Ed
ano passado
A replicação do DNA ocorre em várias etapas: 1. Desenrolamento: As enzimas chamadas helicases separam as duas fitas da dupla hélice do DNA, criando a "forquilha de replicação". 2. Estabilização: Proteínas chamadas de proteínas de ligação de fita simples (SSB) se ligam às fitas separadas para evitar que elas se reanudem. 3. Início da replicação: A enzima primase sintetiza um pequeno fragmento de RNA chamado primer, que é necessário para iniciar a síntese da nova fita de DNA. 4. Elongação: A DNA polimerase adiciona nucleotídeos à nova fita de DNA, utilizando a fita molde como guia. A síntese ocorre na direção 5' para 3'. 5. Substituição do primer: O primer de RNA é removido e substituído por DNA pela DNA polimerase. 6. Ligação dos fragmentos: A enzima ligase conecta os fragmentos de Okazaki na fita descontínua, formando uma fita contínua. 7. Finalização: O resultado final é duas moléculas de DNA idênticas, cada uma contendo uma fita original e uma fita nova. Essas etapas garantem que a informação genética seja copiada com precisão durante a divisão celular.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material