Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta.
a. Os termos “portador de deficiência auditiva”, “surdo-mudo” e “deficiente auditivo” são adequados para se referir às pessoas com deficiência auditiva.
b. “Surdinho” e “defeituoso” são termos pejorativos; em vez deles, deve-se utilizar “surdo-mudo” e “portador de deficiência auditiva.”
c. “Sujeito surdo” ou “surdo” e “deficiente auditivo” são termos corretos para se referir à pessoa com deficiência.
d. Os termos “surdo” e “sujeito surdo” são depreciativos e inferiorizam a pessoa com deficiência.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Os termos “portador de deficiência auditiva”, “surdo-mudo” e “deficiente auditivo” são adequados para se referir às pessoas com deficiência auditiva. - Esta opção é incorreta, pois o termo "surdo-mudo" é considerado pejorativo e não é mais utilizado. b) “Surdinho” e “defeituoso” são termos pejorativos; em vez deles, deve-se utilizar “surdo-mudo” e “portador de deficiência auditiva.” - Esta opção é contraditória, pois sugere o uso de "surdo-mudo", que é um termo inadequado. c) “Sujeito surdo” ou “surdo” e “deficiente auditivo” são termos corretos para se referir à pessoa com deficiência. - Esta opção é a mais adequada, pois "sujeito surdo" e "deficiente auditivo" são termos aceitos e respeitosos. d) Os termos “surdo” e “sujeito surdo” são depreciativos e inferiorizam a pessoa com deficiência. - Esta opção é incorreta, pois "surdo" é um termo aceito e não é considerado depreciativo. Portanto, a alternativa correta é: c) “Sujeito surdo” ou “surdo” e “deficiente auditivo” são termos corretos para se referir à pessoa com deficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a seguinte afirmação: “A Língua de Sinais deve ser adquirida pelo surdo, e ele não precisa aprender a língua portuguesa, já que um meio de comunicação é suficiente para viver na sociedade.” A afirmação é:
a. Falsa, pois a Libras é reconhecida como L1 das pessoas surdas e a língua portuguesa escrita como L2, sendo a L1 e a L2 um direito delas.
b. Verdadeira, já que a população surda é minoritária e não há obrigação formal de atender às necessidades dessa população.
c. Verdadeira, pois apenas a Libras é reconhecida como direito linguístico do surdo.
d. Falsa, pois as pessoas surdas devem se comunicar na língua portuguesa.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Existem muitos fatores que influenciam a aquisição e o desenvolvimento da linguagem pela criança surda. Além do ambiente, o __________ influencia o processo.
a. período de aprendizagem da L2.
b. período de desenvolvimento da puberdade.
c. período de inserção no ambiente escolar.
d. período de descoberta da deficiência auditiva.

Os _____________ são formas representadas pelas configurações manuais (mais uma produção das línguas de sinais) que funcionam como __________ detalhados de uma cena visual de objetos, animais, pessoas e lugares. Mais um __________ para você, docente, usar em suas aulas. Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
a. alfabetos manuais, classificadores, desenho.
b. classificadores, desenhos, recurso.
c. classificadores, descritivos, recurso.
d. alfabetos manuais, descritivos, recurso.

“[...] em relação à língua e à expressão visual, no momento em que o português perde seu aspecto central, ganham terreno o corpo, a oralidade, a sinalidade e o visual. Volta-se ao referente – ao objeto –, à situação propriamente dita. Porém, isso não significa abrir mão do território simbólico.”
Considere as seguintes afirmacoes sobre o trecho: I. O pouco conhecimento sobre como usar a linguagem visual como suporte para textos escritos causa dificuldade nas produções didáticas. II. O português escrito perde o aspecto central quando é inferiorizado pelo recurso visual, não servindo mais para seu propósito. III. O português escrito deixa de ser o principal e passa a ser o coadjuvante quando se trata de imagens para contextualização de situações. É verdadeiro o que se afirma em:
a. II, somente.
b. II e III.
c. I e III.
d. I e II.

Observe a questão: “Sou docente do Ensino Fundamental II, tenho estudantes surdos e não sei Libras. Como vou ensiná-los?” Qual das respostas a seguir é a mais adequada?
a. “A pessoa intérprete/interlocutora está na sala apenas para interpretar suas explicações. Já que você não sabe a língua, deixe tudo com ela. Prepare um material diferenciado para os estudantes surdos e procure algumas adaptações.”
b. “Você vai preparar as aulas considerando estratégias pedagógicas apropriadas para estudantes surdos, além de contar com o apoio da pessoa intérprete/interlocutora de Libras.”
c. “Como docente, você deve, obrigatoriamente, saber Libras, e não há outra opção. Esse é o primeiro passo para lidar com o estudante, pois ele precisa se comunicar com você.”
d. “Mesmo que você fosse fluente em Libras, seria impossível ministrar as aulas nas duas modalidades, Libras e Português.”

Suponhamos que, em sua sala de aula, haja um estudante surdo, filho de pais ouvintes, que sabe escrever corretamente frases curtas, mas não interpreta o que escreve. Pode-se afirmar que esse estudante:
a. apropriou-se do sistema alfabético.
b. não se apropriou do sistema alfabético nem desenvolveu a criticidade.
c. desenvolveu a criticidade, mas não se apropriou do sistema alfabético.
d. conhece o sistema alfabético e desenvolveu a criticidade.

Observe as afirmações a seguir, que se referem ao alfabeto manual da Libras e as práticas do(a) educador(a). I. Com o alfabeto manual, é possível soletrar 27 diferentes letras (considerando também a letra “Ç”). II. Pode ser utilizado como estratégia de aprendizado da língua escrita e separação silábica, ampliação de vocabulário e outros. III. Não é necessário apoio visual quando há uso do alfabeto manual. IV. É utilizado para soletrar nomes próprios de pessoas, ou lugares, siglas, ou palavras que ainda não possuem sinais correspondentes. Quais dessas afirmações estão corretas?
a. I, II e IV.
b. I, II, III e IV.
c. II, III e IV.
d. I, II e III.

Leia com atenção a fala de Karin Strobel sobre a cultura surda. “Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das ‘almas’ das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo.”
Fazem parte da cultura surda:
a. língua de sinais, bilinguismo, visualidade e leis.
b. língua de sinais, visualidade, identidade e comunidade surda.
c. língua de sinais, eventos, comunidade surda e leis.
d. língua de sinais, encontros, comunidade surda e escola.

Mais conteúdos dessa disciplina