Logo Passei Direto
Buscar
Existem alguns usuários na informação contábil, pois estão direta ou indiretamente, envolvidos com os resultados da organização, dentre estes estão: fornecedores, governo, bancos, sindicatos, concorrentes, órgãos de classe, como CFC – Conselho federal de Contabilidade –, CRC – Conselho Regional de Contabilidade –, CFA – Conselho Federal de Administração –, CRA – Conselho Regional de Administração –, entre outros. Indique qual das alternativas classifica da melhor maneira este tipo de usuário da contabilidade.
Indique qual das alternativas classifica da melhor maneira este tipo de usuário da contabilidade.
a. Usuário efetivo da contabilidade;
b. Usuário externo da contabilidade;
c. Usuário neutro da contabilidade.
d. Usuário colaborador da contabilidade;
e. Usuário interno da contabilidade;
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para classificar os usuários da informação contábil mencionados na sua pergunta, precisamos entender as definições de cada tipo de usuário: a) Usuário efetivo da contabilidade - Este termo não é comumente utilizado na contabilidade para classificar usuários. b) Usuário externo da contabilidade - Refere-se a aqueles que não fazem parte da organização, como fornecedores, governo, bancos, sindicatos, etc. Essa definição se encaixa bem com os exemplos que você deu. c) Usuário neutro da contabilidade - Este termo não é usual e não se aplica a uma classificação clara de usuários. d) Usuário colaborador da contabilidade - Este termo sugere uma participação ativa na contabilidade, o que não se aplica aos exemplos citados. e) Usuário interno da contabilidade - Refere-se a pessoas dentro da organização, como gerentes e funcionários, que utilizam a informação contábil para a tomada de decisões. Diante disso, a alternativa que classifica da melhor maneira os usuários mencionados (fornecedores, governo, bancos, etc.) é: b) Usuário externo da contabilidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considera-se usuário da informação contábil todo aquele que precisa de uma informação para subsidiar sua tomada de decisão. Neste processo, tem-se uma visão micro e outra visão macro. Neste parâmetro, pode-se classificar como participante de uma visão macro o usuário identificado na alternativa:
Pode-se classificar como participante de uma visão macro o usuário identificado na alternativa:
a. Investidor da organização;
b. Acionista da organização;
c. Administrador da organização;
d. Colaborador da organização;
e. Sindicato da organização.

Em um exemplo hipotético, um acionista, ao pensar em aumentar a produção e saber quantas unidades são produzidas no mês e quantas são vendidas, e ainda, qual é a lucratividade resultante desta atividade, são informações diárias que a contabilidade pode fornecer. Analise as alternativas e assinale a que apresente a efetividade desta informação no ambiente organizacional.
Analise as alternativas e assinale a que apresente a efetividade desta informação no ambiente organizacional.
a. São informações únicas e estanques que a contabilidade gera para o processo de tomada de decisão e conduz a validação dos resultados alcançados em um determinado momento;
b. São informações como esta que a contabilidade produz e ajuda no desenvolvimento de uma organização, de uma nação e faz com que o universo produza riquezas.
c. São informações nem sempre confiáveis, mas que são as únicas que podem revelar o verdadeiro estado de uma organização e ajuda no desenvolvimento de uma organização.
d. São informações das demonstrações contábeis que a empresa produz e ajuda no desenvolvimento da sociedade gerando riqueza e desenvolvimento;
e. São informações como esta que a organização produz e ajuda no desenvolvimento do estudo da evolução contábil e para a nação produza riquezas;

Para Iudícibus (1994), o fato de a contabilidade desempenhar ao longo do tempo o mesmo papel que tem a história no desenvolver da vida da humanidade, ou seja, em um passado, um presente e um futuro, a contabilidade através de seus registros é o que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade. Nesta contextualização, a alternativa que expõe a importância do passado da informação contábil para o futuro é:
A alternativa que expõe a importância do passado da informação contábil para o futuro é:
a. Através da boa informação contábil, que é a que se faz uma análise do presente para realizar uma previsão para o futuro organizacional.
b. Através da boa informação contábil, que é a que se faz uma análise do passado para realizar uma previsão para o futuro organizacional.
c. Através da boa informação contábil, que é a que se faz uma análise do futuro para realizar uma previsão para o futuro organizacional.
d. Através da informação contábil presente, que é a que se faz uma análise para uma previsão futura da organização.
e. Através da boa informação contábil, que é a que se faz uma análise e previsão para o futuro organizacional.

Quando se fala em observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade como condição obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Quanto aos aspectos formais, assinale a alternativa que melhor expressa esta afirmação.
Assinale a alternativa que melhor expressa esta afirmação.
a. A informação contábil precisa seguir a operacionalização do dia a dia das organizações sem se preocupar com prazos e dadas;
b. A informação contábil só será utilizada pelo usuário interno da organização e, portanto, não precisa de formalidades legais;
c. A informação contábil seguirá os ditames das normas, todavia as regras da organização possuem primazia.
d. A informação contábil apenas revela a essência das transações devendo prevalecer a normativa da organização;
e. A informação contábil segue a aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade em qualquer das situações concretas;

Segundo o CFC (2009, p. 27), Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Considerando como Entidade toda Organização Pública ou Privada, dentro desta contextualização a alternativa que traz a definição de patrimônio é a:
Dentro desta contextualização a alternativa que traz a definição de patrimônio é:
a. Conjunto de bens, direitos e obrigações, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
b. Conjunto de bens direitos e obrigações tangíveis ou intangíveis, que não expressem valor monetário, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
c. Conjunto de obrigações tangíveis ou intangíveis, onerados, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
d. Conjunto de bens e obrigações tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
e. Conjunto de direitos e obrigações tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.

Sendo os objetivos da Contabilidade produzir informações para o processo de tomada de decisão e isto deve ser aderente àquilo que o usuário considera como informações importantes para seu processo decisório. Uma boa informação contábil efetiva-se na participação na busca pela verdade literal, e dentro do que estabelece os Princípios que norteiam a Ciência Contábil. Dentro desta premissa, pode-se medir esta importância através:
Pode-se medir esta importância através:
a. Da utilização das Demonstrações Contábeis por parte dos Stakeholders;
b. Da verificação dos saldos das Contas do Balanço Patrimonial;
c. Da análise dos dados apresentados na DRE;
d. Da análise dos dados apresentados na DMPL.
e. De Resultados apresentados nas demonstrações Contábeis;

Mais conteúdos dessa disciplina