Logo Passei Direto
Buscar
A maceração designa a operação na qual a extração da matéria-prima vegetal é realizada em recipiente fechado, em diversas temperaturas, durante um período prolongado (horas ou dias), sob agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator, tendo diversas variações conhecidas dessa operação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A digestão consiste na maceração realizada em sistema aquecido a 40 a 60 °C.
( ) A maceração dinâmica é realizada sob agitação mecânica constante.
( ) A remaceração ocorre quando a operação é repetida utilizando o mesmo liquido extrator, renovando-se apenas o material vegetal.
A V - F - F.
B F - F - V.
C V - V - V.
D V - V - F.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a maceração: ( ) A digestão consiste na maceração realizada em sistema aquecido a 40 a 60 °C. É verdadeira (V). A digestão é uma forma de maceração que ocorre em temperaturas elevadas, geralmente entre 40 a 60 °C, para facilitar a extração dos princípios ativos. ( ) A maceração dinâmica é realizada sob agitação mecânica constante. É verdadeira (V). A maceração dinâmica envolve a agitação constante do material, o que ajuda a aumentar a eficiência da extração. ( ) A remaceração ocorre quando a operação é repetida utilizando o mesmo líquido extrator, renovando-se apenas o material vegetal. É falsa (F). A remaceração geralmente envolve a renovação do líquido extrator, não apenas a troca do material vegetal. Portanto, a sequência correta é V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a D) V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A secagem ao sol, além de promover a degradação de princípios ativos, acaba por gerar uma secagem rápida das bordas dos órgãos vegetais e a criação de uma crosta relativamente impermeável à água nessas regiões, fazendo com que o material, em pouco tempo, se apresente aparentemente seco, porém contendo seu interior úmido. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A secagem deve ser procedida ao abrigo da luz, em secadores que promovam ambiente limpo, bem ventilado e protegido do ataque de insetos e outros animais.
II- A geração de um aumento artificial de temperatura é de extrema importância.
III- A secagem de folhas e flores, a temperatura deve estar em tomo de 45 °C. Para cascas e raízes, temperaturas de até 100 °C são aceitáveis.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Devido ao aumento da demanda de utilização de plantas medicinais, o cultivo e/ou o extrativismo torna-se uma alternativa cada vez mais importante na agricultura nacional. Por outro lado, a qualidade das plantas medicinais e dos produtos fitoterápicos comercializados vem sendo afetada negativamente pelo aumento da sua demanda.
Sobre as irregularidades encontradas em produtos fitoterápicos comercializados no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
A Presença de produtos de degradação forçada.
B Podem ocorrer problemas de identificação botânica.
C A presença de matéria orgânica estranha, sujidades e insetos não é comum.
D A adulteração promove o aumento dos teores de fitocompostos.

O método de propagação por sementes pode apresentar algumas desvantagens, como a variação genética das plantas originadas das sementes, podendo modificar a concentração dos princípios ativos do cultivo, trazendo desdobramentos no padrão de qualidade do material. Quando se propaga assexuadamente, esse efeito é evitado.
Com bases nessas definições, analise as sentenças a seguir:
I- As estaquias de raízes permitem a formação de um grande número de mudas a partir de uma única planta-mãe.
II- Espécies medicinais como o guaco, a erva-cidreira, o boldo e o alecrim propagam-se por estaqueamento de galhos.
III- As estaquias de galhos são apropriadas para espécies como capim-limão, hortelã, mil-folhas, melissa e sálvia.
IV- A divisão de touceiras é uma prática de propagação que também possibilita a formação de muitos indivíduos podendo ser utilizada com o capim-limão e a carqueja.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Em análises fitoquímicas, quando não conhecemos previamente o conteúdo do material vegetal a ser analisado, devemos submetê-lo a sucessivas extrações, utilizando solventes com polaridade crescente, conseguindo, assim, uma extração fracionada, onde as diferentes frações contêm compostos de polaridade crescente.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Acetato de etila possui seletividade para a extração de flavonoides e cumarinas simples.
( ) O solvente hexano é mais polar do que o solvente diclorometano, perfeito para a extração de taninos.
( ) A extração de alcaloides deve ser realizada com soluções ácidas.
( ) O solvente metanol é mais polar que o solvente clorofórmio, sendo perfeito para a extração de lipídios, ceras, pigmentos, furanocumarinas.
A V - F - F - F.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - V - V - V.

