Logo Passei Direto
Buscar
“Por outro lado, sabemos que cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçada todos os anos.”
A oração sublinhada é constituída por um:
A) Predicado nominal.
B) Predicado verbal.
C) Predicado verbo-nominal.
D) Predicativo.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para analisar a oração sublinhada "cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçada todos os anos", precisamos identificar o tipo de predicado presente. - Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo) e geralmente indica uma característica do sujeito. Exemplo: "O dia está bonito." - Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo transitivo ou intransitivo, indicando uma ação. Exemplo: "O aluno estudou." - Predicado verbo-nominal: é uma combinação dos dois anteriores, onde há um verbo e um predicativo do sujeito. Exemplo: "O aluno chegou cansado." - Predicativo: é um termo que atribui uma característica ao sujeito ou ao objeto, mas não é um tipo de predicado. Na frase em questão, "é desperdiçada" é uma construção que indica uma ação (desperdiçar) e o sujeito "cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos" é o que sofre essa ação. Portanto, a oração é um predicado verbal. Assim, a alternativa correta é: B) Predicado verbal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Padrões estéticos desnecessários, logística de venda incorreta, prazos de validade incoerentes...
Nas palavras “desnecessárias”, “incorretas” e incoerentes” encontramos os seguintes elementos mórficos:
A) Todas as palavras são constituídas somente por sufixos.
B) As palavras são construídas somente por prefixos e sufixos.
C) As palavras são constituídas por radicais, prefixos e desinências nominais.
D) Todas as palavras são mesóclises.

Com base no enunciado abaixo, julgue os itens em V para verdadeiro e F para falso. No procedimento licitatório é vedado aos agentes públicos:
(__) Admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, salvo nos casos de sociedades cooperativas.
(__) Estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere à moeda.
(__) Estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a modalidade e local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agências internacionais.
A) F-V-V.
B) V-F-V.
C) F-F-V.
D) V-V-F.

Mais conteúdos dessa disciplina