Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos diagramas de potência e comando abaixo, é correto afirmar que:
Antes de inverter o sentido de giro, é necessário desligar o motor.
S1 aciona o contator K2.
K1 e K2 só estarão acionados simultaneamente se S1 e S2 estiverem acionadas.
S0 aciona o contator K1.
K1 e K2 podem ser acionados simultaneamente.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder à sua pergunta sobre os diagramas de potência e comando, é importante considerar algumas regras básicas de funcionamento de motores elétricos e contatores: 1. Desligar o motor antes de inverter o sentido de giro: Sim, é correto. Para evitar danos ao motor e ao sistema, é necessário desligá-lo antes de inverter a direção. 2. S1 aciona o contator K2: Isso depende do diagrama específico, mas geralmente, se S1 está ligado ao contator K2, essa afirmação é verdadeira. 3. K1 e K2 só estarão acionados simultaneamente se S1 e S2 estiverem acionadas: Isso também é correto, pois ambos os contatores precisam ser ativados por seus respectivos botões para estarem em funcionamento ao mesmo tempo. 4. S0 aciona o contator K1: Novamente, isso depende do diagrama, mas se S0 está ligado ao contator K1, a afirmação é verdadeira. 5. K1 e K2 podem ser acionados simultaneamente: Isso geralmente não é recomendado em sistemas de inversão de sentido de giro, pois pode causar um curto-circuito ou danificar o motor. Portanto, essa afirmação é geralmente falsa. Resumindo, as afirmações sobre desligar o motor e a necessidade de S1 e S2 para acionar K1 e K2 simultaneamente são corretas, enquanto a afirmação sobre K1 e K2 serem acionados ao mesmo tempo é geralmente falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Escolha a alternativa que melhor represente o funcionamento do circuito.
Observe que as chaves são de impulso, logo, o sentido de ligar é apenas pressionar a botoeira e logo soltá-la para que retorne a sua posição original. Pressionando-se a botoeira de pulso S0.
K1 liga e desliga
Nenhuma das respostas anteriores
Nem liga e nem desliga (não acontece nada com K1)
K1 trepida (ou fica ligando e desligando continuamente)
K1 liga e sela (ou permanece fechado)

Com relação a relés temporizadores, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA.
1. Relés temporizados são aqueles que, quando têm de comutar seus contatos, contam um tempo antes de fazê-lo, podendo ser temporizados na energização ou na desenergização.
2. Relés temporizados, na desenergização, ao energizar sua bobina, comutam seus contatos instantaneamente, e, ao desenergizar, contam um tempo para retornar à sua posição de repouso.
3. Relés temporizados são aqueles que comutam os seus contatos em uma sequência predeterminada no tempo e, ao terminá-la, começam-na novamente, sendo usados, por exemplo, para repetir operações todos os dias ou a cada intervalo de horas pré-ajustadas.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Um técnico deseja fazer a substituição de um contator em um circuito de comando.
Nessa condição, o mais provável é que:
Os enrolamentos da bobina do contator irão se danificar com o tempo, pois a corrente na sua bobina será menor que a nominal.
O circuito funcione normalmente, pois a substituição foi correta devido ao mesmo valor de tensão nominal.
Os enrolamentos da bobina do contator irão se danificar com o tempo, pois a corrente na sua bobina será maior que a nominal.
O contator irá vibrar.
Os contatos do contator não comutem, pois a corrente que percorrerá sua bobina será menor que a nominal.

Mais conteúdos dessa disciplina