Logo Passei Direto
Buscar
A grande utilização dos metais demonstra sua importância para a humanidade e decorre do fato de as substâncias metálicas apresentarem um conjunto de propriedades que lhes são características.
Quais estão corretas?
I - Metais apresentam geralmente elevados pontos de fusão devido à grande estabilidade do retículo cristalino metálico.
II - A boa condução de calor ocorre pois o aquecimento aumenta a vibração dos íons positivos, possibilitando que eles capturem os elétrons livres, o que provoca a desestruturação do retículo cristalino metálico e possibilita a propagação do calor.
III - A boa condução de eletricidade é explicável, pois a aplicação de uma diferença de potencial provoca uma movimentação ordenada dos elétrons livres.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Metais apresentam geralmente elevados pontos de fusão devido à grande estabilidade do retículo cristalino metálico. Verdadeiro, os metais costumam ter altos pontos de fusão devido à forte ligação metálica que mantém os átomos unidos em um retículo cristalino estável. II - A boa condução de calor ocorre pois o aquecimento aumenta a vibração dos íons positivos, possibilitando que eles capturem os elétrons livres, o que provoca a desestruturação do retículo cristalino metálico e possibilita a propagação do calor. Falso, a condução de calor nos metais ocorre principalmente pela movimentação dos elétrons livres e não pela desestruturação do retículo cristalino. O aumento da vibração dos íons positivos contribui, mas não causa a desestruturação do retículo. III - A boa condução de eletricidade é explicável, pois a aplicação de uma diferença de potencial provoca uma movimentação ordenada dos elétrons livres. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a condução elétrica nos metais se dá pela movimentação dos elétrons livres quando uma diferença de potencial é aplicada. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta é: d) Apenas I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Desde a antiguidade, o homem utiliza metais para a fabricação de utensílios diversos. A partir do século XVIII, a metalurgia tornou-se uma ciência, em que os processos metalúrgicos passaram a ser estudados e explicados, alavancando a obtenção dos metais a partir de minérios. A metalurgia é uma sequência de processos que visa à obtenção de um elemento metálico a partir de seu minério. Quanto maior a tendência do metal para sofrer corrosão, maior é a dificuldade de obtê-lo a partir do minério.
Sobre a obtenção de metais na metalurgia, é correto afirmar:
I. O alumínio é um metal de fácil obtenção a partir de seu minério, a bauxita, pois esse, por possuir baixa tendência em oxidar, é facilmente reduzido de Al3+ para Al0, se comparado a outros metais menos nobres, como o ferro e o chumbo.
II. Metais, como o ferro e o zinco, para serem obtidos a partir de seus minérios, devem ser aquecidos na presença de uma substância que vai provocar a redução desses metais, como o monóxido de carbono, que é um agente redutor.
III. O alumínio possui inúmeras aplicações, mas, por ser um metal pouco nobre, é difícil de ser obtido e sua redução é realizada em um processo denominado eletrólise.
IV. A prata é um metal nobre, sua principal fonte é o minério argentita (Ag2S), sendo que o processo de obtenção da prata metálica é realizado pelo aquecimento desse minério, que reage com o oxigênio, provocando a oxidação da prata.
01. I e II.
02. I e IV.
03. II e III.
04. III e IV.
05. I, II e IV.

Sobre as propriedades dos composto metálicos, assinale o que for correto.
01. Possuem brilho devido à reflexão da luz sobre a sua superfície polida.
02. São maleáveis e ducteis, e por isso podem ser convertidos em lâminas e fios.
04. Caracteristicamente possuem baixo ponto de fusão e ebulição.
08. Por não possuírem elétrons livres, não são capazes de conduzir corrente elétrica.

Em uma Olimpíada, os atletas buscam suas melhores marcas, simbolizadas pelas medalhas de ouro, prata e bronze. Sobre esses materiais são feitas as afirmacoes:
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) correta(s).
I. O ouro é um metal excelente condutor de calor e eletricidade, cujo símbolo é Au.
II. A prata é um metal mais reativo que o ouro, por isso não é tão nobre e seu símbolo é Pt.
III. O bronze é um metal de cor amarronzada, muito duro, cujo símbolo é Br.
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III

