Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Para se separar os componentes de uma mistura heterogênea formada por um líquido e um sólido, deve-se fazer uma
A) destilação simples.
B) titulação.
C) condensação.
D) destilação fracionada.
E) filtração simples.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para separar os componentes de uma mistura heterogênea formada por um líquido e um sólido, a técnica mais adequada é a filtração simples. Isso porque a filtração permite que o líquido passe através de um filtro, enquanto o sólido fica retido. Vamos analisar as alternativas: A) Destilação simples - É utilizada para separar líquidos com diferentes pontos de ebulição, não é adequada para misturas heterogêneas de líquido e sólido. B) Titulação - É um método analítico para determinar a concentração de uma solução, não é uma técnica de separação. C) Condensação - Refere-se à mudança de estado de um gás para líquido, não é uma técnica de separação de misturas. D) Destilação fracionada - É usada para separar líquidos com pontos de ebulição próximos, não se aplica a misturas heterogêneas de líquido e sólido. E) Filtração simples - É a técnica correta para separar um sólido de um líquido em uma mistura heterogênea. Portanto, a alternativa correta é: E) filtração simples.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um aluno encontrou em um laboratório três frascos contendo três misturas binárias, conforme descrito a seguir.
Marque a alternativa que indica os processos de separação MAIS ADEQUADOS para recuperar as substâncias originais na 1ª, 2ª e 3ª misturas, respectivamente.
1ª mistura: heterogênea, formada por dois sólidos.
2ª mistura: heterogênea, formada por dois líquidos.
3ª mistura: homogênea, formada por dois líquidos cujos pontos de ebulição diferem em 20 ºC.
A) Filtração, decantação e destilação simples
B) Evaporação, destilação simples e decantação
C) Decantação, destilação simples e destilação fracionada
D) Sublimação, decantação e destilação fracionada

Qual das alternativas a seguir contém a associação CORRETA dos procedimentos de laboratório, listados na 1ª coluna, com suas respectivas denominações, listadas na 2ª coluna?
A) 1a, 2c, 3b, 4d, 5a
1. Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa saturada em cloreto de sódio, contendo um grande excesso de sal sedimentado, tal que ainda permaneça precipitado após a adição de mais solvente.
2. Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa não saturada em cloreto de sódio.
3. Retirada de fenol, solúvel em água e em éter etílico, de uma solução aquosa, por agitação com uma porção de éter etílico seguida por separação da fase orgânica da fase aquosa.
4. Dissolver glicose em água e a essa solução juntar etanol para que surjam novamente cristais de glicose.
5. Adição de 20 mL de água a nitrato de potássio cristalino.
A) 1a, 2c, 3b, 4d, 5a
B) 1c, 2c, 3a, 4b, 5a
C) 1a, 2a, 3a, 4d, 5c
D) 1c, 2a, 3b, 4b, 5c
E) 1a, 2a, 3c, 4d, 5c

Considere a montagem representada a seguir, usada para destilar um líquido que possui alto ponto de ebulição (180 ºC) à pressão atmosférica.
Com isso, é CORRETO afirmar:
A) O líquido entrará em ebulição a uma temperatura inferior a 180 ºC.
B) Em uma dada temperatura, a pressão de vapor do líquido será maior do que a pressão de vapor antes da conexão do vácuo.
C) As forças intermoleculares presentes no líquido serão mais fracas.
D) Será preciso um aquecimento mais vigoroso para que o líquido entre em ebulição.

Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
a) destilação e decantação.
b) filtração e destilação.
c) destilação e coação.
d) extração e filtração.
e) extração e decantação.

Mais conteúdos dessa disciplina