Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O pesquisador José Valente tem o seguinte pensamento com relação ao uso da tecnologia na Educação Básica:
a) Deve estar ao alcance de todos, inclusive dos alunos especiais.
b) É preciso desenvolver melhor a tecnologia no Brasil, ainda insuficiente para ser implantada nas escolas.
c) A tecnologia deve servir apenas às escolas que tem condições de investir financeiramente na constante adequação dos recursos tecnológicos, e isso não se estende à rede pública.
d) A tecnologia deve ser desenvolvida nas escolas com mais recursos; à medida que os equipamentos ficam obsoletos, são transferidos para as escolas públicas da Educação Básica.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, os professores precisarão:
a) Perceber a importância da utilização da Informática como instrumento de marketing para a escola.
b) Navegar pela internet, diariamente, para elaborar aulas baseadas em conteúdos atualizados.
c) Reconhecer na Informática uma poderosa ferramenta para a construção do conhecimento.
d) Incorporar atividades na internet em sua prática pedagógica, de modo a excluir as abordagens tradicionais de ensino.
e) Permitir que os alunos redijam suas atividades escolares da mesma forma como escrevem em sites de conversas on-line.

Assinale a alternativa que não se aplica à chegada da Sociedade da Informação e do Conhecimento:
a) Parcerias entre as disciplinas.
b) Conexões entre as disciplinas.
c) Trabalho coletivo entre educadores.
d) Divisão por disciplinas.
e) Trabalho inter-relacional.

O acesso universal é o desafio seminal das propostas estratégicas de inclusão digital. Expresso da maneira mais simples, significa assegurar que todas as pessoas, todas as famílias, tenham acesso às redes de comunicação e informação. [...] Hoje, no país, pelo menos 80% das famílias não só não possuem os eletrodomésticos e dispositivos necessários (computador, impressora, telefone fixo) como não têm perspectiva de vir a possuí-los a curto ou médio prazos.
Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TICs para o mundo do trabalho, é correto afirmar-se que a(o):
a) Falta de formação dos professores em relação às TICs pode ser superada pelos recursos de tutoria que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.
b) O advento das TICs gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de ideias.
c) Escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de saber e informação para seus alunos.
d) Facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da utilização.
e) Tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos especializados.

O termo multimídia, que há algum tempo está presente em muitos ambientes, tem a mesma raiz que hipermídia e se refere a produtos que incluem mais de um tipo de meio de comunicação, como textos, sons, imagens paradas ou em movimento, etc. O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação precisam desbravar. A partir desta realidade podemos dizer que:
a) a escola é uma instituição que não sofre influência alguma da sociedade e as mídias não podem interferir no modo de se trabalhar conteúdos nas escolas.
b) a escola não escapa da influência decisiva da mídia, mas, ainda assim, é um lugar privilegiado para a construção das identidades individuais para além da questão das classes sociais, pois é o local onde há o encontro de muitas culturas.
c) apesar de os professores estarem preparados para utilizarem as tecnologias nas escolas, eles não podem fazer uso das mesmas por falta de conhecimento dos alunos.
d) a escola não interfere em nada na construção das identidades individuais de seus alunos, apesar de realizar apenas o que a sociedade solicita.
e) os alunos não aceitam o uso das mídias, enquanto os professores buscam aprender a utilizar as mídias para poderem inseri-las em sua prática docente.

A Educação a Distância, em que se faz uso de ambientes virtuais, requer a compreensão de que os elementos comunicativos, temporais e espaciais são assíncronos e, portanto, também requer a concepção de metodologias e didáticas que orientem o aluno para a autonomia, autodisciplina e autodidatismo, assim como, para o professor, a percepção de uma mudança significativa no modo da compreensão do seu papel.
Educar a distância é, portanto:
a) utilizar todos os recursos necessários de comunicação, metodológicos e didáticos para que o processo de ensino e aprendizagem se realize sem a integração espacial e temporal síncrona entre aluno e professor.
b) utilizar todos os recursos necessários para que a interação seja uma integração espacial e temporal de modo síncrono.
c) utilizar alguns recursos tecnológicos para interagir somente em salas de bate-papo de modo síncrono.
d) utilizar todos os recursos necessários para que o aluno e o professor fiquem conectados o tempo todo, facilitando, assim, a relação síncrona da aprendizagem.
e) utilizar alguns recursos tecnológicos para interagir com os alunos somente nos encontros presenciais.

O que vem a ser o ProInfo?
a) O Programa Nacional de Informação (ProInfo) é um programa educacional criado para promover a exclusão digital na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.
b) O Programa Nacional de Informação Tecnológica (ProInfo) é um programa do governo criado para beneficiar as escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio, no acesso às tecnologias.
c) O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.
d) O Programa Nacional de Tecnologia e Inclusão (ProInfo) é um programa educacional criado para beneficiar todas as escolas do Ensino Fundamental sem exceção, no acesso às tecnologias.
e) O Programa Nacional de Informação Tecnológica (ProInfo) é um programa governamental criado para incentivar o uso das tecnologias apenas na rede particular de Ensino Médio.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica, teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e da Comunicação (TICs). No entanto, é uma profissional aberta ao seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa. Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:
a) Equipar a secretaria com periféricos; adotar plataformas digitais na elaboração de formulários; disponibilizar os dados.
b) Adquirir computadores; treinar os funcionários técnico-administrativos; implantar programas de gerenciamento.
c) Criar um laboratório de informática; equipar os computadores com um sistema operacional; oferecer cursos adicionais aos alunos.
d) Garantir o acesso às TICs; proporcionar o domínio técnico, o pedagógico e o gerencial; estimular soluções inovadoras.
e) Escolher softwares que substituam o trabalho manual; criar novas rotinas; proporcionar atendimento ao público.

O professor que associa a TIC a uma oportunidade ativa de aprendizagem precisa articular o domínio da tecnologia ao da prática pedagógica. Assim, para incorporar as TICs na sala de aula, o professor precisa, principalmente:
a) Ousar, vencer desafios, articular saberes e tecer continuamente a rede de conhecimento.
b) Pedir para a escola disponibilizar recursos tecnológicos numa quantidade satisfatória.
c) Solicitar cursos de informática para a direção da escola e/ou Secretaria de Educação.
d) Separar a linguagem hipermídia das teorias educacionais, da aprendizagem do aluno e da prática do educador.
e) Proibir o uso de hipertextos, já que a leitura que não seja linear acaba prejudicando o raciocínio do aluno.

A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação:
a) Substitui com folga a presença do professor no processo ensino/aprendizagem.
b) Expande os recursos didáticos para o aluno, porém, limita a atuação do professor na aula.
c) Cria novas formas de interação para o aluno, no processo de aprendizagem, entretanto, isso ocorre somente se o docente estiver interagindo simultaneamente.
d) Torna a aprendizagem algo mais motivador, deixando o curso mais estático.
e) Enriquece o processo educacional, pois melhora a qualidade do curso e o torna mais dinâmico.

O editor de texto é um importante instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, pois ele:
a) favorece a organização do trabalho intelectual dos alunos e as amplas demandas do docente na escola.
b) favorece a reprodução de texto pelos alunos e trabalho burocrático do professor.
c) favorece a produção de documentos da Secretaria da Escola e do Diretor.
d) não auxilia alunos e professores na organização da sua produção intelectual e do trabalho docente, pois é uma ferramenta técnico-administrativa.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Qual autor abaixo pesquisa os benefícios da tecnologia educacional no ensino?
a) Moacir Gadotti
b) Alda Junqueira Marin
c) José Armando Valente
d) Circe Bittencourt
e) Paulo Freire

Contudo, a escola, nesse contexto, ainda se encontra calcada no paradigma edificado por procedimentos dedutivos e lineares, desconhecendo o substrato tecnológico do mundo contemporâneo. Portanto, estar atentos às novas formas de aprender, propiciadas pelas tecnologias da informação e da comunicação e criar novas formas de ensinar são prescrições imprescindíveis para a escola e para as práticas docentes, sob pena de ambas tornarem-se obsoletas.
O que podemos perceber na fala das autoras?
a) A escola não precisa inserir as tecnologias no contexto educacional para acompanharem as crianças que já nasceram na geração tecnológica.
b) A escola, dando um tablet para cada aluno, já está transformando o seu dia a dia, nem precisa capacitar seus professores para utilizar tais tecnologias.
c) A escola precisa sim dar abertura à utilização das tecnologias em seu dia dia, só assim poderá acompanhar as mudanças mas sempre capacitando seus professores para melhor utilização das TICs.
d) A escola não precisa dar abertura à utilização das tecnologias em seu dia a dia, assim poderá acompanhar as mudanças mas sem a utilização das TICs.
e) A escola de hoje não precisa mais dos professores, basta oferecer tecnologias.

Valente (2015), em seu artigo “O uso inteligente do computador na educação”, aborda este uso do computador como braço direito do professor. Quando o computador é usado para passar a informação ao aluno, o computador assume o papel de máquina de ensinar, e a abordagem pedagógica é a instrução auxiliada por computador.
Geralmente os softwares que implementam essa abordagem são os ____________, os softwares de ____________________ e os ________.
a) banco de dados, treinamento, jogos.
b) tutoriais, exercício-e-prática, jogos.
c) aplicativos, exercício-e-prática, banco de dados.
d) tutoriais, treinamento, banco de dados.
e) aplicativos, treinamento, jogos.

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmacoes a seguir. (Enade, 2011). I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica. III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo. É correto apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) II e III.
e) I e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O pesquisador José Valente tem o seguinte pensamento com relação ao uso da tecnologia na Educação Básica:
a) Deve estar ao alcance de todos, inclusive dos alunos especiais.
b) É preciso desenvolver melhor a tecnologia no Brasil, ainda insuficiente para ser implantada nas escolas.
c) A tecnologia deve servir apenas às escolas que tem condições de investir financeiramente na constante adequação dos recursos tecnológicos, e isso não se estende à rede pública.
d) A tecnologia deve ser desenvolvida nas escolas com mais recursos; à medida que os equipamentos ficam obsoletos, são transferidos para as escolas públicas da Educação Básica.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, os professores precisarão:
a) Perceber a importância da utilização da Informática como instrumento de marketing para a escola.
b) Navegar pela internet, diariamente, para elaborar aulas baseadas em conteúdos atualizados.
c) Reconhecer na Informática uma poderosa ferramenta para a construção do conhecimento.
d) Incorporar atividades na internet em sua prática pedagógica, de modo a excluir as abordagens tradicionais de ensino.
e) Permitir que os alunos redijam suas atividades escolares da mesma forma como escrevem em sites de conversas on-line.

Assinale a alternativa que não se aplica à chegada da Sociedade da Informação e do Conhecimento:
a) Parcerias entre as disciplinas.
b) Conexões entre as disciplinas.
c) Trabalho coletivo entre educadores.
d) Divisão por disciplinas.
e) Trabalho inter-relacional.

O acesso universal é o desafio seminal das propostas estratégicas de inclusão digital. Expresso da maneira mais simples, significa assegurar que todas as pessoas, todas as famílias, tenham acesso às redes de comunicação e informação. [...] Hoje, no país, pelo menos 80% das famílias não só não possuem os eletrodomésticos e dispositivos necessários (computador, impressora, telefone fixo) como não têm perspectiva de vir a possuí-los a curto ou médio prazos.
Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TICs para o mundo do trabalho, é correto afirmar-se que a(o):
a) Falta de formação dos professores em relação às TICs pode ser superada pelos recursos de tutoria que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.
b) O advento das TICs gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de ideias.
c) Escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de saber e informação para seus alunos.
d) Facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da utilização.
e) Tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos especializados.

O termo multimídia, que há algum tempo está presente em muitos ambientes, tem a mesma raiz que hipermídia e se refere a produtos que incluem mais de um tipo de meio de comunicação, como textos, sons, imagens paradas ou em movimento, etc. O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação precisam desbravar. A partir desta realidade podemos dizer que:
a) a escola é uma instituição que não sofre influência alguma da sociedade e as mídias não podem interferir no modo de se trabalhar conteúdos nas escolas.
b) a escola não escapa da influência decisiva da mídia, mas, ainda assim, é um lugar privilegiado para a construção das identidades individuais para além da questão das classes sociais, pois é o local onde há o encontro de muitas culturas.
c) apesar de os professores estarem preparados para utilizarem as tecnologias nas escolas, eles não podem fazer uso das mesmas por falta de conhecimento dos alunos.
d) a escola não interfere em nada na construção das identidades individuais de seus alunos, apesar de realizar apenas o que a sociedade solicita.
e) os alunos não aceitam o uso das mídias, enquanto os professores buscam aprender a utilizar as mídias para poderem inseri-las em sua prática docente.