Devemos observar que fatores como características do material vegetal, o seu grau de divisão, o meio extrator (solvente) e a metodologia empregada são capazes de influenciar no rendimento total e na qualidade da extração. Os métodos extrativos podem ser classificados como: extrações a frio, extrações a quente em sistemas abertos ou, ainda, extrações a quente em sistema fechado.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na infusão, a extração se dá pela permanência, durante certo tempo, do material vegetal em água fervente, num recipiente tapado.
( ) A infusão é uma técnica de emprego restrito, pois muitas substâncias ativas são alteradas por um aquecimento prolongado e costuma-se empregá-la com materiais vegetais duros e de natureza lenhosa.
( ) A decocção consiste em manter o material vegetal em contato, durante certo tempo, com um solvente (normalmente água) em ebulição.
( ) A decocção é aplicável a partes vegetais de estrutura mole, as quais devem ser contundidas, cortadas ou pulverizadas grosseiramente, conforme a sua natureza, a fim de que possam ser mais facilmente penetradas e extraídas pela água.
A V - F - V - V.
B V - F - F - V.
C V - F - V - F.
D F - V - F - V.

Tendo em vista que bactérias resistentes a múltiplos antimicrobianos representam um desafio no tratamento de infecções, é notória a necessidade de encontrar novas substâncias com propriedades antimicrobianas para serem utilizadas no combate a esses microrganismos. Os Óleos Essenciais (OEs) extraídos de plantas apresentam atividade antimicrobiana frente a diversos microrganismos, são considerados alternativas na conservação de alimentos e também já são usados em substituição a determinados antibióticos com êxito e sem efeitos adversos.
Sobre a ação biológica de espécies produtoras de OEs, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Capim-limão (Cymbopogon citratus).
II- Árvore-de-chá (Melaleuca alternifolia).
III- Manjericão (Ocimum basilicum).
A III - II - I.
B I - II - III.
C II - I - III.
D II - III - I.

As estruturas histológicas das diversas partes componentes de uma planta são bastante heterogêneas, e existem órgãos, como as raízes e os caules, cujos tecidos estão extraordinariamente compactados (xilema), ao passo que, em folhas e flores, os tecidos se apresentam com textura mais delicada.
Sobre a função e a composição do xilema, analise as sentenças a seguir:
I- É o principal tecido condutor de água, transporte de nutrientes minerais (seiva bruta), sustentação e armazenamento de substâncias nas plantas vasculares.
II- Transporta os compostos orgânicos solúveis produzidos durante a fotossíntese e conhecidos como fotossintatos, em particular a sacarose de açúcar, para partes da planta, quando necessário.
III- É formado por três principais tipos de células: células do parênquima, fibras e células condutoras.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Podemos utilizar diferentes métodos de processamento da droga vegetal, com intuito de diminuir o tamanho de partícula, aumentando, assim, a área de superfície de contato com os solventes e expondo os compostos para um processo extrativo mais eficaz em relação ao tempo, ao rendimento e à qualidade do extrato obtido.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Além do tamanho de partícula, o solvente escolhido deve ser o mais seletivo possível.
( ) A seletividade do solvente não promove a extração de substâncias específicas desejadas, porém aumenta a quantidade do rendimento e composição nos extratos brutos.
( ) A seletividade depende da polaridade, o conhecimento do grau de polaridade do grupo de substâncias que se deseja preferencialmente extrair determina o solvente ou a mistura de solventes que mais se aproxima da seletividade para aquela extração.
A F - F - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - V.

Com intuito de diminuir o tamanho de partícula e aumentar a área de superfície de contato com os solventes, é comum utilizarmos equipamentos chamados moinhos para triturar a droga vegetal. Existem diversos modelos disponíveis atualmente e a escolha dos mesmos, deve ser realizada de acordo com a quantidade da droga vegetal, o tamanho de partícula desejado e também com sua natureza.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O moinho de faca consiste em um equipamento motorizado, cuja força do motor é transmitida através de correias a um eixo rotativo dotado de facas removíveis, sendo, geralmente, utilizadas três ou quatro facas dependendo do tamanho do moinho e da potência do motor.
( ) Moinhos de rolo são utilizados para um produto final com baixa granulometria, mais utilizado para moer polpa de cacau, amêndoas, castanhas e amendoins e menos usual na pecuária.
( ) O moinho de discos fornece ao final da moagem um produto de granulação grossa, dependendo do tipo de produto, pode ser de disco simples ou disco duplo.
( ) O moinho de martelo apresenta como resultado final da moagem diferentes tamanhos de partículas, que ainda podem variar entre moinhos mesmo comparando peneiras de abertura de malha semelhantes, em virtude de potência, amperagem, desgaste dos martelos.
A F - V - F - V.
B V - F - V - V.
C V - F - F - V.
D V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina