Logo Passei Direto
Buscar
As tolerâncias dimensionais e geométricas são padronizadas de acordo com as normas ISO. Diante a isto, analise o desenho a seguir no que diz respeito às tolerâncias dimensionais e geométricas de acordo com o padrão ISO.
Após a análise do desenho, assinale a opção verdadeira:
A tolerância de batimento total radial não deve ser maior que 0,06 mm em qualquer ponto da superfície, durante várias rotações em torno da linha de referência B, e ainda a concentricidade do furo em relação à superfície A é aplicada somente ao máximo tamanho do furo.
A tolerância de paralelismo e de perpendicularismo estão aplicadas na mesma cota, porém possuem elementos de referência distintos: B e C, respectivamente.
A tolerância de concentricidade indicada no furo se refere somente ao seu respectivo diâmetro mínimo, enquanto a perpendicularidade indicada no eixo se refere somente ao seu respectivo diâmetro máximo.
O eixo deve permanecer dentro da zona de tolerância de batimento circular axial de 0,06 mm, enquanto a linha de centro do diâmetro de 50,05 mm não pode se desviar perpendicularmente mais que 0,05 mm em relação ao elemento de referência C.
As tolerâncias geométricas aplicadas ao eixo de diâmetro nominal de 50 mm têm o objetivo principal de manter a sua medida dentre o máximo de 50,05 mm e o mínimo de 49,97 mm, respeitando a sua tolerância dimensional.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação às tolerâncias dimensionais e geométricas conforme as normas ISO. 1. Primeira alternativa: A tolerância de batimento total radial não deve ser maior que 0,06 mm em qualquer ponto da superfície, durante várias rotações em torno da linha de referência B, e ainda a concentricidade do furo em relação à superfície A é aplicada somente ao máximo tamanho do furo. - Essa afirmação parece confusa, pois a concentricidade geralmente se aplica a todo o intervalo de tolerância, não apenas ao máximo. 2. Segunda alternativa: A tolerância de paralelismo e de perpendicularismo estão aplicadas na mesma cota, porém possuem elementos de referência distintos: B e C, respectivamente. - Essa afirmação é plausível, pois paralelismo e perpendicularidade podem ser aplicados a diferentes referências. 3. Terceira alternativa: A tolerância de concentricidade indicada no furo se refere somente ao seu respectivo diâmetro mínimo, enquanto a perpendicularidade indicada no eixo se refere somente ao seu respectivo diâmetro máximo. - Isso não está correto, pois a concentricidade deve ser considerada em relação a todo o diâmetro do furo. 4. Quarta alternativa: O eixo deve permanecer dentro da zona de tolerância de batimento circular axial de 0,06 mm, enquanto a linha de centro do diâmetro de 50,05 mm não pode se desviar perpendicularmente mais que 0,05 mm em relação ao elemento de referência C. - Essa afirmação parece correta, pois descreve a relação entre batimento circular e a tolerância de perpendicularidade. 5. Quinta alternativa: As tolerâncias geométricas aplicadas ao eixo de diâmetro nominal de 50 mm têm o objetivo principal de manter a sua medida dentre o máximo de 50,05 mm e o mínimo de 49,97 mm, respeitando a sua tolerância dimensional. - Essa afirmação é verdadeira, pois descreve corretamente a tolerância dimensional. Após analisar as alternativas, a quarta alternativa parece ser a mais correta, pois aborda a relação entre batimento circular e a tolerância de perpendicularidade de forma adequada. Portanto, a resposta correta é: O eixo deve permanecer dentro da zona de tolerância de batimento circular axial de 0,06 mm, enquanto a linha de centro do diâmetro de 50,05 mm não pode se desviar perpendicularmente mais que 0,05 mm em relação ao elemento de referência C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Brasil e Europa as seis vistas ortográficas são baseadas na planificação do:


1º diedro


1º e 3º diedros


3º diedro


2º diedro


4º diedro

Os eixos podem ser roscados, ranhurados, estriados, maciços, vazados, flexíveis ou cônicos. Que tipo de eixo-árvore é utilizado para evitar rotação relativa em barras de direção de automóveis e alavancas de máquinas?
Maciços
Ranhurados
Cônicos
Roscados
Estriados

Qual o principal esforço mecânico que diferencia eixos e árvores, uma vez que estes sofrem tal esforço e aqueles, não?


Torção


Tração


Fadiga


Compressão


Fluência

A árvore é um elemento que gira transmitindo potência, portanto é submetido a esforço de torção. Qual o nome da árvore do motor de um automóvel que transforma o movimento circular em linear?
Comando de válvulas
Biela
Injetor
Virabrequim
Cardan

O sistema ISO estabelece qualidades de trabalho, ou seja, graus de tolerância.
Quantas qualidades de trabalho o sistema oferece?
12.
32.
4.
9.
18.

Um profissional de engenharia que trabalhe com projetos de peças, deve compreender um desenho de conjunto mecânico. Este deve ser subdividido em diversos subconjuntos, de forma que a leitura do projeto se torne de fácil entendimento.
Por que a figura seguinte pode ser considerada um exemplo reduzido de desenho de conjunto?
Porque mostra apenas os nomes das peças que compõem o conjunto
Falta o plano de usinagem.
Falta a vista principal definida.
Porque o conjunto não está definido.
Os componentes não foram desenhados separadamente.

Mais conteúdos dessa disciplina