Neste ano, cientistas da Universidade de Harvard anunciaram a produção de hidrogênio metálico, submetendo hidrogênio molecular a altas pressões.
Dentre as propriedades características de compostos metálicos, encontra-se a
a) baixa condutividade elétrica.
b) utilização como isolantes térmicos.
c) tendência a formar ânions devido a sua baixa energia de ionização.
d) estabilização por ligações de hidrogênio fortemente orientadas no espaço.
e) liberdade de seus elétrons de valência de se locomoverem através do sólido.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, e da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, descobriram que nanofios de nióbio podem ser usados para desenvolver supercapacitores muito eficientes. A tecnologia inovadora poderia ser a solução para as minúsculas baterias utilizadas em dispositivos vestíveis, como aparelhos que monitoram a saúde e o desempenho de atividades físicas, uma vez que os nanofios ocupam pouco espaço, ao mesmo tempo em que liberam correntes elétricas de alta potência. Outros armazenadores de energia, como baterias e células de combustível, não se mostram muito eficientes quando reduzidas a microespaços. Além dos chamados “wearable gadgets” (acessórios que podem ser incorporados ao corpo ou “vestidos”), os supercapacitores à base de nióbio poderiam ser úteis para microrrobôs autônomos e drones, que também demandam alta potência. Por enquanto, o material está sendo produzido apenas em laboratório. O próximo passo, já em andamento, é desenvolver uma versão mais prática e mais fácil de ser produzida.
Em relação ao nióbio, analise as proposições a seguir, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F).
( ) O elemento químico nióbio é um metal de transição interna do quarto período da Tabela Periódica.
( ) Átomos de nióbio, no estado fundamental, apresentam 5 elétrons na camada de valência.
( ) O elétron de maior energia de um átomo de nióbio, no estado fundamental, encontra-se no subnível 4s.
( ) A liga ferro-nióbio é um exemplo de solução sólida, onde os átomos de ferro e de nióbio estão unidos entre si por meio de ligações metálicas.
a) V – F – F – V
b) F – F – V – F
c) F – V – F – V
d) F – F – F – V
e) V – V – V – F

Segundo Sam Kean, no livro A Colher que Desaparece, Nabucodonosor II da Babilônia (632 a.C. - 562 a.C.) usou uma mistura de chumbo e antimônio para pintar as paredes de seu palácio de amarelo e, pouco depois, enlouqueceu em consequência da inalação do material utilizado.
Sobre o chumbo e o antimônio, marque a única afirmação FALSA.
A) O antimônio e o chumbo formam uma liga, denominada latão, muito utilizada como eletrodos de baterias e na indústria de semicondutores.
B) O chumbo tetraetila, ainda usado como antidetonante de combustíveis na aviação, foi banido da gasolina por ser tóxico e por liberar partículas de chumbo na atmosfera.
C) Vasilhas de chumbo apassivado podem ser utilizadas para transportar ácido sulfúrico concentrado e a quente.
D) O antimônio foi classificado como metaloide por ter a aparência e algumas propriedades físicas dos metais e comportar-se quimicamente como não metal em algumas condições.

A condutividade elétrica de um material depende muito do tipo de ligação química da qual o material é formado e do estado físico em que este se encontra. Sendo assim, materiais como prata, açúcar de cana (sacarose) e sal de cozinha (cloreto de sódio) apresentam comportamentos distintos quanto à condutividade elétrica.
Em relação à condutividade elétrica assinale a alternativa correta.
a) O açúcar é uma substância iônica que não conduz bem a eletricidade.
b) O açúcar é um bom condutor de corrente elétrica porque possui cargas livres em seu retículo cristalino molecular.
c) O cloreto de sódio fundido não conduz corrente elétrica.
d) Um objeto de prata é bom condutor de corrente elétrica porque apresenta elétrons livres em seu retículo cristalino metálico.
e) O cloreto de sódio é um bom condutor de corrente elétrica em temperaturas inferiores ao seu ponto de fusão.

O tecnécio não ocorre na natureza, é um elemento químico obtido artificialmente de produtos de fissão do urânio. Embora não tenha utilização como metal, pequenas quantidades de alguns compostos do elemento são usados em exames radiográficos do fígado.
Em relação a esse elemento químico, é correto afirmar:
01. As formas isotópicas do metal apresentam reações químicas diferentes porque possui núcleo atômico com massas atômicas diferentes.
02. O metal tem propriedades físicas e químicas semelhantes às dos demais elementos químicos do quinto período da Tabela Periódica.
03. No ânion pertecnécio −4TcO , o átomo do elemento químico tem estado de oxidação igual a +VIII.
04. O tecnécio possui ponto de fusão e densidade menores que os do metal rênio.
05. O tecnécio 97 e 98 possui diferentes números atômicos.

Três substâncias puras, X, Y e Z, tiveram suas condutividades elétricas testadas, tanto no estado sólido como no estado líquido, e os dados obtidos encontram-se resumidos na tabela.
Com base nessas informações, é correto classificar como substância(s) iônica(s)
a) Y e Z, apenas.
b) X, Y e Z.
c) X e Y, apenas.
d) Y, apenas.
e) X, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina