Logo Passei Direto
Buscar
Nos últimos seis meses, o Conselho de Administração da XYZ S.A. vem discutindo o projeto de reestruturação proposto pelo seu CEO que trata do encerramento das atividades na Região Nordeste. Na última etapa do estudo foram apresentados os desembolsos estimados. Mesmo com todos os detalhes, ainda não há uma data definida para que a reestruturação seja executada. O profissional contábil foi chamado para avaliar o tratamento contábil e as demonstrações contábeis dessa reestruturação, na data do balanço.
Considerando as informações fornecidas, avalie a alternativa com a posição técnica mais adequada a ser seguida pelo profissional contábil.
a) Como o plano de reestruturação, ainda não foi aprovado pelo Conselho de Administração, o profissional de contabilidade deve efetuar somente a divulgação do plano nas demonstrações contábeis, como evento subsequente.
b) O Profissional deve aguardar que ocorram as negociações com as partes interessadas para efetuar a contabilização da provisão de reestruturação, utilizando como base o estudo dos desembolsos a serem efetuados.
c) Não é necessária a constituição da provisão para custos de reestruturação, porém, o profissional contábil deverá efetuar a divulgação do plano de reestruturação nas demonstrações contábeis, como evento subsequente.
d) Deve obter o estudo dos desembolsos a serem efetuados e utilizá-lo com melhor estimativa para contabilização da provisão de reestruturação, já que foi aprovado pelo CEO da empresa.
e) Nenhuma obrigação deve ser reconhecida, pois os requisitos não foram atendidos; nenhuma divulgação deve ser feita nas demonstrações contábeis, porque não há uma data prevista para comunicação do plano de reestruturação.
User badge image
AdmComigo

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para analisar a situação apresentada, é importante considerar os princípios contábeis e as normas que regem a contabilização de provisões e eventos subsequentes. 1. O plano de reestruturação ainda não foi aprovado pelo Conselho de Administração, o que significa que não há uma obrigação legal ou contábil formalmente reconhecida até que isso ocorra. 2. A contabilidade deve seguir o princípio da prudência, que sugere que as provisões só devem ser reconhecidas quando há uma obrigação presente, que pode ser mensurada de forma confiável. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Como o plano de reestruturação, ainda não foi aprovado pelo Conselho de Administração, o profissional de contabilidade deve efetuar somente a divulgação do plano nas demonstrações contábeis, como evento subsequente. - Esta opção é válida, pois a divulgação é necessária, mas não há obrigação de reconhecer a provisão. b) O Profissional deve aguardar que ocorram as negociações com as partes interessadas para efetuar a contabilização da provisão de reestruturação, utilizando como base o estudo dos desembolsos a serem efetuados. - Esta opção não é adequada, pois a provisão não deve ser reconhecida antes da aprovação do plano. c) Não é necessária a constituição da provisão para custos de reestruturação, porém, o profissional contábil deverá efetuar a divulgação do plano de reestruturação nas demonstrações contábeis, como evento subsequente. - Esta opção é correta, pois reflete a necessidade de divulgação sem a constituição da provisão. d) Deve obter o estudo dos desembolsos a serem efetuados e utilizá-lo com melhor estimativa para contabilização da provisão de reestruturação, já que foi aprovado pelo CEO da empresa. - Esta opção não é adequada, pois a aprovação do CEO não é suficiente para reconhecer a provisão. e) Nenhuma obrigação deve ser reconhecida, pois os requisitos não foram atendidos; nenhuma divulgação deve ser feita nas demonstrações contábeis, porque não há uma data prevista para comunicação do plano de reestruturação. - Esta opção é incorreta, pois a divulgação é necessária mesmo sem a data definida. Portanto, a alternativa correta é: c) Não é necessária a constituição da provisão para custos de reestruturação, porém, o profissional contábil deverá efetuar a divulgação do plano de reestruturação nas demonstrações contábeis, como evento subsequente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o cenário a seguir e escolha a alternativa mais adequada. CellPhone vende celulares reconhecidos pela sua resistência. Esse segmento de celulares não era explorado pelo mercado. Contudo, uma concorrente direta da CellPhone anunciou investimentos, contratação de funcionários e que venderão celulares resistentes em até oito meses, ou seja, um ataque direto ao mercado de celulares da CellPhone.
a) O Início das operações de uma concorrente relevante é um indicador de deterioração (fontes externas) e refletirá na revisão das previsões de fluxo de caixa e no cálculo de novas estimativas dos montantes recuperáveis dos ativos, principalmente da provisão de perda por desvalorização dos ativos.
b) A Mudança apontada no mercado parece ser importante, mas as determinações da administração, com áreas como comercial e marketing, e as ações de revisão da estratégia da CellPhone podem mudar esse cenário.
c) A Administração não avalia fontes externas e internas. Consequentemente, mesmo com um cenário de aumento de concorrência como o citado, não há o que a contabilidade deva ou possa fazer.
d) Com o fato noticiado, há muita pressão do mercado e de investidores cobrando uma posição da administração da CellPhone. Nesse momento, a contabilidade não tem o que fazer, a não ser aguardar.
e) Não é um fato preocupante, pois ainda haverá oito meses para que alguma ação da concorrência seja notada. Além disso, como a CellPhone é auditada, o melhor plano é aguardar a posição.

Mais conteúdos dessa disciplina