aspectos. Referente à dignidade humana, assinale a alternativa CORRETA:
a) A dignidade humana está restrita a pessoas de classe média alta, tendo como fundamento a dignidade do homem.
b) O ser humano nasce e vai conquistando o direito à dignidade humana com as ações e as consequências de sua vida cotidiana, com valores morais impostos pela sociedade.
c) O direito à dignidade humana segue os padrões e os conceitos de juízos de valor perante a sociedade.
d) Todo ser humano já nasce com o direito garantido e a dignidade significa preservação do direito do ser humano.

A Constituição Federal de 1988, primeiramente, veio com a intenção de instituir ao povo brasileiro um Estado Democrático de Direito, pretendendo assegurar o pleno exercício, tanto dos direitos sociais e individuais do povo brasileiro, como também garantir maior liberdade, igualdade, segurança, justiça, desenvolvimento e bem-estar, a fim de proporcionar maior qualidade de vida aos cidadãos brasileiros.
Com relação à Carta Magna brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Constituição de 1988 foi denominada como a primeira Constituição Cidadã do povo brasileiro, pois procurou garantir todos os direitos individuais, coletivos e sociais de sua população.
( ) A Constituição de 1988 está intrinsecamente fundada sobre os pilares da segurança nacional e altamente comprometida com o ordenamento interno e externo.
( ) A Carta Magna brasileira se preocupou com alguns valores éticos e morais relativos à convivência humana em sociedade, na qual instituiu como valores supremos de uma sociedade fraterna, o pluralista e sem preconceitos.
( ) A Constituição de 1988 traz que o Brasil possui sua concepção regulada na união indissolúvel entre os entes federativos do território brasileiro, tais como: estados, municípios e Distrito Federal.
( ) Na Constituição Federal de 1988 existe uma ideologia capitalista intrínseca nos objetivos da CF/88, pois esta Carta Magna está muito mais preocupada com o desenvolvimento econômico do país do que com outros aspectos.
a) F - V - F - F - F.
b) F - F - V - V - V.
c) F - F - V - V - V.
d) V - F - V - V - V.

A Carta Magna brasileira, já em seu preâmbulo, institui um Estado Democrático de Direito, evidenciando sua sustentação na harmonia social e seu compromisso para com o ordenamento interno e externo, o qual visa à resolução de conflitos de forma pacífica.
Com relação à definição de Estado Democrático de Direito, assinale a alternativa CORRETA:
A É quando o Estado tem, na sua organização e normas, o socialismo.
B É quando o Estado exerce sua função em parceria com os três poderes.
C É quando o Estado tem sua organização e normas cerceadas pelo Poder Judiciário.
D É quando o Estado tem como base fundamental da sua organização e normas, a democracia.

A Carta Magna define na redação a existência de poderes da União Federativa do Brasil, independentes entre si, porém necessitam atuar em harmonia. Os poderes compreendem o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, e cada segmento atua de forma e características específicas.
Sobre as características dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Poder Legislativo.
II- Poder Executivo.
III- Poder Judiciário.
a) II - I - III.
b) III - II - I.
c) I - III - II.
d) II - III - I.

O acesso aos direitos desencadeou a ampliação do conceito de cidadania, possibilitando que esses deixassem de ser privilégio de uma pequena parcela da população. Esses direitos passaram a ser, então, sociais, civis e políticos.
Sobre isso, Marshall (1967) esclarece que o acesso à cidadania e a cada direito tem representação social diferente. Com relação às diferentes representações sociais que os direitos podem ter, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Direito Civil.
II- Direito Político.
III- Direito Socioeconômico.
a) II - I - III.
b) I - III - II.
c) III - I - II.
d) I - II - III.

Em diferentes períodos da história brasileira foram contextualizados diversos conceitos de cidadania. Várias foram as formas em que esta cidadania foi concebida.
Diante desta perspectiva histórica, assinale a alternativa CORRETA:
a) A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967.
b) A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania.
c) A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos.
d) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.

Mais conteúdos dessa disciplina