Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Qual o marco histórico da Revolução Francesa em 1789?
a. A Queda da Bastilha.
b. A criação da Carta de Direitos.
c. A morte de Luís XVI.
d. A proposta real de fim de isenção de tributos que favoreciam o clero e a nobreza.
e. A declaração de Luís XIV: “- O Estado sou eu.”.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar o marco histórico da Revolução Francesa em 1789, precisamos considerar os eventos mais significativos desse ano. A Queda da Bastilha, que ocorreu em 14 de julho de 1789, é amplamente reconhecida como o evento que simboliza o início da Revolução Francesa. Vamos analisar as alternativas: a) A Queda da Bastilha - Este evento é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. b) A criação da Carta de Direitos - Isso ocorreu posteriormente, em 1789, mas não é o marco inicial. c) A morte de Luís XVI - Isso aconteceu em 1793, portanto, não é de 1789. d) A proposta real de fim de isenção de tributos que favoreciam o clero e a nobreza - Embora importante, não é o marco inicial. e) A declaração de Luís XIV: “- O Estado sou eu.” - Esta declaração é anterior à Revolução e não se relaciona diretamente com 1789. Portanto, a alternativa correta é: a) A Queda da Bastilha.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Marque a opção que contém cada um dos possíveis riscos da discricionariedade no trabalho policial:
I- Casuísmo
II- Desobediência aos superiores
III- Falta de equidade no tratamento
IV- Desobediência à lei
V- Corrupção
a. I,II,III,IV e V.
b. I e II.
c. I,III e V.
d. I, II e III.
e. I, IV e V.

Qual a meta do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social 2021-30 no que se refere à violência contra as mulheres?
a. Expansão de Patrulhas Maria da Penha a todos os municípios brasileiros.
b. Aumento de 25% na prisão dos agressores a esse público.
c. Redução de 4,09 vítimas por 100 mil mulheres para 2,00 vítimas por 100 mil mulheres.
d. Não há essa previsão.
e. Aumento de 10% na construção de Delegacias de Atendimento à Mulher.

A pesquisa de Stephen Rushin, “Police Union Contracts” (2017), que analisou um total de 178 contratos firmados entre sindicatos policiais e governos de cidades por todos os Estados Unidos, identificou alguns perigos importantes nos processos de acordos coletivos entre a polícia e diversos governos no país.
Com base no que foi discutido na Aula 4, assinale as respostas que melhor caracterizam os resultados da pesquisa.
I - A grande maioria das cidades norte-americanas analisadas tinha firmado contratos que concediam proteções processuais que dificultavam a responsabilização de policiais acusados de desvios de conduta.
II - A pesquisa mostrou a responsabilidade dos governos na supervisão, não apenas de aspectos técnicos do trabalho da polícia, mas principalmente políticos, no sentido de definir e defender os meios aceitáveis para se obter resultados em uma democracia.
III - Os resultados confirmaram a percepção dos pesquisadores de que os contratos coletivos assinados pelos sindicatos não representam um perigo para a democracia.
a. As opções I e III são verdadeiras.
b. As opções I e II são verdadeiras.
c. Todas as opções são verdadeiras.
d. As opções II e III são verdadeiras.
e. Nenhuma das opções é verdadeira.

A Constituição Federal vigente, promulgada em 1988, buscou dar respostas político-institucionais a uma série de questões que estavam presentes na relação entre o Estado e a sociedade. Analise as sentenças a seguir que versam sobre ela:
I – Muito embora chamada de “Constituição Cidadã”, não dedicou ênfase a essa preocupação. II – A asseguração dos direitos civis, sociais e políticos, o fortalecimento de mecanismos que garantissem eleições livres nos diferentes níveis federativos e uma organização do Estado que fosse capaz de atender às exigências da sociedade foram preocupações contidas na Constituição Federal atual. III – O artigo 37 da Constituição Federal é uma clara tentativa de conferir eficiência à atuação do Estado. IV – A segurança pública, prevista no artigo 144, não dialoga com os assuntos ligados aos direitos civis, sociais e política, e nem com aqueles ligados à organização administrativa do Estado brasileiro, por força do deslocamento de seu tema no próprio texto constitucional. Assinale a alternativa correta.
a. Estão corretas as alternativas III e IV.
b. Estão corretas as alternativas I e III.
c. Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
d. Estão corretas as alternativas II e III.
e. Estão corretas as alternativas I e II.

Assinale a alternativa que melhor informa sobre a relação entre segurança e direitos sociais no Brasil.
a. A oferta de segurança é um dos direitos que conferem cidadania, tais como educação, saúde, alimentação e trabalho.
b. A segurança no Brasil não enfrenta desafios relacionados aos direitos sociais; as questões de segurança são exclusivamente de natureza criminal e de defesa nacional.
c. A persistência de opções político institucionais que valorizam um modelo de segurança reativo contribui para que segurança seja tratada como uma política social universal que atinja toda a população brasileira.
d. A segurança pública no Brasil é completamente independente dos direitos sociais, e não há nenhuma relação entre esses dois aspectos.
e. A segurança pública não pode ser vista como uma política pública, tais como são vistos os direitos sociais, uma vez que independem de planejamentos, processos de implementação e avaliações, uma vez que se conjugam somente com a prisão de criminosos.

Com base no que foi discutido na Aula 1, assinale a resposta que melhor caracteriza a diferença entre "instrumentalização política" e "controle político" da polícia?
a. A instrumentalização política se relaciona com a administração geral da polícia por meio da submissão de seus órgãos a uma série de controles democráticos, enquanto o controle político é uma prática de aplicação da polícia para fins político-partidários.
b. A instrumentalização política e o controle político são termos intercambiáveis e não apresentam diferenças significativas.
c. A instrumentalização política envolve a aplicação de políticas públicas por meio da polícia, enquanto o governo político se concentra na manutenção do poder político por meio da força.
d. A instrumentalização política se refere ao treinamento dos policiais, enquanto o controle político diz respeito à tomada de decisões estratégicas no campo da segurança pública.
e. A instrumentalização política refere-se ao uso da polícia para fins partidários, enquanto o controle político seriam as formas institucionais e processos sociais de natureza política pelos quais são estabelecidos os limites e prioridades para a ação da polícia.

Mais conteúdos dessa disciplina