Logo Passei Direto
Buscar
As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
(A) Os textos memoráveis que, com a arte desse jornalista, apresentava sempre uma perspectiva especial, encantavam a todos os seus fiéis leitores.
(B) Com a maioria dos jornalistas acontecem, frequentemente, que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão.
(C) Aos leitores dos grandes jornalistas cabem não apenas ler com prazer suas matérias, mas encantar-se com o ângulo criativo pelo qual trata suas matérias.
(D) Quem, entre os muitos jornalistas de hoje, habilita-se a desafiar os rígidos paradigmas que lhes impinge a direção de um jornal?
(E) Ainda haveriam, numa época de tanta pressa e tanta precipitação, jornalistas capazes de surpreender o leitor com uma linguagem de fato criativa.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das opções para identificar qual delas está plenamente de acordo com as normas de concordância verbal: (A) "Os textos memoráveis que, com a arte desse jornalista, apresentava sempre uma perspectiva especial, encantavam a todos os seus fiéis leitores." - Aqui, "apresentava" está no singular, mas o sujeito "Os textos memoráveis" está no plural. Portanto, a concordância está incorreta. (B) "Com a maioria dos jornalistas acontecem, frequentemente, que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão." - A frase apresenta problemas de concordância, pois "a maioria" é singular e deveria ser "acontece". (C) "Aos leitores dos grandes jornalistas cabem não apenas ler com prazer suas matérias, mas encantar-se com o ângulo criativo pelo qual trata suas matérias." - A frase está correta, pois "cabem" concorda com "leitores" e "trata" concorda com "ângulo". (D) "Quem, entre os muitos jornalistas de hoje, habilita-se a desafiar os rígidos paradigmas que lhes impinge a direção de um jornal?" - A frase está correta, mas "impinge" poderia ser "impõem" se referindo a "paradigmas", o que gera uma ambiguidade. (E) "Ainda haveriam, numa época de tanta pressa e tanta precipitação, jornalistas capazes de surpreender o leitor com uma linguagem de fato criativa." - Aqui, "haveriam" está incorreto, pois o correto seria "haverá" ou "haver". Após essa análise, a opção que apresenta as normas de concordância verbal plenamente observadas é: (C) "Aos leitores dos grandes jornalistas cabem não apenas ler com prazer suas matérias, mas encantar-se com o ângulo criativo pelo qual trata suas matérias."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na agricultura orgânica, não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
O que são alimentos orgânicos?

Leia o trecho acima e responda às questões:
Na oração 'trocavam-se correspondências, impressões, declarações, notícias da vida', explique a concordância verbal presente.

Leia o trecho acima e responda às questões:
Na oração 'Desde então, já se passaram mais de 40 anos', reescreva a oração substituindo o verbo 'passar' pelo 'fazer'.

De acordo com a norma-padrão, assinale a alternativa que apresenta outra redação possível para 'Na agricultura orgânica, não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente.'
A) Não é permitido, na agricultura orgânica, a utilização de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente.
B) Na agricultura orgânica, não é permitido o uso de substâncias os quais coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente.
C) Não é permitido, na agricultura orgânica, o uso de substâncias que oferecem risco à saúde humana e ao meio ambiente.
D) Na agricultura orgânica, não é permitido usar substâncias as quais exponham ao risco à saúde humana e o meio ambiente.
E) Na agricultura orgânica, a utilização de substâncias que trazem risco à saúde humana e ao meio ambiente não é permitido.

Dado o período: “E as áreas privadas da cidade, que formam cerca de 75% da superfície total, não ficam nem um pouco atrás, cobertas por telhados em cima de edifícios ou pelo cimento que os rodeia”. Assinale a alternativa em que a alteração da ordem dos elementos e da pontuação NÃO gera prejuízo gramatical e do sentido básico.
a) E as áreas privadas da cidade, que formam cerca de 75% da superfície total, cobertas por telhados em cima de edifícios ou pelo cimento que os rodeia, não ficam nem um pouco atrás.
b) E as áreas privadas que formam cerca de 75% da superfície total da cidade, não ficam nem um pouco atrás cobertas por telhados em cima de edifícios ou pelo cimento que os rodeia.
c) E as áreas privadas, que formam cerca de 75% da superfície total, não ficam nem um pouco atrás da cidade, cobertas por telhados em cima de edifícios ou pelo cimento que os rodeia.
d) E as áreas privadas da cidade, que formam cerca de 75% da superfície total não ficam nem um pouco atrás, cobertas por telhados em cima de edifícios ou pelo cimento que os rodeia.

O verbo flexionado no plural que também estaria corretamente flexionado no singular, sem que nenhuma outra alteração fosse feita, encontra-se em:
(A) Não é à toa que partiram daqui várias manifestações culturais...
(B) Sempre me pareceram sem sentido as guerras...
(C) O autor acredita de que a maioria dos prefácios pode mesmo carecer de valor, ainda que em muitos casos, ao contrário, se estabelece uma utilidade insuspeita que chega a valorizá- lo mais que à obra.
(D) Não seria bom para um escritor, que viesse a ter como autor de seu prefácio um colega mais talentoso, tanto que isso poderia acarretar, nas bibliografias, uma importância exclusiva para o texto introdutório.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se concordando com o elemento sublinhado na frase:
a) As incertezas quanto ao meu próprio futuro não (dever) eximir-me de ser responsável por minhas decisões.
b) Os desafios que cada um de nós hoje se (obrigar) a enfrentar fortalecem-nos diante do futuro.
c) Há trabalhos que a gente (executar) sem imaginar o sentido que ganharão no futuro.
d) Os minutos de que se (necessitar) viver plenamente devem trazer consigo uma expectativa de futuro.
e) As privações que me (competir) enfrentar não devem desestimular meus empreendimentos.

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
(A) Chegou ao fim as campanhas voltadas para a reciclagem de materiais nas cidades escolhidas no projeto-piloto.
(B) A conscientização dos moradores daquela área contaminada pelos resíduos tóxicos acabaram surtindo bons resultados.
(C) Muitos consumidores se mostram engajados na luta pela sustentabilidade e traduzem seu compromisso em tudo aquilo que compram.
(D) Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na exploração dos recursos da natureza deve trazer lucros promissores para as empresas.
(E) Deveria ser divulgado claramente os princípios que norteiam as atividades empresariais, como diretriz para orientar os consumidores.

O manejo florestal, ...... os ambientalistas, gera mais dinheiro que o boi ou a agricultura: “Nos lotes de 100 hectares, ...... madeiras ...... para os caras viverem sem fazer mais nada”. Preenchem corretamente as lacunas do segmento acima, na ordem dada:
(A) garante − produzem − suficiente
(B) garantem − produzem-se − suficientes
(C) garante-se − produz − suficientemente
(D) garante − produzem − suficientes
(E) garantem − produz-se − suficiente

Mais conteúdos dessa disciplina