Logo Passei Direto
Buscar
Em qual dificuldade de aprendizagem as crianças apresentam confusão de letras, trocando consoantes surdas por sonoras e vogais nasais por orais? a. Dislexia. b. Discalculia. c. TEA. d. Disortografia. e. TDAH.
User badge image
Talitha

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A confusão de letras, como a troca de consoantes surdas por sonoras e vogais nasais por orais, é um dos sinais característicos da dislexia. A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita, levando a erros na identificação de letras e sons. Vamos analisar as alternativas: a) Dislexia - Corresponde à descrição apresentada, pois envolve confusões na leitura e escrita. b) Discalculia - Relaciona-se com dificuldades em matemática, não com a troca de letras. c) TEA (Transtorno do Espectro Autista) - Não é especificamente relacionado a confusões de letras. d) Disortografia - Refere-se a dificuldades na escrita, mas não é especificamente sobre a troca de letras como descrito. e) TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) - Relaciona-se com atenção e impulsividade, não com confusões de letras. Portanto, a alternativa correta é: a) Dislexia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Enquanto prática clínica, a atuação do psicopedagogo pode ser entendida como uma atuação pautada na investigação de problemas de aprendizagem e entraves no processo de ensino-aprendizagem de modo terapêutico. Já como prática institucional, cria mecanismos para facilitar a construção da aprendizagem evitando entraves no ato de aprender junto a instituições diversas, como escolas, empresas, ONGs, serviços públicos, entre outros. (BOSSA, 2007).
Sobre o processo de trabalho e função deste profissional, analise as afirmativas abaixo: É correto o que se afirma em:
I - Ele não desenvolve atividades relacionadas ao estudo da aprendizagem humana.
II - Refletem como os indivíduos aprendem, quais fatores podem condicionar a sua aprendizagem, reconhecendo esse processo e buscando meios para prevenção e tratamento.
III - Seu foco está nas dificuldades de aprendizagem, e para o alcance dos objetivos, é necessário se envolver com a concepção de aprendizagem de modo amplo.
IV - Sua função e contribuição estão estritamente ligadas a auxiliar o sujeito no desenvolvimento de uma aprendizagem fluída e significativa.
V - Desperta o desejo de aprender e realçando as potencialidades do sujeito, utilizando as mais diversas técnicas, estratégias e metodologias educativas.
a. I, II, IV e V
b. I, II, III e IV
c. I, II, III e V
d. I, III, IV e V
e. II, III, IV e V

Sobre a linha de pensamento da teoria vygotskyana, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) a linguagem se caracteriza como um instrumento social entre o eu e o outro.
( ) É o ponto de partida para o aprendizado e o desenvolvimento.
( ) expõe que o desenvolvimento cognitivo pode ocorrer em quatro estágios evolutivos e sequenciais do crescimento humano, que iniciam no nascimento e vão até a idade adulta.
( ) A respeito da educação, Vygotsky enfatiza que a que não existe nada de passivo, de inativo.
( ) As primeiras investigações realizadas pela criança são sexuais e servem para situá-la no mundo, colocá-la em seu lugar - o lugar sexual.
a. F, V, F, V, F.
b. V, V, V, V, F.
c. F, F, V, F, V.
d. V, F, F, V, V.
e. V, V, F, V, F.

De acordo com Pontes (2010), as ações psicopedagógicas nas escolas têm caráter preventivo e de assessoramento das dificuldades de aprendizagem. Sobre a atuação do psicopedagogo escolar, analise as afirmativas abaixo: I – Realiza um trabalho institucional. II – Averigua a formação dos professores. III – Verifica se o currículo que dado está sendo adequado às necessidades dos alunos. IV - O psicopedagogo assume na escola o papel de mediador somente entre a instituição e o aluno. V - O psicopedagogo vai intervir na formação do professor, supervisor ou orientador pedagógico. É correto o que se afirma em:
a. somente em IV
b. II, III, IV e V
c. I, III, IV e V
d. I, II, III e IV
e. I, II, III e V

Bossa (2011, p. 24) enfatiza que a psicopedagogia tem como “objeto de estudo a instituição enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem e a função de avaliar os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional, presentes no processo de aprendizagem”. No que diz respeito ao trabalho preventivo, o autor escreve que a psicopedagogia pode atuar em três diferentes níveis.
Sobre o segundo nível, analise as afirmativas abaixo: I - Tem como objetivo minimizar e tratar os problemas de aprendizagem já instalados. II – Cabe ao psicopedagogo criar um plano diagnóstico da realidade institucional e elaborar planos de intervenção baseados nesse diagnóstico. III – Tem como objetivo de diminuir a frequência dos problemas de aprendizagem. IV - Utiliza a alfabetização como exemplo da ação do psicopedagogo. V – É função do psicopedagogo fazer o diagnóstico do grupo e intervir nos procedimentos didático-metodológicos utilizados. É correto o que se afirma em:
a. I, II, III e IV
b. II, III, IV e V
c. I, II, IV e V
d. I, III, IV e V
e. I, II, III e V

Este nível de prevenção considera que a ação do psicopedagogo deve estar voltada para os processos educativos, com o objetivo de diminuir a “frequência dos problemas de aprendizagem” (BOSSA, 2011, p. 25). Diante do fato, sobre qual nível do trabalho preventivo está sendo exposto?
Escolha uma opção:
a. Primeiro e terceiro nível de prevenção
b. Quarto nível de prevenção
c. Segundo nível de prevenção
d. Primeiro nível de Prevenção
e. Terceiro nível de prevenção

Mais conteúdos dessa disciplina