A Educação a Distância, em que se faz uso de ambientes virtuais, requer a compreensão de que os elementos comunicativos, temporais e espaciais são assíncronos e, portanto, também requer a concepção de metodologias e didáticas que orientem o aluno para a autonomia, autodisciplina e autodidatismo, assim como, para o professor, a percepção de uma mudança significativa no modo da compreensão do seu papel.
Educar a distância é, portanto:
a) utilizar todos os recursos necessários de comunicação, metodológicos e didáticos para que o processo de ensino e aprendizagem se realize sem a integração espacial e temporal síncrona entre aluno e professor.
b) utilizar todos os recursos necessários para que a interação seja uma integração espacial e temporal de modo síncrono.
c) utilizar alguns recursos tecnológicos para interagir somente em salas de bate-papo de modo síncrono.
d) utilizar todos os recursos necessários para que o aluno e o professor fiquem conectados o tempo todo, facilitando, assim, a relação síncrona da aprendizagem.
e) utilizar alguns recursos tecnológicos para interagir com os alunos somente nos encontros presenciais.

O que vem a ser o ProInfo?
a) O Programa Nacional de Informação (ProInfo) é um programa educacional criado para promover a exclusão digital na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.
b) O Programa Nacional de Informação Tecnológica (ProInfo) é um programa do governo criado para beneficiar as escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio, no acesso às tecnologias.
c) O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.
d) O Programa Nacional de Tecnologia e Inclusão (ProInfo) é um programa educacional criado para beneficiar todas as escolas do Ensino Fundamental sem exceção, no acesso às tecnologias.
e) O Programa Nacional de Informação Tecnológica (ProInfo) é um programa governamental criado para incentivar o uso das tecnologias apenas na rede particular de Ensino Médio.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica, teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e da Comunicação (TICs). No entanto, é uma profissional aberta ao seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa. Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:
a) Equipar a secretaria com periféricos; adotar plataformas digitais na elaboração de formulários; disponibilizar os dados.
b) Adquirir computadores; treinar os funcionários técnico-administrativos; implantar programas de gerenciamento.
c) Criar um laboratório de informática; equipar os computadores com um sistema operacional; oferecer cursos adicionais aos alunos.
d) Garantir o acesso às TICs; proporcionar o domínio técnico, o pedagógico e o gerencial; estimular soluções inovadoras.
e) Escolher softwares que substituam o trabalho manual; criar novas rotinas; proporcionar atendimento ao público.

O professor que associa a TIC a uma oportunidade ativa de aprendizagem precisa articular o domínio da tecnologia ao da prática pedagógica. Assim, para incorporar as TICs na sala de aula, o professor precisa, principalmente:
a) Ousar, vencer desafios, articular saberes e tecer continuamente a rede de conhecimento.
b) Pedir para a escola disponibilizar recursos tecnológicos numa quantidade satisfatória.
c) Solicitar cursos de informática para a direção da escola e/ou Secretaria de Educação.
d) Separar a linguagem hipermídia das teorias educacionais, da aprendizagem do aluno e da prática do educador.
e) Proibir o uso de hipertextos, já que a leitura que não seja linear acaba prejudicando o raciocínio do aluno.

A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação:
a) Substitui com folga a presença do professor no processo ensino/aprendizagem.
b) Expande os recursos didáticos para o aluno, porém, limita a atuação do professor na aula.
c) Cria novas formas de interação para o aluno, no processo de aprendizagem, entretanto, isso ocorre somente se o docente estiver interagindo simultaneamente.
d) Torna a aprendizagem algo mais motivador, deixando o curso mais estático.
e) Enriquece o processo educacional, pois melhora a qualidade do curso e o torna mais dinâmico.

O editor de texto é um importante instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, pois ele:
a) favorece a organização do trabalho intelectual dos alunos e as amplas demandas do docente na escola.
b) favorece a reprodução de texto pelos alunos e trabalho burocrático do professor.
c) favorece a produção de documentos da Secretaria da Escola e do Diretor.
d) não auxilia alunos e professores na organização da sua produção intelectual e do trabalho docente, pois é uma ferramenta técnico-administrativa.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Qual autor abaixo pesquisa os benefícios da tecnologia educacional no ensino?
a) Moacir Gadotti
b) Alda Junqueira Marin
c) José Armando Valente
d) Circe Bittencourt
e) Paulo Freire

Contudo, a escola, nesse contexto, ainda se encontra calcada no paradigma edificado por procedimentos dedutivos e lineares, desconhecendo o substrato tecnológico do mundo contemporâneo. Portanto, estar atentos às novas formas de aprender, propiciadas pelas tecnologias da informação e da comunicação e criar novas formas de ensinar são prescrições imprescindíveis para a escola e para as práticas docentes, sob pena de ambas tornarem-se obsoletas.
O que podemos perceber na fala das autoras?
a) A escola não precisa inserir as tecnologias no contexto educacional para acompanharem as crianças que já nasceram na geração tecnológica.
b) A escola, dando um tablet para cada aluno, já está transformando o seu dia a dia, nem precisa capacitar seus professores para utilizar tais tecnologias.
c) A escola precisa sim dar abertura à utilização das tecnologias em seu dia dia, só assim poderá acompanhar as mudanças mas sempre capacitando seus professores para melhor utilização das TICs.
d) A escola não precisa dar abertura à utilização das tecnologias em seu dia a dia, assim poderá acompanhar as mudanças mas sem a utilização das TICs.
e) A escola de hoje não precisa mais dos professores, basta oferecer tecnologias.

Valente (2015), em seu artigo “O uso inteligente do computador na educação”, aborda este uso do computador como braço direito do professor. Quando o computador é usado para passar a informação ao aluno, o computador assume o papel de máquina de ensinar, e a abordagem pedagógica é a instrução auxiliada por computador.
Geralmente os softwares que implementam essa abordagem são os ____________, os softwares de ____________________ e os ________.
a) banco de dados, treinamento, jogos.
b) tutoriais, exercício-e-prática, jogos.
c) aplicativos, exercício-e-prática, banco de dados.
d) tutoriais, treinamento, banco de dados.
e) aplicativos, treinamento, jogos.

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmacoes a seguir. (Enade, 2011). I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica. III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo. É correto apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) II e III.
e) I e IV.

Prévia do material em texto

15/06/2023, 17:53 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/11074920/editar 1/1
QO - Questões Online do ciclo 5 (Graduação EaD)
Questão 1 de 4
1 - [134647] O pesquisador José Valente tem o seguinte pensamento com relação ao uso
da tecnologia na Educação Básica:
a) Deve estar ao alcance de todos, inclusive dos alunos especiais.
b)
É preciso desenvolver melhor a tecnologia no Brasil, ainda insuficiente para
ser implantada nas escolas. 
c)
A tecnologia deve servir apenas às escolas que tem condições de investir
financeiramente na constante adequação dos recursos tecnológicos, e isso
não se estende à rede pública.
d)
A tecnologia deve ser desenvolvida nas escolas com mais recursos; à
medida que os equipamentos ficam obsoletos, são transferidos para as
escolas públicas da Educação Básica.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:23 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10678553 1/1
QO - Questões Online do ciclo 1 (Graduação EaD)
Questão 2 de 4
2 - [237468] Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, os professores
precisarão:
a) Perceber a importância da utilização da Informática como instrumento de marketing para a escola.
b) Navegar pela internet, diariamente, para elaborar aulas baseadas em conteúdos atualizados.
c) Reconhecer na Informática uma poderosa ferramenta para a construção do conhecimento.
d)
Incorporar atividades na internet em sua prática pedagógica, de modo a excluir as abordagens
tradicionais de ensino.
e)
Permitir que os alunos redijam suas atividades escolares da mesma forma como escrevem em sites
de conversas on-line.
Resposta da questão
A resposta correta é "Reconhecer na Informática uma poderosa ferramenta para a construção do conhecimento".

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:23 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10678553 1/1
QO - Questões Online do ciclo 1 (Graduação EaD)
Questão 3 de 4
3 - [237466] Assinale a alternativa que não se aplica à chegada da Sociedade da Informação e do Conhecimento:
a) Parcerias entre as disciplinas
b) Conexões entre as disciplinas
c) Trabalho coletivo entre educadores
d) Divisão por disciplinas
e) Trabalho inter-relacional
Resposta da questão
A resposta correta é "Com a chegada da Sociedade do Conhecimento exigiu que as pessoas estaleçam parcerias,
ultrapassando a fragmentação e a divisão por disciplinas em todas as áreas do conhecimento". 

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:23 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10678553 1/1
QO - Questões Online do ciclo 1 (Graduação EaD)
Questão 4 de 4
4 - [237469] “O acesso universal é o desafio seminal das propostas estratégicas de inclusão digital. Expresso da
maneira mais simples, significa assegurar que todas as pessoas, todas asfamílias, tenham acesso às redes de
comunicação e informação. [...] Hoje, no país, pelo menos 80% dasfamílias não só não possuem os eletrodomésticos e
dispositivos necessários (computador, impressora, telefone fixo) como não têm perspectiva de vir a possuí-los a curto ou
médio prazos.” O trecho acima deixa evidente que, mais do que uma questão educacional, o uso das TICs – Tecnologias
da Informação e da Comunicação – se coloca em âmbitos políticos, econômicos e sociais mais abrangentes. No entanto,
deve-se considerar, também, que o número de pessoas que têm, hoje, acesso às TICs aumentou expressivamente.
Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TICs para o mundo do
trabalho, é correto afirmar-se que a(o):
a)
Falta de formação dos professores em relação às TICs pode ser superada pelos recursos de tutoria
que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.
b)
O advento das TICs gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na
escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de ideias.
c)
Escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de
saber e informação para seus alunos.
d)
Facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da
utilização
e)
Tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo
sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos
especializados.
Resposta da questão
Resposta correta é "O advento das TICs gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na
escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de ideias".

