Logo Passei Direto
Buscar
A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de 'Confissões' e 'Consolação da Filosofia', respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a:
a) Sofística
b) Epicurista
c) Escolástica
d) Existencialista
e) Fenomenológica
User badge image
Portuguesando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar qual filosofia predominou na Idade Média. A filosofia escolástica foi a que se destacou nesse período, caracterizando-se pela tentativa de conciliar a fé cristã com a razão, utilizando a lógica e a dialética. Vamos analisar as alternativas: a) Sofística - Refere-se a um movimento filosófico anterior, que não predominou na Idade Média. b) Epicurista - Relaciona-se com a filosofia de Epicuro, que não foi a principal na Idade Média. c) Escolástica - Esta é a filosofia que realmente predominou na Idade Média, especialmente com pensadores como Santo Agostinho e Tomás de Aquino. d) Existencialista - É uma corrente filosófica que surgiu muito depois, no século XX. e) Fenomenológica - Também é uma corrente mais recente, desenvolvida no século XX. Portanto, a alternativa correta é: c) Escolástica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A filosofia de Agostinho (354 – 430) é estreitamente devedora do platonismo cristão milanês: foi nas traduções de Mário Vitorino que leu os textos de Plotino e de Porfírio, cujo espiritualismo devia aproximá-lo do cristianismo. Ouvindo sermões de Ambrósio, influenciados por Plotino, que Agostinho venceu suas últimas resistências (de tornar-se cristão). Apesar de ter sido influenciado pela filosofia de Platão, por meio dos escritos de Plotino, o pensamento de Agostinho apresenta muitas diferenças se comparado ao pensamento de Platão.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas diferenças.
A) Para Agostinho, a alma é imortal, enquanto para Platão a alma não é imortal, já que é apenas a forma do corpo.
B) Para Platão, a verdadeira realidade encontra-se no mundo das Ideias, enquanto para Agostinho não existe nenhuma realidade além do mundo natural em que vivemos.
C) Para Santo Agostinho, não existe conhecimento verdade, tudo é apenas uma ilusão, sendo assim, difere-se de Platão que afirma existir o conhecimento verdadeiro no mundo físico.
D) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.
E) Para Agostinho, é possível ao ser humano obter o conhecimento verdadeiro, enquanto, para Platão, a verdade a respeito do mundo é inacessível ao ser humano.

Seu principal objetivo era demonstrar, por um raciocínio lógico formal, a autenticidade dos dogmas cristãos. A filosofia devia desempenhar um papel auxiliar na realização deste objetivo. Por isso a tese de que a filosofia está a serviço da teologia.
O texto deve ser relacionado com:
a) a filosofia epicurista.
b) a filosofia escolástica.
c) a filosofia iluminista.
d) o socialismo.
e) o positivismo.

Mais conteúdos dessa disciplina