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:23 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10736802 1/1
QO - Questões Online do ciclo 2 (Graduação EaD)
Questão 1 de 4
1 - [237464] O termo multimídia, que há algum tempo está presente em muitos ambientes, tem a mesma raiz que
hipermídia e se refere a produtos que incluem mais de um tipo de meio de comunicação, como textos, sons, imagens
paradas ou em movimento, etc. O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação
precisam desbravar. A partir desta realidade podemos dizer que: 
a)
a escola é uma instituição que não sofre influência alguma da sociedade e as mídias não podem
interferir no modo de se trabalhar conteúdos nas escolas. 
b)
a escola não escapa da influência decisiva da mídia, mas, ainda assim, é um lugar privilegiado para a
construção das identidades individuais para além da questão das classes sociais, pois é o local onde
há o encontro de muitas culturas. 
c)
apesar de os professores estarem preparados para utilizarem as tecnologias nas escolas, eles não
podem fazer uso das mesmas por falta de conhecimento dos alunos.
d)
a escola não interfere em nada na construção das identidades individuais de seus alunos, apesar de
realizar apenas o que a sociedade solicita.
e)
os alunos não aceitam o uso das mídias, enquanto os professores buscam aprender a utilizar as
mídias para poderem inseri-las em sua prática docente. 
Resposta da questão
A resposta correta é "A escola não escapa da influência decisiva da mídia, mas ainda assim, é um lugar privilegiado para
a construção das identidades individuais para além da questão das classes sociais, pois é o local onde há o encontro de
muitas culturas". 

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:24 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10736802 1/1
QO - Questões Online do ciclo 2 (Graduação EaD)
Questão 2 de 4
2 - [238454] Ao ler Amarilla Filho (2011), pudemos observar que, com o advento das redes de comunicação
informacionais favorecidas pelo processo de digitalização, memorização e comunicação, o prefixo “ciber” recebeu nova
extensão, a saber, espaço. O termo ciberespaço, usado pela primeira vez por Gibson em seu romance Neuromancer,
em 1984, designa uma nova fronteira econômica e cultural, em que um universo de redes digitais se estrutura para
operar e controlar o fluxo de informação. Para Lévy(1999), citado por Amarilla Filho(2011), o ciberespaço é:
a) o espaço reservado para a comunicação restrita entre professores e alunos individualmente.
b)
o espaço reservado para as trocas de mensagens de pessoas que estejam no máximo a uma
distância de 50 metros. 
c) o espaço de comunicação aberto para computadores que estejam ligados localmente.
d)
o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos
computadores.
e) o espaço de comunicação restrita a alunos que não apresentem diversidade.
Resposta da questão
A resposta correta é:O espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias
dos computadores.

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:24 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/107368021/1
QO - Questões Online do ciclo 2 (Graduação EaD)
Questão 3 de 4
3 - [238455] A Educação a Distância, em que se faz uso de ambientes virtuais, requer a compreensão de que os
elementos comunicativos, temporais e espaciais são assíncronos e, portanto, também requer a concepção de
metodologias e didáticas que orientem o aluno para a autonomia, autodisciplina e autodidatismo, assim como, para o
professor, a percepção de uma mudança significativa no modo da compreensão do seu papel. Educar a distância é,
portanto:
a)
utilizar todos os recursos necessários de comunicação, metodológicos e didáticos para que o
processo de ensino e aprendizagem se realize sem a integração espacial e temporal síncrona entre
aluno e professor.
b)
utilizar todos os recursos necessários para que a interação seja uma integração espacial e temporal
de modo síncrono.
c)
utilizar alguns recursos tecnológicos para interagir somente em salas de bate-papo de modo
síncrono.
d)
utilizar todos os recursos necessários para que o aluno e o professor fiquem conectados o tempo
todo, facilitando, assim, a relação síncrona da aprendizagem.
e) utilizar alguns recursos tecnológicos para interagir com os alunos somente nos encontros presencais.
Resposta da questão
A resposta correta é: utilizar todos os recursos necessários de comunicação, metodológicos e didáticos para que o
processo ensino-aprendizagem se realize sem a integração espacial e temporal síncrona entre aluno e professor.

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:25 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10736802 1/1
QO - Questões Online do ciclo 2 (Graduação EaD)
Questão 4 de 4
4 - [238453] O que vem a ser o ProInfo?
a)
O Programa Nacional de Informação (ProInfo) é um programa educacional criado para promover a
exclusão digital na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.
b)
O Programa Nacional de Informação Tecnológica (ProInfo) é um programa do governo criado para
beneficiar as escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio, no acesso às tecnologias.
c)
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado para
promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública
de Ensino Fundamental e Médio.
d)
O Programa Nacional de Tecnologia e Inclusão (ProInfo) é um programa educacional criado para
beneficiar todas as escolas do Ensino Fundamental sem exceção, no acesso às tecnologias.
e)
O Programa Nacional de Informação Tecnológica (ProInfo) é um programa governamental criado para
incentivar o uso das tecnologias apenas na rede particular de Ensino Médio.
Resposta da questão
A resposta correta é: O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado para
promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de Ensino
Fundamental e Médio.

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:25 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10821161 1/1
QO - Questões Online do ciclo 3 (Graduação EaD)
Questão 1 de 4
1 - [111845] Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica, teve pouco envolvimento com
Tecnologias de Informação e da Comunicação (TICs). No entanto, é uma profissional aberta ao seu uso e reconhece sua
importância pedagógica e administrativa. Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento
institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:
a)
Equipar a secretaria com periféricos; adotar plataformas digitais na elaboração de formulários;
disponibilizar os dados.
b)
Adquirir computadores; treinar os funcionários técnico-administrativos; implantar programas de
gerenciamento.
c)
Criar um laboratório de informática; equipar os computadores com um sistema operacional; oferecer
cursos adicionais aos alunos.
d)
Garantir o acesso às TICs; proporcionar o domínio técnico, o pedagógico e o gerencial; estimular
soluções inovadoras.
e)
Escolher softwares que substituam o trabalho manual; criar novas rotinas; proporcionar atendimento
ao público.
Resposta da questão
A resposta correta é a letra D. Garantir o acesso às TICs; proporcionar o domínio técnico, o pedagógico e o gerencial;
estimular soluções inovadoras.

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:25 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10821161 1/1
QO - Questões Online do ciclo 3 (Graduação EaD)
Questão 2 de 4
2 - [132450] O professor que associa a TIC a uma oportunidade ativa de aprendizagem precisa articular o domínio da
tecnologia ao da prática pedagógica. Assim, para incorporar as TICs na sala de aula, o professor precisa,
principalmente:
a) Ousar, vencer desafios, articular saberes e tecer continuamente a rede de conhecimento.
b) Pedir para a escola disponibilizar recursos tecnológicos numa quantidade satisfatória.
c) Solicitar cursos de informática para a direção da escola e/ou Secretaria de Educação.
d)
Separar a linguagem hipermídia das teorias educacionais, da aprendizagem do aluno e da prática do
educador.
e)
Proibir o uso de hipertextos, já que a leitura que não seja linear acaba prejudicando o raciocínio do
aluno.
Resposta da questão
A alternativa corretá é a resposta A. Ousar, vencer desafios, articular saberes e tecer continuamente a rede de
conhecimento.

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:26 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10821161 1/1
QO - Questões Online do ciclo 3 (Graduação EaD)
Questão 3 de 4
3 - [238452] A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação:
a) Substitui com folga a presença do professor no processo ensino/aprendizagem.
b) Expande os recursos didáticos para o aluno, porém, limita a atuação do professor na aula.
c)
Cria novas formas de interação para o aluno, no processo de aprendizagem, entretanto, isso ocorre
somente se o docente estiver interagindo simultaneamente.
d) Torna a aprendizagem algo mais motivador, deixando o curso mais estático.
e) Enriquece o processo educacional, pois melhora a qualidade do curso e o torna mais dinâmico.
Resposta da questão
A resposta correta é: Enriquece o processo educacional, pois melhora a qualidade do curso e o torna mais dinâmico.

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:26 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10821161 1/1
QO - Questões Online do ciclo 3 (Graduação EaD)
Questão 4 de 4
4 - [229732] O editor de texto é um importante instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, pois ele: 
a)
favorece a organização do trabalho intelectual dos alunos e as amplas demandas do docente na
escola
b) favorece a reprodução de texto pelos alunos e trabalho burocrático do professor.
c) favorece a produção de documentos da Secretara da Escola e do Diretor.
d)
não auxilia alunos e professores na organização da sua produção intelectual e do trabalho docente,
pois é uma ferramenta técnico-administrativa.
e) Todas as alternativas estão corretas.
Resposta da questão
A resposta correta é a letra A. 

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:27 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10951181 1/1
QO - Questões Online do ciclo 4 (Graduação EaD)
Questão 1 de 4
1 - [178920] Qual autor abaixo pesquisa os benefícios da tecnologia educacional no ensino? 
a) Moacir Gadotti
b) Alda Junqueira Marin
c) José Armando Valente
d) Circe Bittencourt
e) Paulo Freire
Resposta da questão
A alternativa correta é a letra C. José Armando Valente e é um pesquisador que desenvolve pesquisas exclusivamente
nessa área. 

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:28 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10951181 1/1
QO - Questões Online do ciclo 4 (Graduação EaD)
Questão2 de 4
2 - [132444] De acordo com Brito e Purificação (2011, p. 4), "a internet tem interferido nas estruturas sociais,
econômicas e educacionais em diferentes vertentes. Contudo, a escola, nesse contexto, ainda se encontra calcada no
paradigma edificado por procedimentos dedutivos e lineares, desconhecendo o substrato tecnológico do mundo
contemporâneo. Portanto, estar atentos às novas formas de aprender, propiciadas pelas tecnologias da informação e da
comunicação e criar novas formas de ensinar são prescrições imprescindíveis para a escola e para as práticas docentes,
sob pena de ambas tornarem-se obsoletas".
O que podemos perceber na fala das autoras?
a)
A escola não precisa inserir as tecnologias no contexto educacional para acompanharem as crianças
que já nasceram na geração tecnológica.
b)
A escola, dando um tablet para cada aluno, já está transformando o seu dia a dia, nem precisa
capacitar seus professores para utilizar tais tecnologias.
c)
A escola precisa sim dar abertura à utilização das tecnologias em seu dia dia, só assim poderá
acompanhar as mudanças mas sempre capacitando seus professores para melhor utilização das
TICs.
d)
A escola não precisa dar abertura à utilização das tecnologias em seu dia dia, assim poderá
acompanhar as mudanças mas sem a utilização das TICs.
e) A escola de hoje não precisa mais dos professores, basta oferecer tecnologias.
Resposta da questão
A resposta correta é a letra C. a escola precisa sim dar abertura à utilização das tecnologias em seu dia dia, só assim
poderá acompanhar as mudanças mas sempre capacitando seus professores para melhor utilização das TICs. 

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:28 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10951181 1/1
QO - Questões Online do ciclo 4 (Graduação EaD)
Questão 3 de 4
3 - [67581] Valente (2015), em seu artigo “O uso inteligente do computador na educação”, aborda este uso do
computador como braço direito do professor. Quando o computador é usado para passar a informação ao aluno, o
computador assume o papel de máquina de ensinar, e a abordagem pedagógica é a instrução auxiliada por computador.
Geralmente os softwares que implementam essa abordagem são os ____________, os softwares de
__________________ e os ________. 
a) banco de dados, treinamento, jogos.
b) tutoriais, exercício-e-prática, jogos.
c) aplicativos, exercício-e-prática, banco de dados.
d) tutoriais, treinamento, banco de dados.
e) aplicativos, treinamento, jogos. 
Resposta da questão
A resposta correta é a letra B. tutoriais, exercício-e-prática, jogos.

© 2023 Claretiano - Rede de Educação
21/06/2023, 22:28 Portal Educacional
https://portaleducacional.redeclaretiano.edu.br/provas/10951181 1/1
QO - Questões Online do ciclo 4 (Graduação EaD)
Questão 4 de 4
4 - [111863] Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do
fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta
como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da
sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a
competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de
informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores
públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e
aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir. (Enade, 2011). I. Um mapeamento da exclusão
digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão
digital. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado
ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica. III. O direito à informação
diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na
relação entre o indivíduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária
tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo. É
correto apenas o que se afirma em: 
a) I e II. 
b) II e IV.
c) III e IV. 
d) II e III. 
e) I e IV.
Resposta da questão
A resposta correta é a letra A. I e II. 

© 2023 Claretiano - Rede de Educação

Mais conteúdos dessa disciplina